Mulheres resistentes antifascistas

Atentas ao presente com os olhos no futuro

A Voz do Operário viveu, no sábado passado, momentos de intensa emoção. Três centenas de mulheres resistentes antifascistas, numa confraternização promovida pela URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses, assistiram comovidas, algumas talvez tensas, a um momento cultural que lhes falou de tempos passados, tempos de resistência mas também de esperança. Elas, contudo, falaram do presente e dos perigos que ameaçam o futuro.
Foi essa, aliás, a mensagem deixada por Irene Dias Amado, presidente da URAP, que aproveitou a sua curta intervenção par propor um minuto de silêncio por todas as mulheres resistentes entretanto desaparecidas.
Coube a Ana Sousa Dias apresentar o espectáculo, que teve início com o «Cantar Alentejano», dedicado a Catarina Eufémia e cantado de forma magistral pela jovem Mariana Abrunheira.
Presente na sala encontrava-se Maria de Lurdes Belga, que, tendo assistido em criança ao funeral de Catarina Eufémia, nunca mais esqueceu o sentimento de tristeza que ensombrou o povo do concelho, todo vestido de luto e revoltado por aquele crime inominável.
Entretanto, um grande ecrã colocado no palco projectava imagens dos campos do Alentejo, de fábricas, enfim, dos locais onde a luta contra o fascismo encontrou os seus maiores protagonistas. Protagonistas anónimos, é certo, mas que, nem por isso, deixaram de ser os mais importantes. Imagens acompanhas por canções de Zeca Afonso e de outros cantores de intervenção, como Adriano Correia de Oliveira, também já desaparecido, cuja figura foi evocada. A luta pelas 8 horas de trabalho, no Couço, foi recordada em entrevista a mulheres que a viveram, bem como as tão conhecidas mas sempre emocionantes imagens que nos mostram a saída dos presos políticos da prisão de Caxias, a seguir à Revolução.
Maria do Céu Guerra emocionou também a assistência com os seus versos e Celeste Amorim com a suas canções, a mais aplaudida de todas o «Hino de Caxias» a que ela gosta de chamar o «Hino dos Presos Políticos».
A voz de Luísa Bastos voltou depois a encantar os presentes que, por fim, acompanharam divertidos, e ao mesmo tempo comovidos, o número protagonizado por Maria do Céu Guerra e sua filha Rita, da «Ceição» e da sua galinha, que se transforma em pomba da paz e, depois de lançada para ar, esvoaça entre os presentes.
Só então se passou aos «salgadinhos» e aos sumos, num alegre convívio em que a disposição de luta contra as políticas que ameaçam as conquistas de Abril era patente em todas as mulheres. Simultaneamente corria um abaixo-assinado, dirigido ao Presidente da República, reclamando a sua intervenção no sentido de assegurar o respeito pelos direitos e liberdades por que, afinal, haviam lutado toda a vida.


Mais artigos de: Nacional

9.ª Convenção Nacional Ecológica

Durante dois dias o PEV discutiu a experiência de coligação com a CDU, a revisão do seu programa e elegeu uma nova direcção, que actualmente conta com 40 por cento de mulheres.

«Jogo viciado»

A CNA acusa o MADRP e o Governo de contemplar os grandes proprietários com mais um «Jack-pot», a somar aos «totobolas» e aos «totolotos» que os mesmos já vêm acumulando.

Reformados exigem aumento de pensões

Milhares de reformados de todo o país levaram no sábado até ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, juntamente com o farnel a contestação à política social para os idosos.Promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), pela primeira vez em colaboração com a Inter-Reformados/CGTP-IN, o 9.º...

Irregularidades em Portalegre

O Tribunal de Contas detectou irregularidades financeiras de vários milhares de contos na gerência de 2000 na Câmara e Serviços Municipalizados de Portalegre, noticiou, na passada semana, a Lusa.Em 2000 a Câmara Municipal de Portalegre era então presidida por Amílcar Joaquim de Jesus e os Serviços Municipalizados de Água...

Degradação nas escolas de Gaia

A CDU de Gaia anunciou segunda-feira que vai levar à próxima reunião da Assembleia Municipal as situações de «grande degradação» existentes na escola EB1 de Vilar de Andorinho e no Jardim de Infância de Outeiro.A decisão foi tomada após a visita de uma delegação comunista a várias escolas do concelho de Gaia, das quais...

«Poder Local e Desenvolvimento Integrado»

A CDU de Valongo organiza no próximo dia 7 de Junho, a partir das 14.30 horas, no Fórum Cultural de Ermesinde, um encontro subordinado ao tema «Poder Local e Desenvolvimento Integrado».O objectivo desta iniciativa passa pela constituição de um amplo e democrático fórum de discussão, assim como de um conjunto de...

De mãos dadas, parar a guerra

Um cordão humano, com milhares de pessoas, ligou simbolicamente a delegação das Nações Unidas à embaixada dos EUA. Os manifestantes exigiram o fim da ocupação anglo-americano no Iraque.

Alunos sem apoio

Mais de 50 mil alunos com necessidades educativas especiais ficarão sem apoio nas escolas públicas, caso avance o projecto ministerial de revogar a legislação deste sector.

ID crítica política neoliberal

A Associação Intervenção Democrática (ID) reuniu, na passada semana, em Assembleia Geral, para discutir e votar o Relatório e Contas, assim como para aprovar o Plano de Actividades para 2003. Durante o encontro, a ID fez a análise da situação política tendo constatado que, a nível nacional, a actualidade continua...