Os estudantes do ensino superior estão hoje em greve contra os projectos do Governo. Em 25 de Fevereiro o PCP apreciou, em conferência de imprensa, as matérias que o Ministro da Ciência e do Ensino Superior pretendia vir a alterar em sede de legislação na altura em que sobre isso anunciava um debate público.
A falta de fiscalização do sector dos Transportes Rodoviários, por parte da Inspecção Geral do Trabalho, tem levado a um rol de ilegalidades, de proporções «bastante preocupantes». A FESTRU descobriu que o Governo quer retirar ainda mais capacidade à Inspecção.
Na apresentação da campanha «Mil localidades: participação e desenvolvimento», que decorreu no passado dia 15 em Lisboa, Carlos Carvalhas responsabilizou a política de direita pelas desigualdades regionais e pela recessão que o País atravessa. Mudar de rumo é a solução.
O secretário-geral do PCP interveio num debate que visou preparar a interpelação parlamentar sobre recessão económica e consequências sociais, marcada para dia 28.
O 9.º Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores, realizado na semana passada em Lisboa, decidiu avançar com um abaixo-assinado, para rechaçar esta nova ofensiva.
Rui Raposo, do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública, alertou para o perigo anunciado pelo Ministério, salientando que este «é um processo que pode tocar a todos».
O Governo tem em marcha o plano que visa entregar à gestão privada os recursos produtivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). É a opção clara a favor do lucro dos interesses privados em detrimento da saúde dos portugueses, denuncia o PCP.
A credibilidade pública do ministro da Defesa está de rastos, como irremediavelmente ferida está a sua idoneidade política para exercer funções ministeriais.
Durante dois dias o PEV discutiu a experiência de coligação com a CDU, a revisão do seu programa e elegeu uma nova direcção, que actualmente conta com 40 por cento de mulheres.
A CNA acusa o MADRP e o Governo de contemplar os grandes proprietários com mais um «Jack-pot», a somar aos «totobolas» e aos «totolotos» que os mesmos já vêm acumulando.
Um cordão humano, com milhares de pessoas, ligou simbolicamente a delegação das Nações Unidas à embaixada dos EUA. Os manifestantes exigiram o fim da ocupação anglo-americano no Iraque.
Mais de 50 mil alunos com necessidades educativas especiais ficarão sem apoio nas escolas públicas, caso avance o projecto ministerial de revogar a legislação deste sector.
Os ministros das Finanças da UE aprovaram na passada semana, dia 13, em Bruxelas, uma lei que autoriza os fundos de pensões privados a operar em todo o espaço europeu.
A acção de contacto com todos os membros do Partido, decidida na Conferência Nacional do PCP, de Junho de 2002, prossegue em todo o Partido. O Avante! fez o ponto da situação com Alexandre Araújo, Manuela Pinto Ângelo e Martinho Baptista.
O fraco crescimento económico e disparo do desemprego são «o alerta sonoro para alterar as políticas comunitárias e monetaristas e dar prioridade ao investimento público e à promoção do emprego e inclusão social».
A Central Sindical avançou com o primeiro projecto em Portugal para a prevenção da toxicodependência nos locais de trabalho. O município do Seixal foi o primeiro a adoptar a iniciativa, coordenada pelo Dr. Álvaro Cartas que falou ao Avante! sobre a importância do projecto.