Iniciativas por todo o País

Campanha arrancou

As iniciativas da campanha «Mil localidades» começaram quase imediatamente após o lançamento da acção por Carlos Carvalhas, no passado dia 15.

O PCP está em movimento, com iniciativas um pouco por todo o País

Com o início «oficial» marcado para domingo, nas jornadas da zona do Pinhal, a campanha «Mil localidades: participação e desenvolvimento» já começou. No próprio dia em que o secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, apresentou a campanha realizaram-se em diversos locais acções. Nos dias seguintes, sucederam-se mais iniciativas, que continuarão até Outubro.
Tendo como base os objectivos expostos pelo secretário-geral (ver textos da página anterior), as acções realizadas – e a realizar – variavam consoante os locais e os assuntos em causa. Comunicados do Partido sobre questões locais, distribuídos à população, reuniões com organizações e estruturas ligadas a um determinado problema, visitas às localidades ou a promoção de abaixo-assinados com exigências das populações locais foram – e são – algumas das formas encontradas pelas organizações partidárias para levar a cabo esta campanha.
Em algumas localidades, a campanha começou mesmo antes. Na preparação das jornadas da zona do Pinhal, que se realizam na Sertã no próximo domingo, as organizações locais do PCP promoveram um conjunto de iniciativas preparatórias. As visitas de Ilda Figueiredo aos concelhos de Proença-a-Nova e Sertã, com reuniões com autarcas e associações, e de Lino de Carvalho ao Certame Nacional da Floresta englobam-se neste trabalho preparatório.

Apresentar soluções

Entre as iniciativas que integram a campanha «Mil localidades: participação e desenvolvimento», contam-se muitos debates públicos acerca de problemáticas locais. Saúde, acessibilidades, desenvolvimento regional serão alguns dos assuntos abordados.
Agostinho Lopes, membro da Comissão Política, participou num debate sobre os problemas dos micro, pequenos e médios empresários, realizado no concelho de Grândola no dia 16. Na discussão, os empresários manifestaram-se preocupados com a possível instalação no concelho de uma grande superfície comercial, considerando que este facto provocaria o agravamento da já precária situação do comércio local. A existência de um conjunto de empresários do comércio tradicional e da restauração que continuam à espera que o Estado liquide os apoios que lhes são devidos por projectos integrados nos programas Procom/Urbcom, e os prejuízos daí decorrentes, foi outros dos problemas manifestados. No seguimento da iniciativa, e a partir dos problemas levantados, o PCP está a preparar um requerimento ao Ministério da Economia com o objectivo de saber quando pretende o Governo liquidar estas dívidas, bem como pedir explicações acerca dos motivos de tais atrasos.
Já Sérgio Ribeiro, do Comité Central, participou, no mesmo dia mas em Almeida, numa outra sessão, desta feita sobre o desenvolvimento concelhio da dinâmica transfronteiriça. Ilda Figueiredo esteve em Miranda do Corvo a debater as acessibilidades no interior do País.


Mais artigos de: PCP

Há outro caminho!

Na apresentação da campanha «Mil localidades: participação e desenvolvimento», que decorreu no passado dia 15 em Lisboa, Carlos Carvalhas responsabilizou a política de direita pelas desigualdades regionais e pela recessão que o País atravessa. Mudar de rumo é a solução.

Quartel dos bombeiros faz falta

A Comissão Concelhia de Albergaria-a-Velha do PCP lançou, no passado sábado, um abaixo-assinado que reclama a construção do quartel dos Bombeiros Voluntários do concelho. Esta acção integra-se na campanha «Mil localidades: participação e desenvolvimento», lançada dois dias antes.Em comunicado, a Comissão Concelhia lembra...

Alentejo homenageou Catarina

O largo central de Baleizão voltou a encher-se, no domingo, 18, para uma homenagem, organizada pelo PCP, a Catarina Eufémia, assassinada há 49 anos.

Vencer a recessão

O secretário-geral do PCP interveio num debate que visou preparar a interpelação parlamentar sobre recessão económica e consequências sociais, marcada para dia 28.

Defender os direitos das mulheres

Num momento em que o Governo impõe as desigualdades e a discriminação das mulheres, o PCP promoveu uma campanha destinada a travar estes retrocessos.

DORL alerta para mais desemprego

Cerca de oito mil trabalhadores de empresas estratégicas com sede no distrito de Lisboa vão a caminho do desemprego, na sequência da nova vaga de redução de postos de trabalho que se está a registar. É o caso da PT (2.500), das EFFAs (2.000), da EDP (mais de 1.000), dos CTT (1.200) e da Carris (800).A denúncia pertence à...

Internacionalismo e Antifascismo

O Espaço Cultural do Centro de Trabalho Vitória acolheu, na passada quinta-feira, um debate dinamizado pelo Sector Intelectual da ORL intitulado «Internacionalismo e Antifascismo – 60 anos depois da Internacional Comunista».A sala encheu-se com mais de uma centena de camaradas e amigos que discutiram temas relacionados...

Salvar o «pulmão» de Braga

A Comissão Concelhia de Esposende do PCP repudia que se pretenda construir dezenas de vivendas de luxo no pinhal de Ofir. Os comunistas criticam a incoerência da maioria camarária, que faz do ambiente uma bandeira e permite, depois, «grandes atentados ambientais e urbanísticos».A concelhia do PCP lembra que o pinhal de...