Quad é instrumento de hegemonia dos EUA
O governo chinês classificou o denominado Diálogo de Segurança Quadrilateral (Quad) como um instrumento para travar e cercar a China e procurar manter o domínio norte-americano na região Ásia-Pacífico e no mundo.
Pequim considera que o chamado grupo Quad, uma aliança formada pelos Estados Unidos da América, Japão, Índia e Austrália, é essencialmente «uma ferramenta para conter e sitiar a China e manter a hegemonia dos EUA».
Em Pequim, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Zhao Lijian, afirmou que o objectivo do Quad é «avivar a confrontação e minar a solidariedade e a cooperação internacionais». O diplomata instou os quatro países integrantes a abandonar «a mentalidade antiquada da Guerra Fria» e a mudar a abordagem em relação à China. «Como a Guerra Fria terminou há muito tempo, o intento de forjar uma suposta aliança para conter a China não tem fundamento e não leva a nenhum lado», frisou. Na mesma linha, pediu ao grupo para «corrigir o enfoque errado de confrontação de blocos e jogos geopolíticos e contribuir para a paz e a estabilidade na [região] Ásia-Pacífico».
Os comentários do alto funcionário chinês foram feitos depois de os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do Quad se terem reunido, no dia 11, em Melbourne, na Austrália.
No decorrer desse encontro multilateral, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, voltou a insistir na estafada – e carente de fundamentação prática – tese da «agressividade» chinesa. Segundo Zhao Lijian, «a razão pela qual os EUA jogam com a alegada “ameaça chinesa” é porque pretendem desacreditar, reprimir e travar o desenvolvimento da China».
A propósito das afirmações de Blinken na Austrália, enfatizou que os comentários feitos por governantes dos EUA «estão completamente ultrapassados e cheios de mentiras políticas». E acusou Washington de usar o grupo Quad também para obrigar outros países a aceitar «os padrões» daquilo que os EUA entendem por «democracia».