ID crítica política neoliberal

A Associação Intervenção Democrática (ID) reuniu, na passada semana, em Assembleia Geral, para discutir e votar o Relatório e Contas, assim como para aprovar o Plano de Actividades para 2003.
Durante o encontro, a ID fez a análise da situação política tendo constatado que, a nível nacional, a actualidade continua dominada pela acção «nefasta» do Governo de direita. «O País está confrontado com uma acção estruturada que visa a destruição da democracia social e a sua substituição por um regime neoliberal, naturalmente deliberado pelos interesses do capital, com uma democracia formal e social enfraquecida», denuncia a ID, em nota dirigida ao Avante!.
Em apenas um ano de vida, continua a associação, «o Governo de Durão Barroso agravou a situação económica do País. A política de submissão ao Pacto de Estabilidade, que contou com o apoio do PS, facilitou a redução drástica do investimento público, quando a quebra do investimento privado impunha que o Governo seguisse o caminho oposto».
Como se não bastasse, «o Governo avançou em simultâneo com medidas de cariz neoliberal, lesivas aos interesses da esmagadora maioria dos portugueses e que correspondem a um grave retrocesso dos direitos sociais conquistados nos últimos trinta anos, nomeadamente quanto ao pacote laboral, à privatização dos serviços de saúde, à alteração da lei de Bases de Segurança Social e ao crescente aumento dos preços de bens essenciais», sublinha a ID.

A luta dos trabalhadores

A Intervenção Democrática vê, ainda, com apreensão o comportamento de alguns órgãos de comunicação social que são, na generalidade, propriedade de grupos económicos financeiros.
Sobre o Presidente da República, a ID entende que no respeitante às normas constitucionais, «deveria ser mais activo e oportuno face às políticas sociais muito gravosas praticadas pelo Governo e, também, quanto à atitude do primeiro-ministro no apoio concedido aos EUA no desencadear da invasão ilegal e ilegítima do Iraque e praticada à revelia das Nações Unidas».
No final do documento, a Associação Intervenção Democrática salienta a actuação do movimento sindical, nomeadamente da CGTP, que tem apoiado os milhares de trabalhadores vítimas de despedimentos colectivos, de destruição de unidades de produção e do agravamento das condições de trabalho. «A ID congratula-se pelas constantes manifestações de trabalhadores organizadas contra a política governamental e que tem congregado em todo o País centenas de milhares de trabalhadores de todos os sectores económicos».


Mais artigos de: Nacional

9.ª Convenção Nacional Ecológica

Durante dois dias o PEV discutiu a experiência de coligação com a CDU, a revisão do seu programa e elegeu uma nova direcção, que actualmente conta com 40 por cento de mulheres.

«Jogo viciado»

A CNA acusa o MADRP e o Governo de contemplar os grandes proprietários com mais um «Jack-pot», a somar aos «totobolas» e aos «totolotos» que os mesmos já vêm acumulando.

Reformados exigem aumento de pensões

Milhares de reformados de todo o país levaram no sábado até ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, juntamente com o farnel a contestação à política social para os idosos.Promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), pela primeira vez em colaboração com a Inter-Reformados/CGTP-IN, o 9.º...

Atentas ao presente com os olhos no futuro

A Voz do Operário viveu, no sábado passado, momentos de intensa emoção. Três centenas de mulheres resistentes antifascistas, numa confraternização promovida pela URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses, assistiram comovidas, algumas talvez tensas, a um momento cultural que lhes falou de tempos passados,...

Irregularidades em Portalegre

O Tribunal de Contas detectou irregularidades financeiras de vários milhares de contos na gerência de 2000 na Câmara e Serviços Municipalizados de Portalegre, noticiou, na passada semana, a Lusa.Em 2000 a Câmara Municipal de Portalegre era então presidida por Amílcar Joaquim de Jesus e os Serviços Municipalizados de Água...

Degradação nas escolas de Gaia

A CDU de Gaia anunciou segunda-feira que vai levar à próxima reunião da Assembleia Municipal as situações de «grande degradação» existentes na escola EB1 de Vilar de Andorinho e no Jardim de Infância de Outeiro.A decisão foi tomada após a visita de uma delegação comunista a várias escolas do concelho de Gaia, das quais...

«Poder Local e Desenvolvimento Integrado»

A CDU de Valongo organiza no próximo dia 7 de Junho, a partir das 14.30 horas, no Fórum Cultural de Ermesinde, um encontro subordinado ao tema «Poder Local e Desenvolvimento Integrado».O objectivo desta iniciativa passa pela constituição de um amplo e democrático fórum de discussão, assim como de um conjunto de...

De mãos dadas, parar a guerra

Um cordão humano, com milhares de pessoas, ligou simbolicamente a delegação das Nações Unidas à embaixada dos EUA. Os manifestantes exigiram o fim da ocupação anglo-americano no Iraque.

Alunos sem apoio

Mais de 50 mil alunos com necessidades educativas especiais ficarão sem apoio nas escolas públicas, caso avance o projecto ministerial de revogar a legislação deste sector.