Arranca em todo o País campanha pela valorização dos trabalhadores

Arrancou na terça-feira, 27, a campanha nacional «Valorizar os Trabalhadores. Mais Força ao PCP», lançada uma semana antes na sessão pública da Casa do Alentejo, que o Avante! reportou de forma aprofundada na sua última edição. O arranque da campanha constou numa jornada de contacto com os trabalhadores em mais de 130 empresas e locais de trabalho em todo o País.

Estes contactos são suportados num folheto onde se reafirma as exigências centrais do PCP nesta campanha: aumento geral dos salários; redução do horário de trabalho; combate à precariedade e respeito e valorização dos direitos; melhoria das condições de trabalho; revogação das normas gravosas da legislação laboral.

No folheto traça-se um panorama da realidade laboral no País: 59,6 por cento dos trabalhadores por conta de outrem recebem menos de 818 euros e mais de 700 mil auferem vencimentos inferiores a 600 euros; os 10 por cento mais ricos detêm cerca de 53 por cento da riqueza; 1,2 milhões de trabalhadores têm vínculos precários; 51 por cento trabalham ainda mais de 40 horas semanais.

O PCP realça que «não há transformações nem conquistas de direitos económicos, sociais e políticos sem a luta dos trabalhadores» e sublinha a necessidade da participação na luta reivindicativa nos locais de trabalho e nas grandes jornadas de luta, desde logo no 1.º de Maio. No folheto apresenta-se ainda eixos centrais da política patriótica e de esquerda, ao serviço dos trabalhadores, do povo e do País.

 



Mais artigos de: PCP

PCP comemora 97 anos apontando ao seu reforço

PARTIDO O comício do próximo sábado, 3, em Lisboa, e o almoço do dia seguinte, no Seixal, ambos com a participação de Jerónimo de Sousa, abrem o programa central de comemorações do 97.º aniversário do PCP.

<i>O Militante</i> destaca luta pela alternativa

PUBLICAÇÃO Está à venda a partir de hoje O Militante n.º 353, relativo aos meses de Março e Abril. Na capa inscreve-se a divisa «Para uma alternativa patriótica e de esquerda – Dar mais força ao PCP!».

Encontro do PCP sobre «Educação em Portugal»

O Encontro Nacional do PCP sobre «Educação em Portugal», que se realiza no dia 17 de Março, entre as 10h30 e as 18 horas, no auditório principal (edifício C5) da Faculdade de Ciências de Lisboa, conta com a participação de Jerónimo de Sousa....

Festa do Avante! de 2018 já tem EP

Estão já distribuídas pelas organizações do Partido em todo o País as Entradas Permanentes (EP) para a Festa do Avante!, que este ano se realiza nos dias 7, 8 e 9 de Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal. Mais do que um «bilhete» que...

Dominação e participação

Os últimos dias tornaram clara a duplicidade com que alguns entendem a independência da comunicação social e os direitos políticos de patrões e trabalhadores. No último dia do congresso do PSD, entrou triunfante Francisco Pinto Balsemão, que tinha lugar reservado na...