Editorial
Opinião
Actual

Confissão de Tavares

Rui Tavares em linha com o seu dogmatismo europeísta e truncagem argumentativa, dedicou-se a zurzir nos marxistas. Assinale-se a...
Actual

Uma morte anunciada

Uma senhora morreu na semana passada na freguesia de Troviscal, concelho da Sertã. A morte foi notícia porque o marido da...
Actual

A questão é transformá-lo!

Desta vez foi a insuspeita Cáritas a afirmá-lo com clareza no relatório «Os jovens na Europa precisam de um...
Crónica Internacional

Doutrina obscena

O discurso de Rex Tillerson na Universidade do Texas na véspera de embarcar para o primeiro périplo pela América Latina e...
PCP

Grandes exigências maior determinação

Es­tamos prestes a ini­ciar as co­me­mo­ra­ções do 97.º ani­ver­sário do Par­tido. Uma parte sig­ni­fi­ca­tiva da longa vida do Par­tido foi vi­vida em es­treita li­gação à classe ope­rária, aos tra­ba­lha­dores, ao nosso povo, a en­con­trar res­postas e a abrir os ca­mi­nhos, num com­bate sem tré­guas que ha­veria de con­duzir à Re­vo­lução de Abril, prestes a co­me­morar os seus 44 anos.

A talhe de foice

Bater à porta

Descendo uma escada e a passear em claustros como se estivesse na passerelle, Assunção Cristas foi apresentada numa longa...
Em Foco

Interpretar o mundo para melhor o transformar

MAR­XISMO-LE­NI­NISMO A con­fe­rência do PCP co­me­mo­ra­tiva do II cen­te­nário do nas­ci­mento de Karl Marx, re­a­li­zada no sá­bado e do­mingo no salão da Voz do Ope­rário, em Lisboa, cons­ti­tuiu um mo­mento alto de re­flexão sobre o mundo con­tem­po­râneo e os ca­mi­nhos para a sua trans­for­mação.

Jerónimo de Sousa reafirma actualidade do legado de Karl Marx

ABER­TURA In­ter­vindo na aber­tura da Con­fe­rência, Je­ró­nimo de Sousa des­tacou o le­gado re­vo­lu­ci­o­nário de Karl Marx e a sua im­por­tância para a luta do pre­sente pela de­mo­cracia e o so­ci­a­lismo. Pu­bli­camos ex­tractos dessa in­ter­venção.

A luta de classes continua a ser o motor da História

OR­GA­NIZAÇÃO SO­CIAL As classes so­ciais, a luta de classes e as ali­anças so­ciais e po­lí­ticas nas vá­rias fases e etapas da luta pela trans­for­mação so­cial foram temas em des­taque na tarde de sá­bado.

Instrumentos e objectivos para a transformação do mundo

POLÍTICA A luta pelo so­ci­a­lismo, as fases e etapas da luta re­vo­lu­ci­o­nária, o Par­tido de classe, o es­paço na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal da luta de classes foram temas re­al­çados na fase final da con­fe­rência.

Ideologia é expressão da base material da sociedade

FI­LO­SOFIA E CUL­TURA No do­mingo de manhã, quatro ora­dores de­bru­çaram-se sobre ques­tões pre­sentes na luta po­lí­tica ac­tual, como a edu­cação e a cul­tura, e também sobre ques­tões fi­lo­só­ficas re­le­vantes.

Estudo e aplicação de Marx reforçam a luta e o Partido

LE­GADO No do­mingo ao final da tarde, no fecho da con­fe­rência, des­tacou-se o im­por­tante le­gado de Marx e En­gels, que nor­teia e re­força a acção trans­for­ma­dora que os co­mu­nistas por­tu­gueses levam a cabo.

Difusor do Marxismo

A divulgação, em Portugal, do pensamento de Marx e Engels deve muito à Editorial Avante!. Como se podia verificar na...
PCP

PCP comemora 97 anos apontando ao seu reforço

PAR­TIDO O co­mício do pró­ximo sá­bado, 3, em Lisboa, e o al­moço do dia se­guinte, no Seixal, ambos com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa, abrem o pro­grama cen­tral de co­me­mo­ra­ções do 97.º ani­ver­sário do PCP.

<i>O Militante</i> destaca luta pela alternativa

PU­BLICAÇÃO Está à venda a partir de hoje O Mi­li­tante n.º 353, re­la­tivo aos meses de Março e Abril. Na capa ins­creve-se a di­visa «Para uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda – Dar mais força ao PCP!».

Dominação e participação

Os últimos dias tornaram clara a duplicidade com que alguns entendem a independência da comunicação social e os...
Trabalhadores

Grande jornada deu força <br>à luta pelos CTT públicos

COR­REIOS No dia 23, os tra­ba­lha­dores dos CTT fi­zeram greve e em Lisboa re­a­lizou-se uma ma­ni­fes­tação a que se jun­taram utentes e eleitos de au­tar­quias lo­cais, todos exi­gindo a re­versão da pri­va­ti­zação.

Manpower e MEO vão ter luta <br>ainda mais dura

SUB­CON­TRATAÇÃO Os tra­ba­lha­dores em im­por­tantes áreas da MEO, con­tra­tados através da Man­power­Group So­lu­tions, exigem me­lhores sa­lá­rios e vín­culo à em­presa para que efec­ti­va­mente tra­ba­lham.

Março de luta na indústria <br>começa com desfile nacional

REI­VIN­DICAÇÃO Pelo au­mento dos sa­lá­rios, por ho­rá­rios de tra­balho hu­ma­ni­zados, por me­lhores con­di­ções la­bo­rais, pelo com­bate eficaz à pre­ca­ri­e­dade, a Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN pro­move ac­ções ao longo do mês.

Enfermeiros marcam greve <br>para 22 e 23 de Março

AVANÇO O Mi­nis­tério da Saúde «não con­cre­tiza com­pro­missos as­su­midos, não re­solve actuais pro­blemas, agra­vando-os, e cria novos pro­blemas», pro­testou o Sin­di­cato dos En­fer­meiros Por­tu­gueses.

Aumentos salariais na EVA

«Perante a greve anunciada para 23 e 26 de Fevereiro, a administração da EVA Transportes, do Grupo Barraqueiro,...

Greves em escolas

Para protestar contra a falta de pessoal e a degradação das instalações, o Sindicato da Função...

Professores mobilizam-se

Prossegue o esclarecimento e mobilização dos professores para a greve nacional, a 13 a 16 de...
Assembleia da República
Nacional

Município do Seixal conquista melhor programação cultural

RE­CO­NHE­CI­MENTO A So­ci­e­dade Por­tu­guesa de Au­tores (SPA) atri­buiu à Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal o «Prémio de Me­lhor Pro­gra­mação Cul­tural Au­tár­quica 2017». O ga­lardão será en­tregue no pró­ximo dia 20 de Março.

Europa

TJUE considera prevenções como trabalho efectivo

TEMPO DE TRA­BALHO O Tri­bunal de Jus­tiça da União Eu­ro­peia (TJUE) es­cla­rece que o tempo de pre­venção de um tra­ba­lhador no do­mi­cílio, deve ser con­si­de­rado «tempo de tra­balho».

Ainda o orçamento da UE

Longe vão os tempos em que o orçamento da CEE era direccionado maioritariamente para a chamada...
Internacional

No Brasil de Temer militares ganham força

MI­LI­TA­RIZAÇÃO Re­força-se a ali­ança entre Mi­chel Temer e os ge­ne­rais. São disso si­nais claros a mi­li­ta­ri­zação do Rio de Ja­neiro, a cri­ação do Mi­nis­tério da Se­gu­rança Pú­blica e a no­me­ação de um ge­neral para a De­fesa.

Terroristas violam cessar-fogo na Síria

GUERRA Di­plo­matas sí­rios e russos de­nun­ci­aram, na ONU, os crimes co­me­tidos na Síria por ter­ro­ristas ar­mados pelo Oci­dente. Esses bandos, nestes dias, atacam civis e vi­olam o cessar-fogo em Goutha Ori­ental.

Argumentos
TVisto

Mas as crianças, senhores?

É sabido que a guerra na Síria está longe de terminar, e é igualmente sabido que não terminará...
Memória
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Sábado – 3 de...

A semana em resumo

Frases

“O capitalismo popular à lá Thatcher não volta.” (Paulo...