Alta do petróleo beneficia países ricos
Dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) indicam que são os países mais desenvolvidos que mais lucram com a venda de combustíveis a preços elevados, em detrimento dos produtores.
No período entre 1996 e 2000, a OPEP constatou que os impostos sobre os combustíveis aplicados nos países do chamado G7 (EUA, Canadá, Japão, França, Alemanha, Itália e Reino Unido) representaram 1,3 biliões (milhões de milhões) de dólares, muito acima dos 850 mil milhões de dólares que reverteram para os países da Organização.
Em média, os países do G7 receberam anualmente 270 mil milhões de dólares por via dos impostos, enquanto que os países da OPEP obtiveram receitas brutas de 170 mil milhões de dólares por ano.
Acresce que, para os países desenvolvidos, o dinheiro proveniente dos impostos é receita líquida, contrariamente aos países produtores que têm de investir parte importantes montantes na prospecção, produção e transporte do petróleo.
Neste sentido, a OPEP observa que, mesmo com os actuais preços internacionais do petróleo, a gasolina poderia ser vendida bastante mais barata se os estados baixassem a carga fiscal sobre os combustíveis.
No período entre 1996 e 2000, a OPEP constatou que os impostos sobre os combustíveis aplicados nos países do chamado G7 (EUA, Canadá, Japão, França, Alemanha, Itália e Reino Unido) representaram 1,3 biliões (milhões de milhões) de dólares, muito acima dos 850 mil milhões de dólares que reverteram para os países da Organização.
Em média, os países do G7 receberam anualmente 270 mil milhões de dólares por via dos impostos, enquanto que os países da OPEP obtiveram receitas brutas de 170 mil milhões de dólares por ano.
Acresce que, para os países desenvolvidos, o dinheiro proveniente dos impostos é receita líquida, contrariamente aos países produtores que têm de investir parte importantes montantes na prospecção, produção e transporte do petróleo.
Neste sentido, a OPEP observa que, mesmo com os actuais preços internacionais do petróleo, a gasolina poderia ser vendida bastante mais barata se os estados baixassem a carga fiscal sobre os combustíveis.