Lisboa aprova proposta do PCP para transporte escolar
Por iniciativa dos vereadores do PCP, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, no dia 9 de Fevereiro, a criação pela Carris de um serviço dedicado ao transporte escolar. A proposta consta do Programa Eleitoral da CDU.
Mobilidade mais sustentável e menos poluente
Aprovada por unanimidade, a proposta prevê que se inicie de imediato o estudo para a criação deste serviço, «com recursos dedicados e/ou potenciando a integração de serviços existentes, em articulação com os agrupamentos escolares da cidade».
Em Setembro de 2022 deverá ser implementado um projecto piloto que inclua estabelecimentos de ensino de, pelo menos, dois agrupamentos de escolas da cidade.
«Trata-se de garantir que a deslocação regular casa-escola e escola-casa de milhares de crianças e jovens da cidade possa ser assegurado com recurso ao transporte público, substituindo o transporte individual», refere a proposta apresentada pelo PCP, onde se afirma que «os transportes públicos assumem uma importância central na promoção de uma mobilidade mais sustentável e menos poluente, contribuindo para um menor volume de emissões de gases e partículas para a atmosfera».
Com um impacto positivo no apoio às famílias, esta proposta prevê ainda o estudo das sinergias entre o serviço de transporte escolar a criar e «serviços de mobilidade de proximidade e de bairro», assim como a possibilidade de serem criados circuitos especiais de transporte para a educação inclusiva.