Editorial

Memórias do antigamente

Artigo de acesso livre

Sob a pomposa designação de «reforma do sistema político», PS, aliado ao PSD e CDS/PP, preparam-se, em...
Opinião
Actual

Eu tenho dúvidas...

Artigo de acesso livre

Falando na passada semana no anfiteatro da Faculdade de Letras, uma ilustre personalidade da vida política portuguesa levantou a...
Actual

A verdade e o tempo

Artigo de acesso livre

Seis meses bastaram para que a cortina de esforçadas e voluntariosas promessas que envolveram a Cimeira de Joanesburgo sobre...
Actual

Zero, nada, nicles

Artigo de acesso livre

Na sua clareza e simplicidade, os factos falam por si e dizem-nos que o comício comemorativo do 82º aniversário do PCP no...
A talhe de foice

Desnorte

Artigo de acesso livre

As recentes actuações e discursos dos ministros da Agricultura e do Trabalho e Solidariedade Social dão um retrato...
PCP

Novas ameaças<br> aos direitos das mulheres

Artigo de acesso livre

Este 8 de Março - Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher - teve a par­ti­cu­la­ri­dade de de­correr num quadro po­lí­tico em que, pela pri­meira vez em 28 anos da sua co­me­mo­ração em de­mo­cracia, existe o pe­rigo de pro­fundas al­te­ra­ções aos di­reitos das mu­lheres le­gal­mente con­sa­grados.
Em Foco

A guerra anunciada

Artigo de acesso livre

O ataque dos EUA ao Iraque está imi­nente. Quando as bombas co­me­çarem a cair sobre Bagdad e tiver início a cha­cina não será apenas o povo ira­quiano a tombar ví­tima do im­pério norte-ame­ri­cano. Nesse pre­ciso mo­mento con­sumar-se-á a morte do di­reito e da ordem in­ter­na­ci­o­nais como os co­nhe­cemos até agora, e sob o clamor da bombas, numa orgia de sangue e des­truição, Washington dará à luz o monstro que há muito vem ali­men­tando nas suas en­tra­nhas.
Os ar­gu­mentos in­vo­cados pelos se­nhores da guerra ins­ta­lados na Casa Branca para atacar o Iraque não passam de pre­textos fa­cil­mente des­mon­tá­veis, como se com­prova no dos­sier que o Avante!  hoje pu­blica. O re­púdio dos povos de todo o mundo não fez ainda abortar este aten­tado contra a hu­ma­ni­dade, mas por mais do­lo­rosa que seja a era que agora se inicia, ela é si­mul­ta­ne­a­mente o prin­cípio do seu pró­prio fim. Quando mais nada resta senão a força o poder é efé­mero.

Neste dos­sier:

• Ana­bela Fino - Um im­pério or­gu­lho­sa­mente só
• André Levy - Fazer a guerra antes que o barro seque
• Jorge Ca­dima - Men­tiras e crimes de guerra
• Luís Ca­ra­pinha - A Rússia in­sus­ten­tável
• Mi­guel Ur­bano Ro­dri­gues - A hu­ma­ni­dade contra o IV Reich
• Rui Paz - Os ale­mães des­co­brem os "fran­kens­teins" ame­ri­canos
• Rui Na­mo­rado Rosa - Uma guerra contra o mundo

Um império orgulhosamente só

Artigo de acesso livre

A es­cassos dias de ter­minar o ul­ti­mato im­posto ao Iraque - dia 17 - já não restam dú­vidas de que os EUA, aco­li­tados pela Grã-Bre­tanha, vão atacar o Iraque com ou sem o aval do Con­selho de Se­gu­rança das Na­ções Unidas. É o des­fecho pre­vi­sível da en­ce­nação há muito mon­tada para lançar mão ao pe­tróleo e a uma re­gião do mundo con­si­de­rada de «in­te­resse vital» para os norte-ame­ri­canos.

Fazer a guerra antes que o barro seque

Artigo de acesso livre

En­quanto o mundo re­agia com horror às ima­gens dos ata­ques ter­ro­ristas do onze de Se­tembro de 2001, ele­mentos da Ad­mi­nis­tração Bush viam o evento como uma fan­tás­tica opor­tu­ni­dade. Assim o des­creveu ex­pli­ci­ta­mente a Con­se­lheira de Se­gu­rança Na­ci­onal, Con­do­le­ezza Rice: «Um tremor de terra da mag­ni­tude do 11 de Se­tembro pode mudar as placas tec­tó­nicas da po­lí­tica in­ter­na­ci­onal. [O pós 11 de Se­tembro marca um pe­ríodo] não só de grande pe­rigo, mas também de enorme opor­tu­ni­dade. Antes que o barro so­li­di­fique de novo, os EUA e os nossos ali­ados devem mover-se de­ci­si­va­mente para tirar pro­veito das novas opor­tu­ni­dades.»

Mentiras e crimes de guerra

Artigo de acesso livre

«O Mundo as­si­na­lará que a pri­meira bomba ató­mica foi lan­çada sobre Hi­ro­xima, uma base mi­litar. Tal facto re­sulta da nossa in­tenção de, neste pri­meiro ataque, evitar tanto quanto pos­sível a morte de civis». Estas pa­la­vras do então pre­si­dente dos EUA, Harry Truman, foram pro­fe­ridas no dia 9 de Agosto de 1945, num dis­curso trans­mi­tido pela rádio(1). Aquilo que re­al­mente per­mi­tiram ao mundo as­si­nalar é que a na­tu­reza cri­mi­nosa e ge­no­cida da classe di­ri­gente norte-ame­ri­cana é apenas igua­lada pelo seu ci­nismo e pela sua in­com­pa­rável ca­pa­ci­dade para a men­tira mais des­pu­do­rada.

A Rússia insustentável

Artigo de acesso livre

Neste início de sé­culo, a guerra chega de novo a zonas não muito dis­tantes das fron­teiras da Fe­de­ração Russa pela mão dos Es­tados Unidos. A in­ter­venção mi­litar ame­ri­cana no Afe­ga­nistão, a pre­texto da de­no­mi­nada cam­panha in­ter­na­ci­onal contra o ter­ro­rismo de­cor­rente dos aten­tados de 11 de Se­tembro, que me­receu o apoio da di­recção russa, foi o pre­lúdio para um ano negro para os in­te­resses e se­gu­rança da Rússia: 2002 ficou as­si­na­lado, nas pa­la­vras do ge­neral Iva­chov, an­tigo alto fun­ci­o­nário do Mi­nis­tério da Re­fesa russo, de­mi­tido pelo ac­tual mi­nistro da tu­tela após pres­sões de Washington, por o «recuo ge­o­po­lí­tico de Mos­covo em todas as di­rec­ções es­tra­té­gicas» (So­vi­ets­kaya Rossia, 06.03.03).

A humanidade contra o IV Reich *

Artigo de acesso livre

O 15 de Fe­ve­reiro de 2003 fi­cará como data de vi­ragem na grande aven­tura da hu­ma­ni­dade.

Em cen­tenas de ci­dades da Eu­ropa, da Ásia, da Amé­rica, da África e da Oceânia mi­lhões de pes­soas saíram nesse dia às ruas para se ma­ni­fes­tarem contra a guerra, res­pon­dendo ao apelo do Fórum So­cial Mun­dial. Nunca antes acon­te­cera algo si­milar. Foi a pri­meira ma­ni­fes­tação de pro­testo global da His­tória.

Os alemães descobrem os frankensteins americanos

Artigo de acesso livre

O meio mi­lhão de pes­soas que a 15 de Fe­ve­reiro se ma­ni­festou em Berlim e as cen­tenas de mi­lhares que nos úl­timos meses têm vindo a fazer ouvir o seu pro­testo nas ruas, con­firmam que a es­ma­ga­dora mai­oria do povo alemão re­cusa apoiar mais um ciclo de guerras im­pe­ri­a­listas. A mo­bi­li­zação pela a paz atinge ní­veis iné­ditos na his­tória da Ale­manha, apesar de uma cor­re­lação de forças in­ter­na­ci­onal muito mais des­fa­vo­rável às forças pro­gres­sistas do que a que se ve­ri­fi­cava nos anos oi­tenta, no mo­mento das gran­di­osas ma­ni­fes­ta­ções contra o es­ta­ci­o­na­mento dos Pers­ching II.

Uma guerra contra o mundo

Artigo de acesso livre

No con­fronto pela he­ge­monia eco­nó­mica e po­lí­tica mun­dial, o de­clínio do im­pério bri­tâ­nico é per­cep­tível desde o úl­timo quartel do sé­culo XIX. Tornou-se então pa­tente a in­tensa com­pe­tição entre as po­tên­cias emer­gentes, com des­taque para os EUA e a Ale­manha, que ha­viam con­cluído os res­pec­tivos pro­cessos de con­so­li­dação in­terna e ini­ciado já a ex­pansão ex­terna. A Con­fe­rência de Berlim (1884-85), que re­a­lizou a «par­tilha do mundo» entre as po­tên­cias eu­ro­peias, é sin­to­má­tica do de­clínio do im­pério bri­tâ­nico, e as­si­nala um novo passo na es­ca­lada da glo­ba­li­zação ca­pi­ta­lista.
PCP

Com olhos no futuro

Artigo de acesso livre

O Pa­vi­lhão Carlos Lopes, em Lisboa, voltou a en­cher, na sexta-feira à noite, com mi­lhares de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do PCP que ali co­me­mo­raram o 82.º ani­ver­sário do Par­tido.

Comité Central reuniu

Artigo de acesso livre

O Comité Central do PCP, reunido na segunda-feira, analisou a situação política nacional, os perigos da guerra e a...

Mil novos militantes são garantia de futuro

Artigo de acesso livre

Os 403 de­le­gados da 2.ª As­sem­bleia Re­gi­onal do Alen­tejo apro­varam, com um voto contra, a re­so­lução po­lí­tica, que es­teve du­rante mês e meio à dis­cussão.

Trabalhadores

Necessários mas precários

Artigo de acesso livre

Realizou-se anteontem, terça-feira, uma vigília de educadores e professores contratados junto ao Ministério da...

Combater a regressão social

Artigo de acesso livre

A quin­zena de luta da CGTP, ini­ciada no Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher, cul­mina no dia 21 de Março com pa­ra­li­sa­ções, con­cen­tra­ções e ma­ni­fes­ta­ções por todo o País.

Travar a privatização

Artigo de acesso livre

Os trabalhadores da Enatur vão realizar um plenário no próximo dia 18 para decidir de acções a tomar no...
Juventude

Delegação da JCP regressa a Portugal

Artigo de acesso livre

Dezenas de pessoas receberam a delegação da JCP que visitou a Palestina e Israel, no seu regresso a Lisboa. Os oito jovens...

JCP preside FMJD

Artigo de acesso livre

Mi­guel Ma­deira, em nome da JCP, irá pre­sidir a Fe­de­ração Mun­dial da Ju­ven­tude De­mo­crá­tica. A eleição re­a­lizou-se na se­mana pas­sada, du­rante a As­sem­bleia Geral.

Taxa de abandono escolar diminui

Artigo de acesso livre

A taxa de abandono na escolaridade obrigatória em Portugal baixou 80 por cento em 10 anos. Em 1991, era de 12,5 por cento e em 2001...
Assembleia da República

Lógica do lucro cilindra serviço público

Artigo de acesso livre

A es­tra­tégia que tem pre­si­dido à pri­va­ti­zação dos trans­portes é er­rada e le­siva do in­te­resse na­ci­onal. Esta uma ideia há muito de­fen­dida pelo PCP, que a rei­terou no Par­la­mento, exi­gindo si­mul­ta­ne­a­mente do Go­verno que pare de vez na en­trega aos pri­vados do que resta de gestão pú­blica no sector.

Governo erra<br> nas opções e prioridades

Artigo de acesso livre

A lei de Pro­gra­mação Mi­litar em vigor está longe de cor­res­ponder à de­fesa do in­te­resse na­ci­onal. A que aí vem, em re­sul­tado de al­te­ra­ções avan­çadas pelo Go­verno, não é me­lhor. Esta uma das con­clu­sões a tirar da pro­posta de lei sobre a ma­téria que o Mi­nistro da De­fesa foi de­fender, na se­mana tran­sacta, ao Par­la­mento.

Informar em defesa do consumidor

Artigo de acesso livre

Os de­pu­tados votam hoje o pro­jecto de re­so­lução do PCP que re­co­menda ao Go­verno a rein­tro­dução du­rante o ano em curso da dupla afi­xação de preços de bens e ser­viços.

Nacional

CGTP comemora<br> Dia Internacional da Mulher

Artigo de acesso livre

Sob o lema «Andar para trás, não! É hora da igual­dade», a CGTP as­si­nalou no sá­bado o Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher, com ini­ci­a­tivas em todos os dis­tritos do País.

Concurso anulado nas Amoreiras

Artigo de acesso livre

O con­curso para o túnel de li­gação viária entre as Amo­reiras e o Marquês de Pombal, em Lisboa, foi anu­lado no prin­cípio desta se­mana.

Agricultores exigem mais apoios

Artigo de acesso livre

A CNA exigiu domingo, durante o IV Congresso da organização, que se realizou em Coimbra, incentivos e «preços...

Irregularidades na Câmara da Amadora

Artigo de acesso livre

Uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) ao município da Amadora, referente ao ano de 2000 e divulgada na passada semana pela Lusa,...
Europa

Avaliar impactos

Artigo de acesso livre

A vaga de pri­va­ti­za­ções à es­cala global que se pre­para no âm­bito das ne­go­ci­a­ções do Acordo Geral sobre o Co­mércio de Ser­viços pode ter con­sequên­cias de­sas­trosas.

Chipre falha reunificação

Artigo de acesso livre

O presidente do Chipre, o cipriota-grego Tassos Papadopoulos, anunciou, na terça-feira, que o falhanço do processo para a...

Em defesa da paz

Artigo de acesso livre

A luta pela paz e contra a guerra no Iraque é uma questão prioritária na nossa actividade como deputados comunistas no...
Internacional

Marchas pela paz

Artigo de acesso livre

Manifestações em todo o mundo estão marcadas para sábado, 15 de Março, em resposta ao apelo da...

8 de Março contra a guerra

Artigo de acesso livre

No Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher, mi­lhões de mu­lheres de todo o mundo ce­le­braram a data que lhes é con­sa­grada, de­nun­ci­ando as per­sis­tentes vi­o­la­ções dos seus di­reitos.

Temas

Um destino em jogo

Artigo de acesso livre

Poucos anos após o acha­mento da Ve­ne­zuela, o cro­nista Gon­zalo Fer­nández de Oviedo y Valdés – íamos no ano de 1535 – fez uma pri­meira re­fe­rência es­crita de um eu­ropeu ao pe­tróleo: «al­guns que o viram dizem ser cha­mado pelo na­tu­rais de Stercus de­monis e que é uti­lís­simo em me­di­cina». Não é, pois, de es­tra­nhar que, em 1539, aten­dendo a uma ordem da rainha D. Juana, seja en­viado a Es­panha um barril de pe­tróleo para ali­viar a gota de Carlos V.

Retratos do trabalho - 3

Artigo de acesso livre

Uma li­cen­ci­a­tura é ga­rantia de um em­prego es­tável e de um sa­lário ele­vado? Qual o re­torno de um in­ves­ti­mento de anos numa for­mação aca­dé­mica? O que sig­ni­fica ter um curso su­pe­rior no mer­cado de tra­balho por­tu­guês? Neste nú­mero, o Avante! con­tinua a pu­blicar re­tratos de jo­vens tra­ba­lha­dores, cada um com uma pro­fissão di­fe­rente. Desta vez, uma pro­fes­sora e um ad­vo­gado.

Retratos do trabalho - 4

Artigo de acesso livre

Luís,advogadoA instabilidade do direito Luís não quer dar a cara nem o nome. Por isso é Luís, depois de...
Argumentos
Religiões

A grilheta do lucro e do poder

Artigo de acesso livre

Começa a sentir-se um declarado mal-estar de correntes de opinião católicas perante a política de interesses que...
Datas da História

Identidade na unidade

Artigo de acesso livre

O sistema de alianças, a política de unidade do PCP não é uma questão de táctica, é um...

A semana em resumo