Actual
Alcatrão, o sujo alcatrão
Actual
Cavaco a cores
Actual
Unidades
A talhe de foice
Pulguedo
PCP
Trabalho escravo: surpresa ou cumplicidade?
Artigo de acesso livre
A 29 de novembro de 2012 o PCP questionava o governo PSD/CDS de Passos e Portas, especificamente os ministérios da Economia e do Emprego, da Administração Interna e da Solidariedade e da Segurança Social, sobre a situação dos trabalhadores agrícolas imigrantes no distrito de Beja.
Crónica Internacional
Colômbia insubmissa
«Em Loures estruturámos ideias, sabemos o que estamos a fazer e onde queremos chegar»
Quase a terminar o segundo mandato, a gestão CDU na Câmara Municipal de Loures (CML) é exemplo de trabalho em prol de um concelho melhor para viver e trabalhar, determinação que se projecta no futuro próximo e que nem a epidemia travou, sublinhou o presidente da autarquia Bernardino Soares em entrevista ao Avante!.
Projecto consolidado em Sobral de Monte Agraço
Desde 1979 e com o projecto da CDU, o concelho de Sobral de Monte Agraço prosseguiu um caminho de desenvolvimento integrado e sustentável, gerador da melhoria da qualidade de vida. Uma obra imensa, desde a infra-estruturação do concelho à construção de equipamentos culturais e desportivos, passando pela valorização do serviço público e fixação da população.
O trabalho, a honestidade e a competência têm hora marcada para voltar a Almada
Mais de 600 pessoas participaram, sexta-feira, 30, na apresentação pública de Maria das Dores Meira como candidata à presidência da Câmara Municipal de Almada (CMA). A CDU avançou com um programa ambicioso para o concelho.
Candidatos pelo Porto
DIA HISTÓRICO NA LUTA QUE CONTINUA
As comemorações do Centenário do PCP, e em particular as múltiplas acções realizadas na semana que culminou no próprio dia 6 de Março, constituem desde já um dos momentos marcantes da história do PCP e da sua luta pelos direitos dos trabalhadores e do povo, pela liberdade, a democracia e o socialismo: pelo significado da data, pelo alcance que tiveram, pela determinação e confiança que delas emanou, num momento tão difícil como aquele que o País e o mundo atravessam.
Este suplemento faz o seu registo e afirmação para o futuro
Forte apoio no 1.º de Maio às exigências da CGTP-IN
Artigo de acesso livre
Na actual situação «as reivindicações da CGTP-IN não só não perderam actualidade como assumem maior urgência e importância, dimensão e centralidade», salientou Isabel Camarinha, Secretária-geral da confederação, ao intervir perante milhares de pessoas, na Alameda D. Afonso Henriques.
PCP saudou «Maio de esperança»
Em greve no 1.º de Maio
Novos ataques da UE com resposta de luta
A luta, o Partido e o futuro em destaque na assembleia dos comunistas do Porto
A 13.ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, realizada no domingo, 2, traçou as linhas de acção para os próximos anos, elegeu uma nova direcção e aprovou um Plano de Desenvolvimento Regional, que cabe aos trabalhadores e às populações concretizar com a sua mobilização e empenho.
Valorizar os salários e o emprego em vez de ceder ao grande capital
«Salários e emprego são duas questões centrais para assegurar condições de vida dignas a quem trabalha», sublinhou Jerónimo de Sousa numa sessão realizada dia 27, em Setúbal.
Campanha Nacional de Fundos avança com redobrado fulgor
Aproxima-se do fim a Campanha Nacional de Fundos – O Futuro tem Partido, inserida nas comemorações do Centenário do PCP. Para garantir a continuidade do êxito até agora consumado, esta é a hora de ir à conversa com todos aqueles que ainda não foram abordados.
Por direitos e dignidade em Odemira e no País
É aos Governos do PS, PSD e CDS e à sua política de promoção de agravamento da exploração da força de trabalho que devem ser assacadas responsabilidades pela situação em Odemira, que há muito vem sendo denunciada pelo PCP.
PCP promove jornadas contra exploração e submissão
A propósito da chamada Cimeira Social, que se realiza no Porto amanhã e sábado, o PCP promove uma jornada em defesa do emprego e dos direitos, contra a exploração e as imposições da União Europeia.
Podcast Quintas do Avante! arranca hoje
Delírios e provocações
Controlo público é solução para o Novo Banco
Na Administração Pública recrudesce a luta
A Frente Comum de Sindicatos anunciou que a luta convocada para dia 20 incluirá greve de 24 horas. Hoje a Fenprof realiza uma concentração junto do Conselho de Ministros, a repetir até ao fim do mês.
Greves na DS Smith e na Otis
Pelo direito de Portugal a decidir do seu futuro sem tutelas nem amarras
O Parlamento chumbou o projecto de resolução apresentado pelo PCP sobre o Programa de Estabilidade, onde são rejeitadas as opções do Governo assentes na submissão à União Europeia e ao euro e afirmada a necessidade de uma política alternativa.
Resposta de fundo aos problemas da epidemia passa pela vacinação e pelos apoios sociais
A vacinação tem de estar no «topo das prioridades» da resposta ao problema sanitário colocado pela epidemia, insiste o PCP, para quem é também «absolutamente essencial» que as medidas de apoio social sejam efectivadas em toda a sua extensão.
Eliminar injustiças na carreira de técnicos de diagnóstico e terapêutica
Estudantes do Ensino Superior em jornada de luta nacional
Estudantes por todo o País estiveram, no dia 28, em luta contra as propinas, por um ensino democrático, gratuito e de qualidade, e pela resolução de outros problemas estruturais do Ensino Superior (ES).
URAP em defesa da liberdade e da democracia
PCP contra «certificado digital COVID-19»
O Parlamento Europeu (PE) aprovou a proposta de «Certificado Digital COVID-19», com a oposição e o voto contrário dos deputados do PCP, que desconfiam da sua eficácia e temem a utilização indevida de dados pessoais.
Sobre a Cimeira dita «Social»...
Começa amanhã, no Porto, a Cimeira dita Social, que se prolongará até sábado, com a realização de uma reunião informal do Conselho Europeu. Trata-se do momento mais projectado e mediatizado pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Gastos militares aumentam em ano de pandemia
Povo da Colômbia em luta, Iván Duque reprime e recua
Desde 28 de Abril, começo de uma greve nacional, centenas de milhares de colombianos protestam contra as políticas neoliberais. Num balanço provisório, a brutal repressão levada já provocou mais de 27 mortos, 124 feridos e centenas de detidos.