Reformados manifestam-se em Espanha contra roubo nas pensões

Milhares de pensionistas manifestaram-se, dia 22, em mais de 40 localidades de Espanha em defesa do sistema público de pensões e por aumentos dignos das prestações.

A jornada, convocada pela plataforma «Maré Pensionista» e apoiada pelas principais centrais sindicais, culminou com uma grande concentração em Madrid, frente ao Congresso dos Deputados, onde os manifestantes foram saudados por deputados de vários grupos políticos.

Porém, foi no País Basco que os protestos atingiram maiores dimensões, estimando-se que cerca de 35 mil pessoas tenham desfilado nas principais cidades, com destaque para Bilbau.

Na capital de Espanha, os manifestantes entregaram no parlamento um documento reivindicativo em que expressam o seu descontentamento com a actualização das pensões em apenas 0,25 por cento, reclamam a recuperação do poder de compra, mediante aumentos que cubram a inflação e a eliminação do factor de sustentabilidade, que irá aplicar-se aos futuros pensionistas a partir de 2019, reduzindo sensivelmente o valor das pensões.

Até à reforma do sistema de pensões operada, em 2013, pelo governo de Mariano Rajoy, a actualização das pensões estava indexada ao Índice de Preços ao Consumido (IPC), o que garantia a manutenção do valor real das prestações.

O novo sistema passou a actualizar as pensões em função da saúde financeira da Segurança Social, através de uma complexa fórmula que pondera as receitas e as despesas num período de 11 anos, com a salvaguarda de um aumento mínimo anual de 0,25 por cento e um máximo de meio ponto percentual acima do IPC.

Na prática, as novas regras tornam quase impossível aumentos acima do limite mínimo, como aliás sucede desde 2014, provocando uma desvalorização contínua das pensões.




Mais artigos de: Europa

Controladores lançam campanha em defesa do direito à greve

Duas federações de controladores aéreos europeus lançaram, dia 22, em Bruxelas, uma campanha pelo direito à greve, em protesto contra a intenção da Comissão Europeia de restringir este direito fundamental. A Coordenação dos Sindicatos Europeus dos...

Ainda o orçamento da UE

Longe vão os tempos em que o orçamento da CEE era direccionado maioritariamente para a chamada Política Agrícola Comum, a PAC, cujo objectivo primordial era aumentar a capacidade produtiva das principais potências capitalistas europeias. Alcançado tal...