X Encontro Regional de Setúbal da JCP

Movimento associativo deve ser apoiado

O movimento associativo juvenil é fundamental na dinamização cultural. Por isso, o 10.º Encontro Regional de Setúbal da JCP pede mais apoios.

Centenas de jovens de Setúbal têm trabalhos precários

A política de direita do Governo atinge gravemente a juventude. Esta é uma das conclusões do 10.º Encontro Regional da Organização de Setúbal da JCP, que se realizou no sábado, com a presença de 90 militantes.
O encontro iniciou-se com um debate sobre «Juventude participativa, juventude reivindicativa», em que se discutiu a importância do movimento associativo juvenil. Na opinião da JCP, trata-se de um espaço essencial «não só pela sua participação democrática, mas também pela dinamização de acções culturais e de esclarecimento nas mais diversas áreas. Como tal, deve merecer a atenção dos jovens comunistas, de forma a acentuar e intensificar o seu papel de luta e reivindicação», lê-se na resolução política aprovada na iniciativa.
Os participantes apontaram «os constantes entraves colocados pelos sucessivos governos» através da falta de apoios logísticos e financeiros, dos requisitos burocráticos da legalização de uma associação e das tentativas de instrumentalização partidário «descaracterizando o movimento associativo».
No encontro foi condenado o «crescente caminho da elitização e privatização de todos os níveis de ensino» e referidas as inúmeras escolas da região sem condições materiais e humanas, à semelhança do que acontece em muitas escolas do País. Para os participantes, este é o «resultado da cada vez maior desresponsabilização do Governo pela educação».
A situação dos jovens trabalhadores – agravada pelo pacote laboral – constitui outras das preocupações da JCP. «São centenas os jovens trabalhadores da região que trabalham precariamente e muitos outros que são vítimas de despedimentos», sublinha.
Os jovens comunistas condenaram a reforma do sistema político e a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos, considerando que este «representa graves retrocessos na liberdade de associação inerente a um regime verdadeiramente democrático».
O X Encontro Regional de Setúbal solidarizou-se com a luta dos povos oprimidos «que não aceitam servir os interesses do imperialismo, representado actualmente pela administração dos Estados Unidos».
Durante a iniciativa, foi eleita a nova Comissão Regional, composta por 44 membros, que coordenará as actividades da organização até ao próximo encontro.


Mais artigos de: Juventude

Estudantes do superior hoje em greve

Os estudantes do ensino superior estão hoje em greve contra o pacote legislativo do Governo, que prevê o aumento das propinas até 770 euros anuais.

Reitor de Coimbra critica ministro

O reitor da Universidade de Coimbra critica o Ministério da Ciência e do Ensino Superior por preparar uma redução das vagas nas universidades públicas, pondo em causa a anunciada intenção de «reforçar a autonomia das instituições no processo de selecção dos seus estudantes».«Tal intenção perde toda a credibilidade a...

Queres ser professor? Protesta

Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design de Caldas da Rainha (ESTGAD) bloquearam a entrada na instituição, na semana passada, em protesto contra o facto das licenciaturas da escola não estarem homologadas para a docência. Preocupados com o seu futuro profissional, os estudantes lembram que os...

JCP de Coimbra está a crescer

A Universidade de Coimbra foi palco do 4.º Encontro Regional de Coimbra da JCP, que teve lugar no sábado e que contou com a participação de 50 militantes, vindos de vários concelhos do distrito.A composição da nova Comissão Regional – eleita por unanimidade – traduz o crescimento que se tem verificado nas organizações...

JCP de Castelo Branco apela à luta

A Organização Regional de Castelo Branco da JCP realizou-se no sábado o seu 1.º Encontro do Ensino Secundário, na Escola Secundária do Fundão. O objectivo desta iniciativa era discutir as várias políticas educativas, a participação dos jovens comunistas no movimento associativo e a organização da JCP.Como sublinham numa...

Justino defende gestão empresarial das escolas

O ministro da Educação, David Justino, defendeu a gestão empresarial para as escolas profissionais públicas depois de 2006, data do fim dos apoios comunitários.Em declarações à agência Lusa após o 4.º Encontro Nacional de Escolas Profissionais Agrícolas – que teve lugar na semana passada, em Serpa –, o ministro afirmou...

Concurso de bandas do Porto no sábado

O 5.º Festival Regional de Bandas do Porto realiza-se no sábado, às 21h30, no Largo da Feira (espaço do Festival Gasómetro), em São Pedro da Cova. Promovido pela Organização Regional do Porto da JCP, a iniciativa inclui as quatro bandas seleccionadas de entre as dezenas de grupos que enviaram as suas maquetas para o...