elegem jovens portugueses
JCP preside FMJD
Miguel Madeira, em nome da JCP, irá presidir a Federação Mundial da Juventude Democrática. A eleição realizou-se na semana passada, durante a Assembleia Geral.
A JCP foi eleita para a presidência da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), na sexta-feira, o último dia da sua 16.ª Assembleia Geral, que se realizou em Havana. Miguel Madeira – membro da Comissão Política e do Secretariado da Direcção Nacional da JCP e do Comité Central do PCP – é, desde então, o novo presidente da organização, com sede em Budapeste.
Até à Assembleia Geral, a JCP ocupava uma das vice-presidências da federação e era responsável pelo sector da Europa e América do Norte. Esta é a primeira vez que é eleita para a presidência da estrutura, substituído a Juventude Comunista da Grécia.
«A JCP encara ente novo desafio com enorme sentido de responsabilidade e tudo fará para que, no quadro da sua intervenção, dignifique e desenvolva a actividade da FMJD e dos objectivos que a presidem», lê-se numa nota de imprensa difundida pelos jovens comunistas.
Nesse comunicado, a JCP recorda que a FMJD «sempre se caracterizou por ser uma organização juvenil de massas, ampla e unitária, com base democrática e anti-imperialista». No total, a federação tem 107 organizações membro de África, Europa, Ásia e América, representando milhões de jovens de todo o mundo.
Regularmente, a FMJD organiza o Festival Mundial da Juventude – o último realizou-se na Argélia, em 1999 –, contribuindo para as perspectivas de «luta e emancipação dos jovens um pouco por todo o mundo, com base num diversificado leque de opiniões, cujo denominador comum é a luta anti-imperialista, pela paz e por melhores condições de vida para os povos».