Depois de visita ao Médio Oriente

Delegação da JCP regressa a Portugal

Dezenas de pessoas receberam a delegação da JCP que visitou a Palestina e Israel, no seu regresso a Lisboa. Os oito jovens chegaram ao aeroporto da Portela, na noite de domingo, depois de uma semana de viagem.

O objectivo da visita foi aprofundar os conhecimentos sobre a situação política, social e económica da região, bem como manifestar a solidariedade dos comunistas portugueses ao povo palestiniano.

Na madrugada de quinta-feira, o grupo visitou o campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza, horas depois de ter sido atacado pelo exército israelita. Helicópteros apaches dispararam 15 rockets, assassinando 11 pessoas e ferindo 140, 35 em estado grave. Todas as vítimas mortais eram civis e entre os feridos encontram-se dois bombeiros da protecção civil.

À chegada a Israel, a delegação da JCP foi retida durante quinze horas no aeroporto de Telavive. Segundo os jovens, a intenção das autoridades hebraicas era impedir que estrangeiros conhecessem e denunciassem a realidade dos territórios ocupados da Palestina.



Mais artigos de: Juventude

JCP preside FMJD

Miguel Madeira, em nome da JCP, irá presidir a Federação Mundial da Juventude Democrática. A eleição realizou-se na semana passada, durante a Assembleia Geral.

Taxa de abandono escolar diminui

A taxa de abandono na escolaridade obrigatória em Portugal baixou 80 por cento em 10 anos. Em 1991, era de 12,5 por cento e em 2001 passou para 2,7 por cento, segundo dados revelados por um estudo do Ministério da Educação elaborado a partir de dados dos Censos. As maiores taxas de...

Concentração contra cedência das Lages

A JCP está contra o desencadeamento de uma guerra no Iraque e tem manifestado a sua posição de diversas formas. Na noite de sexta-feira, organizou uma concentração no Terreiro do Paço, em Lisboa, contra a cedência da Base Aérea das Lages ao exército...