Município do Seixal conquista melhor programação cultural
RECONHECIMENTO A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) atribuiu à Câmara Municipal do Seixal o «Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica 2017». O galardão será entregue no próximo dia 20 de Março.
Políticas culturais assentes nos valores de Abril
A cerimónia, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, tem transmissão directa na RTP 2.
No dia 19 de Fevereiro, a CDU apresentou na Assembleia Municipal do Seixal uma saudação pelo prémio conquistado. «O Poder Local Democrático no município do Seixal tem, ao longo dos seus 44 anos, desenvolvido políticas culturais assentes nos valores de Abril, da democracia, liberdade, fraternidade e igualdade» e «um trabalho notável de oferta cultural e artística, reconhecido em Portugal e internacionalmente».
Entre tantos outros projectos e eventos culturais, destaca-se o Festival Internacional Seixal Jazz, as festas populares do concelho, Março Jovem, Mostra Cultural Associativa, Aldeia Natal do Seixal, Encontro Intercultural Saberes e Sabores, Seixal Graffiti, Drive in Art, Canta, Aescolamexe, Festival de Teatro, «Dar de Volta», «Vitória Vitória…Não acabou a história», «Dá-me Música», «Autores da Nossa Terra», e «Noite na Biblioteca».
Presente e futuro
Na saudação dá-se ainda conta do «investimento na cultura» no mandato 2017-2021, nomeadamente com a construção de um novo Centro de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil (CAMAJ), em Amora; o lançamento do Festival de Street Art Seixal; o apoio aos jovens artistas, através da dinamização do espaço ArteJovem; o início da construção do Centro Internacional de Medalha Contemporânea na Quinta da Fidalga, em Arrentela.
Contemplado está também a construção de um Centro de Interpretação Patrimonial e Ambiental no Parque Urbano de Miratejo, valorizando o monumento nacional da Olaria Romana do Brasileiro-Rouxinol; o lançamento do concurso para a construção do Centro Cultural de Amora, na Cruz de Pau; e o desenvolvimento da componente oficinal do Projecto Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.
A autarquia espera ainda concretizar a abertura e dinamização da oficina colectiva Armazém 56-ArteSx na Mundet, para artistas e artesãos do concelho; a centralização do acervo cultural e patrimonial do município do Seixal, através de uma nova fase de requalificação do património edificado na Mundet; a conservação do património dos vários núcleos do Ecomuseu, bem como das embarcações tradicionais; intervenções de reabilitação e novos usos na antiga fábrica da Mundet.
Água de excelência
Na Assembleia Municipal do Seixal foi ainda aprovada a saudação «Água de excelência no concelho do Seixal», apresentada pela CDU. Em causa esteve o facto de a autarquia ter ganho, uma vez mais, a certificação «Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano», uma distinção relativa ao ano de 2017, que resulta de uma rigorosa avaliação realizada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
De acordo com dados da ERSAR, em 2016 a Câmara Municipal do Seixal realizou 3627 análises à qualidade da água, mais do que as obrigatórias por lei (3603), sendo que 99,6 por cento das mesmas estavam em cumprimento com os parâmetros exigidos.