Editorial

SÃO PRECISAS SOLUÇÕES

Artigo de acesso livre

Desde há muito que o PCP vem insistindo que o País precisa de soluções, de uma resposta global aos problemas nacionais, de uma política que assegure o desenvolvimento nacional. Ora, a maioria absoluta que o PS obteve nestas eleições deixa essas soluções mais longe.

Em devido tempo o PCP alertou que o PS, ao provocar a não aprovação do Orçamento do Estado para 2022, tinha como objectivo obter uma maioria absoluta para, assim, se poder libertar da influência da CDU e do PCP nas decisões nacionais.

Prova disso são as manifestações de regozijo do grande capital por essa maioria absoluta e as exigências que já lhe começa a fazer.

Todos em conjunto no Conselho Nacional das Confederações Patronais reclamam reformas estruturais e um imediato acordo de competitividade e rendimentos, questionando a valorização dos salários, mesmo as limitadas propostas do Governo de aumento do SMN. Em simultâneo, vão reclamando mais dinheiro público para os seus negócios privados, exigindo novas reduções de impostos sobre os lucros e questionando qualquer alteração da legislação laboral que possa inverter as suas normas gravosas.

Com a sua acção revanchista e os seus projectos retrógrados e reaccionários, retomam a cantilena da rigidez da legislação laboral, para reclamar a recuperação do modelo da flexisegurança, ou seja, mais horários desregulados, mais polivalência, mais precariedade, menos estabilidade e menos salário.


Nesta situação particularmente exigente, o PCP continuará a bater-se pela ruptura com a política de direita e pela concretização de uma política patriótica e de esquerda, que enfrente e rompa com os interesses do grande capital e assuma a necessidade da libertação do País da submissão ao euro e às imposições da UE. Uma resposta que reclama o controlo público dos sectores e empresas estratégicos.

A situação que o País enfrenta, coloca na ordem do dia a concretização de respostas e soluções que avancem na promoção de um desenvolvimento económico sustentado, no aumento geral dos salários, na revogação das normas gravosas da legislação laboral e no combate à precariedade; na valorização das reformas e das pensões para todos e das longas carreiras contributivas; na garantia dos direitos das crianças e dos pais, nomeadamente assegurando a gratuitidade das creches, desenvolvendo uma rede pública, bem como o direito a viver numa habitação digna, o que exige o aumento de habitação pública, a estabilidade e regulação dos preços de arrendamento, o combate à especulação.

No mesmo sentido, o PCP denuncia e combate o aumento do custo de vida, indissociável, aliás, do processo de acumulação de fabulosos lucros por parte do grande capital, da especulação que se verificou e verifica, da destruição de parte importante do nosso aparelho produtivo e do continuado recurso às importações em substituição da produção nacional.

Enfrentar e responder ao aumento do custo de vida exige uma outra política e outras opções, em que para além da regulação de preços de bens e serviços essenciais, se impõe o aumento geral dos salários.

É também necessário que se avance decididamente com soluções e respostas para a defesa e reforço do SNS.

Respostas e soluções igualmente para a Educação (com a defesa da Escola Pública), a Ciência, a Cultura e para o melhoramento dos serviços públicos.

Para aliviar os impostos sobre o trabalho e as Micro Pequenas e Médias Empresas.

Para assegurar o direito a um ambiente saudável e ao equilíbrio ecológico.

Precisamos de respostas para enfrentar problemas como o da seca que nos assola, com medidas que mitiguem as suas consequências – agravadas com a privatização das barragens, processo que o PCP denunciou e combateu - garantindo que não falte a água nas torneiras, para consumo humano, e nos campos para assegurar a produção.

Que assegure igualmente a gestão e administração dos recursos hídricos do domínio público hídrico por administração directa das autarquias ou do Estado central e negue a possibilidade de mercantilização da água.

O PCP, como lembrou Jerónimo de Sousa na sessão pública do passado domingo, no Porto, propôs em 2020 um Plano Nacional para a prevenção estrutural dos efeitos da seca. Mas tal Plano foi rejeitado com os votos contra de PS, PSD, IL e a abstenção de BE e PAN.


Os tempos que vivemos reclamam e exigem um Partido Comunista Português forte, determinado e convicto. Reclamam firmeza ideológica e uma grande disponibilidade revolucionária para assegurar com êxito as exigentes tarefas que a actual situação coloca ao PCP. É preciso desenvolver a luta de massas, a mobilização de forças e a adopção de acções e medidas para o reforço da intervenção do Partido.

Neste tempo, assume desde já uma particular importância a realização do comício do PCP, a 6 de Março, no Campo Pequeno em Lisboa.


Os trabalhadores e o povo podem contar com o PCP e a sua intervenção decisiva na luta de todos os dias na defesa e pela afirmação dos seus direitos e por uma política alternativa que promova desenvolvimento soberano e progresso social.


Opinião
PCP

Confiança, coragem, força

Artigo de acesso livre

O PCP é um grande e coeso partido político. Centenário. Solidamente ancorado na sua base teórica. Ligado às massas. Capaz de assegurar, a cada momento, uma intervenção pronta e una com a sua orientação política. Capaz de intervir, de forma revolucionária, na sociedade portuguesa.

Crónica Internacional

Ucrânia: onde está o perigo?

Artigo de acesso livre

As provocações dos EUA e seus aliados na NATO e a gigantesca manobra de desinformação em torno da «iminente invasão russa da Ucrânia» são...
Actual

27 Milhões

Qualquer trabalhador por conta de outrém, qualquer pensionista ou qualquer pequeno empresário, sabe que, se não cumprir com as suas obrigações...
Actual

No desperdiçar está o ganho

A SIC divulgou na semana passada uma reportagem sobre o consumo de água em Paços de Ferreira em que denunciava uma prática de incentivo ao...
A talhe de foice

Massacre

Sobre a putativa invasão da Ucrânia pela Rússia já quase tudo se disse: que seria total; ou então parcial; o número de vítimas – 50 mil, entre...
Em Destaque

2015 – 2022: determinação, coerência, compromisso de classe

Artigo de acesso livre

Quando, na noite de 4 de Outubro de 2015, o Secretário-geral do PCP adiantava, no rescaldo das eleições legislativas que tinham acabado de ocorrer, que o PS só não formaria governo se não quisesse, o PCP marcava uma viragem na vida política nacional, abrindo a porta de saída ao Governo PSD/CDS que tinha levado a cabo uma das mais brutais agressões aos direitos dos trabalhadores e do povo português desde os tempos do fascismo.

Em Foco

O PCP ao lado de quem trabalha no passado agora e sempre

O pavilhão da Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, encheu-se na tarde de domingo, 13, para a sessão pública do PCP Contigo todos os Dias – Salários, Pensões, Saúde, Habitação. Reafirmar o compromisso dos comunistas e do seu Partido para com os trabalhadores e o povo e recarregar forças para os combates que se avizinham foram as tónicas da intervenção de Jerónimo de Sousa.

PCP

Jaime Serra deixa-nos o exemplo de «revolucionário de corpo inteiro»

«O percurso de vida, o seu exemplo de militante e dirigente do PCP, perdurará em todos e em cada um de nós para prosseguirmos a luta de emancipação dos trabalhadores e dos povos que o animou», assegurou Jerónimo de Sousa no último adeus a Jaime Serra, que faleceu quarta-feira, dia 9.

Seca exige apoios e medidas de fundo

A situação de seca meteorológica que o País enfrenta exige medidas urgentes de apoio aos agricultores e de salvaguarda do abastecimento de água às populações. Mas requer também opções de fundo, afirma o PCP.

Capitalismo é crise mas não cai por si

«Capitalismo: desigualdades, crises e contradições, e a luta pelo socialismo como alternativa» foi o tema do debate que encheu, ao início da tarde de sábado, 12, um auditório de uma unidade hoteleira em Lisboa.

Grupo Parlamentar com nova direcção

A deputada Paula Santos, eleita nas listas da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal, assumirá, na próxima legislatura, a presidência do Grupo...

Vamos ao Campo Pequeno!

O comício de aniversário do PCP agendado para domingo, 6 de Março, no Campo Pequeno, em Lisboa, culmina as...

Luta das mulheres foi e é central

A Organização Concelhia do Barreiro do PCP promoveu, sábado, 12, na Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense, o debate «A luta das mulheres...

Sementes de futuro

Mais de 70 pessoas participaram, domingo, no arranque da jornada de sementeira, que decorre até sábado e tem como...
Trabalhadores

Exigidas medidas urgentes

A CGTP-IN entregou na segunda-feira, dia 14, ao primeiro-ministro, um documento intitulado «Medidas urgentes», com uma síntese das prioridades...

Greve na RL

Os trabalhadores da Rodoviária de Lisboa, do Grupo Barraqueiro, agendaram para o dia 4 de Março uma greve de 24 horas e uma concentração no...

Fórum sindical na Covilhã

Sob o lema «O Interior tem futuro», a União dos Sindicatos de Castelo Branco promoveu, no dia 8, no Auditório...

Misericórdias em greve no dia 4

«Perante a recusa sistemática de aumentos salariais» por parte da União das Misericórdias Portuguesas e da generalidade das instituições, a...

Terça-feira de Carnaval é feriado

A terça-feira de Carnaval consta como feriado obrigatório na contratação colectiva da hotelaria e restauração, alertou o Sindicato da...

GALP generosa para os accionistas

O aumento das margens de lucro nos combustíveis vendidos em 2020 e 2021, conjugado com uma recuperação do mercado neste último ano, contribuiu...
Nacional

CPPC quer colocar Portugal firmemente do lado da paz

O CPPC lançou, faz hoje uma semana, uma petição reclamando a adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares. Para além de um «imperativo moral», trata-se de um «desígnio constitucional», defende.

Lisboa aprova proposta do PCP para transporte escolar

Por iniciativa dos vereadores do PCP, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, no dia 9 de Fevereiro, a criação pela Carris de um serviço dedicado ao transporte escolar. A proposta consta do Programa Eleitoral da CDU.

PNR 2030 exclui Agricultura Familiar

A Confederação Nacional da Agricultura, em comunicado divulgado no passado dia 11, repudia a discriminação de que é alvo ao ser excluída do...

Beja marcha em defesa do SNS

Uma marcha em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai acontecer, no dia 26 de Fevereiro, na cidade de Beja, para exigir a contratação de...
Europa

Promessas de milhões entre golpes e ingerências

Decorre hoje e amanhã, em Bruxelas, uma cimeira entre a União Europeia e a União Africana, prevista para 2020 mas entretanto adiada devido à COVID-19. Concorrer com a influência chinesa em África parece ser uma das motivações centrais da UE.

Internacional

Venezuela evocou 4 de Fevereiro de 1992

O presidente da Venezuela destacou o carácter popular e o impacto no despertar da consciência nacional da falhada rebelião militar liderada por Hugo Chávez em 4 de Fevereiro de 1992.

Temas
Argumentos
Músicas

João de Freitas Branco

Há vidas que se celebram muito para além do tempo que tenham podido durar. Por isso faz tanto sentido assinalar o centenário do nascimento de...
Cinema

A teia do mundo

A transmissão na RTP da mini-série 1936 - O Ano da Morte de Ricardo Reis, realizada por João Botelho, está...
TVisto

Som de tambores

Foi no passado domingo, à hora dos mais importantes telenoticiários do dia, que a televisão nos informou (é certo que apenas de modo indirecto...
Memória
Sugestões da semana

Sugestões da semana

Ar livre Passeio de bicicleta BTT, conhecer paisagens únicas de Sesimbra, com início no Parque da Maçã e final no Espaço Interpretativo da...
Aconteceu

Contra a seca no Litoral Alentejano

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), Vítor Proença, está preocupado com os efeitos da seca na agricultura e...

Reuniões e iniciativas

Artigo de acesso livre

Jerónimo de Sousa Secretário-Geral do PCP ____________________   Sábado – 19 de Fevereiro...

A semana em resumo

Frases

"É importante encontrar o tom certo para combater os nostálgicos do fascismo e os que continuam...