Irregularidades em Portalegre

O Tribunal de Contas detectou irregularidades financeiras de vários milhares de contos na gerência de 2000 na Câmara e Serviços Municipalizados de Portalegre, noticiou, na passada semana, a Lusa.
Em 2000 a Câmara Municipal de Portalegre era então presidida por Amílcar Joaquim de Jesus e os Serviços Municipalizados de Água e Transportes pelo vereador António Ferreira da Silva Milheiro, ambos do PS.
O relatório de Auditoria n.º 9/2003, elaborado pela 2.ª Secção do Tribunal de Contas (TC), indica que naquele ano houve o pagamento de despesas sem estarem suportadas por requisição externa e desconhecendo-se quem as autorizou. O montante ascende a 1 165 095 escudos. O relatório do TC faz ainda referência à atribuição de subsídios a particulares sem disposição legal permissiva no montante global de 150 mil escudos.
Também foi detectada a autorização de despesa referente a contrato de prestação de serviços para exploração, manutenção e conservação da ETAR com inobservância de procedimentos legais exigíveis no valor de 16 084 660 escudos.
A auditoria é igualmente clara quanto à «inexistência de normas que definam a forma de cobrança, guarda temporária de valores e entrega dos mesmos e não designação dos responsáveis pelas cobranças efectuadas por entidades diferentes do tesoureiro» na gerência de 2000 na Câmara Municipal de Portalegre.

Ilegalidades

Outra situação apontada no relatório tem a ver com as «contas-correntes com instituições de crédito e cheques à guarda do tesoureiro, sendo este responsável pela sua escrituração e emissão respectivamente». Para além de tudo isto, «os bens propriedade do município não se encontrarem inventariados» e concluiu-se pela «inexistência de controlo de stocks».
Quanto aos Serviços Municipalizados de Portalegre, a auditoria verificou «ausência de regulamento interno atinente à área contabilística-financeira e inexistência de designação, por parte do conselho de administração, dos responsáveis pela execução e acompanhamento dos procedimentos obrigatórios inerentes ao Sistema de Controlo Interno»
Foram igualmente detectadas «contas correntes com instituições de crédito e cheques à guarda da tesouraria, sendo esta responsável pela sua escrituração e emissão respectivamente».
Outras situações irregulares encontradas na gerência dos Serviços Municipalizados em 2000 são a falta de balanço à tesouraria, a não inventarização dos bens móveis e a conta bancária relativa a «numerários» é omissa no Resumo Diário de Tesouraria.


Mais artigos de: Nacional

9.ª Convenção Nacional Ecológica

Durante dois dias o PEV discutiu a experiência de coligação com a CDU, a revisão do seu programa e elegeu uma nova direcção, que actualmente conta com 40 por cento de mulheres.

«Jogo viciado»

A CNA acusa o MADRP e o Governo de contemplar os grandes proprietários com mais um «Jack-pot», a somar aos «totobolas» e aos «totolotos» que os mesmos já vêm acumulando.

Reformados exigem aumento de pensões

Milhares de reformados de todo o país levaram no sábado até ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, juntamente com o farnel a contestação à política social para os idosos.Promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), pela primeira vez em colaboração com a Inter-Reformados/CGTP-IN, o 9.º...

Atentas ao presente com os olhos no futuro

A Voz do Operário viveu, no sábado passado, momentos de intensa emoção. Três centenas de mulheres resistentes antifascistas, numa confraternização promovida pela URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses, assistiram comovidas, algumas talvez tensas, a um momento cultural que lhes falou de tempos passados,...

Degradação nas escolas de Gaia

A CDU de Gaia anunciou segunda-feira que vai levar à próxima reunião da Assembleia Municipal as situações de «grande degradação» existentes na escola EB1 de Vilar de Andorinho e no Jardim de Infância de Outeiro.A decisão foi tomada após a visita de uma delegação comunista a várias escolas do concelho de Gaia, das quais...

«Poder Local e Desenvolvimento Integrado»

A CDU de Valongo organiza no próximo dia 7 de Junho, a partir das 14.30 horas, no Fórum Cultural de Ermesinde, um encontro subordinado ao tema «Poder Local e Desenvolvimento Integrado».O objectivo desta iniciativa passa pela constituição de um amplo e democrático fórum de discussão, assim como de um conjunto de...

De mãos dadas, parar a guerra

Um cordão humano, com milhares de pessoas, ligou simbolicamente a delegação das Nações Unidas à embaixada dos EUA. Os manifestantes exigiram o fim da ocupação anglo-americano no Iraque.

Alunos sem apoio

Mais de 50 mil alunos com necessidades educativas especiais ficarão sem apoio nas escolas públicas, caso avance o projecto ministerial de revogar a legislação deste sector.

ID crítica política neoliberal

A Associação Intervenção Democrática (ID) reuniu, na passada semana, em Assembleia Geral, para discutir e votar o Relatório e Contas, assim como para aprovar o Plano de Actividades para 2003. Durante o encontro, a ID fez a análise da situação política tendo constatado que, a nível nacional, a actualidade continua...