PCP promove jornadas contra exploração e submissão

A propósito da chamada Cimeira Social, que se realiza no Porto amanhã e sábado, o PCP promove uma jornada em defesa do emprego e dos direitos, contra a exploração e as imposições da União Europeia.

As intenções da Cimeira colidem com os interesses dos trabalhadores

Esta acção do PCP, com forte expressão a Norte, começou anteontem ao final da tarde, numa sessão pública em Lisboa sobre O trabalho e os trabalhadores: Garantir os direitos – combater a exploração e a manipulação, na qual participou Jerónimo de Sousa. Nas suas intervenções, o Secretário-geral do Partido garantiu que o desenvolvimento científico e técnico que marca o nosso tempo cria condições inéditas para «responder às necessidades humanas e à sua harmonização com a natureza», mas que o capitalismo o utiliza para «agravar a exploração e predar recursos».

Em destaque nas várias intervenções estiveram temas como a generalização do teletrabalho, as plataformas digitais («a exploração não é nova, só a ferramenta», afirmou-se), o aumento das desigualdades e o agravamento da precariedade. João Ferreira, da Comissão Política e deputado no Parlamento Europeu, referiu-se ao Pilar dos Direitos Sociais da União Europeia, que oculta por trás de belas palavras e declarações de intenção o nivelamento por baixo de salários e direitos. O Livro Verde do Futuro do Trabalho, proposto pelo Governo, aponta no mesmo sentido.

Vários oradores – quadros do Partido e do movimento sindical unitário – alertaram para as falsas soluções propostas por UE e Governo, reafirmando que nem a residência do trabalhador pode alguma vez ser considerada uma extensão da empresa nem as plataformas digitais poderão estar acima da lei no que respeita ao cumprimento dos direitos dos trabalhadores.

Amplo programa

Do programa da jornada constam dezenas de outras iniciativas, centradas nos distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Participam, para além de Jerónimo de Sousa e João Ferreira, a deputada do PCP no Parlamento Europeu Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, do Comité Central.

Amanhã, sexta-feira, às 15 horas, Jerónimo de Sousa e João Ferreira participam na conferência Direitos Sociais e trabalho com direitos, no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto. Para sábado à mesma hora está marcada a manifestação nacional da CGTP-IN, com início na Praça do Marquês, no Porto.

A programação completa poderá ser consultada na Agenda desta edição.





Mais artigos de: PCP

Campanha Nacional de Fundos avança com redobrado fulgor

Aproxima-se do fim a Campanha Nacional de Fundos – O Futuro tem Partido, inserida nas comemorações do Centenário do PCP. Para garantir a continuidade do êxito até agora consumado, esta é a hora de ir à conversa com todos aqueles que ainda não foram abordados.

Por direitos e dignidade em Odemira e no País

É aos Governos do PS, PSD e CDS e à sua política de promoção de agravamento da exploração da força de trabalho que devem ser assacadas responsabilidades pela situação em Odemira, que há muito vem sendo denunciada pelo PCP.

Podcast Quintas do Avante! arranca hoje

É hoje disponibilizado o primeiro episódio do podcast Quintas do Avante!, com a encenadora Luísa Pinto. Num tempo em que a cultura está fortemente constrangida, pretende-se dar voz aos artistas, às gentes da literatura, do teatro, da música, do cinema e de outras manifestações artísticas:...

Delírios e provocações

As comemorações populares do 47.º aniversário da Revolução de Abril foram mais uma prova de quão funda é a identificação do povo português com os seus valores. Se há um ano houve quem tivesse apostado – para diminuir o que Abril representa – no destilar de ódio em torno da sessão solene na Assembleia da República e do...

Controlo público é solução para o Novo Banco

O PCP reagiu, anteontem, à divulgação das principais conclusões do relatório da auditoria do Tribunal de Contas ao financiamento público do Novo Banco, onde é confirmado «aquilo que o PCP tem denunciado: tanto a resolução do BES, decidida pelo governo PSD/CDS, como a privatização do Novo Banco, decidida pelo Governo PS,...