Delegação da JCP regressa a Portugal
Dezenas de pessoas receberam a delegação da JCP que visitou a Palestina e Israel, no seu regresso a Lisboa. Os oito jovens chegaram ao aeroporto da Portela, na noite de domingo, depois de uma semana de viagem.
O objectivo da visita foi aprofundar os conhecimentos sobre a situação política, social e económica da região, bem como manifestar a solidariedade dos comunistas portugueses ao povo palestiniano.
Na madrugada de quinta-feira, o grupo visitou o campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza, horas depois de ter sido atacado pelo exército israelita. Helicópteros apaches dispararam 15 rockets, assassinando 11 pessoas e ferindo 140, 35 em estado grave. Todas as vítimas mortais eram civis e entre os feridos encontram-se dois bombeiros da protecção civil.
À chegada a Israel, a delegação da JCP foi retida durante quinze horas no aeroporto de Telavive. Segundo os jovens, a intenção das autoridades hebraicas era impedir que estrangeiros conhecessem e denunciassem a realidade dos territórios ocupados da Palestina.