Editorial

CDU É DE CONFIANÇA

A pouco mais de uma semana do limite do prazo para a apresentação das listas de candidatos às eleições...
Opinião
A talhe de foice

O galheteiro

A «coligação PAF» insiste em passar pelos pingos das décimas para levar a ideia de que «o desemprego...
Crónica Internacional

Não ao TTIP

A evolução da situação internacional, que continua marcada pela crise estrutural do capitalismo, coloca em...
Actual

Descubra as diferenças

Para além do que já se conhecia sobre as semelhanças, nos objectivos e na acção, dos três partidos...
Actual

A política da terra queimada

Natal em Dezembro, chuva em Abril, calor no Verão, frio no Inverno. Há anos, há demasiados anos, que à...
Actual

Os citadores

O movimento comunista sempre foi atreito a uma praga que, não lhe sendo própria, aqui provoca estragos particularmente graves....
PCP

Burla gigantesca em curso

Está em curso uma gigantesca burla política, concretizada pelos banqueiros, outros grandes capitalistas e todos aqueles que têm arrecadado o resultado dos roubos e da exploração feitos aos trabalhadores, reformados e pensionistas, aos micro e pequenos empresários. A vítima é o povo português. Quem dá a cara por este autêntico crime são os dirigentes dos partidos da política de direita PS, PSD e CDS.

Em Foco

Defender, reforçar<br>e efectivar direitos universais

«Assegurar o bem-estar e a qualidade de vida» inscreve-se no Programa com que o PCP se apresenta, no quadro da Coligação Democrática Unitária – PCP- PEV, às legislativas agendadas para o próximo dia 4 de Outubro. O propósito decorre dos objectivos e eixos centrais definidos como estruturantes de uma política patriótica e de esquerda, dos quais se destaca «um Estado ao serviço do povo, que efective direitos sociais» e «uma administração e serviços públicos ao serviço do País».

Agosto com greves

Termina hoje uma primeira série de greves de enfermeiros, no quadro de uma quinzena de luta pela revisão salarial e pela valorização da profissão. Começa uma greve de dois dias no SEF e está decidido fazer greve nos empreendimentos turísticos Montebelo. Estas juntam-se a outras lutas que preenchem um mês de Agosto em que Governo e patrões não dão descanso aos trabalhadores.

Legislativas

CDU presta contas em Évora

O deputado João Oliveira realizou no dia 29 de Julho uma conferência de imprensa, na qual fez o balanço do mandato 2012-2015 como eleito na Assembleia da República pelo círculo de Évora.

Novas políticas para o mar

Paula Decq Mota, candidata da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores, defendeu, em conferência de imprensa realizada no dia 6, na cidade da Horta, a necessidade de políticas diferentes para o mar.

Unidade em torno da CDU

Na Festa da Unidade, Jorge Machado, cabeça de lista pelo distrito do Porto, salientou que o projecto da CDU é o único capaz de uma resposta realista e necessária aos desafios que o País e a região enfrentam.

CDU cresce em Braga

A décima edição consecutiva da Festa da Fraternidade, nas Taipas, no concelho de...

Projecto colectivo em Beja

A CDU divulgou a lista completa dos seus candidatos pelo círculo eleitoral de Beja, encabeçada por João Ramos, 42 anos,...

Breves

Contacto com trabalhadoresManuel Rocha, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra, acompanhado por activistas da...

Apoiamos a CDU

Alexandra Cruz Correia – membro da CT da TAP   Carlos Curto – actor do TAS   Fernando Sousa – presidente da...
PCP

Realidade chamusca Governo

«Incapaz de reconhecer que falhou em toda a linha na política florestal e nas medidas de prevenção aos fogos florestais, o Governo procura apresentar como boa uma situação que a realidade desmente», acusa o PCP.

Desastre na produção nacional

O sector do leite e dos lacticínios em Portugal, à semelhança do que acontece em vários países da União Europeia (UE), atravessa grandes dificuldades em consequência dos «acordos» desastrosos que levaram à liquidação, a partir de 1 de Abril de 2015, do sistema das «quotas leiteiras», alerta o PCP.

CT renovado

Após obras de requalificação, no dia 8 realizou-se a inauguração do Centro de...
Trabalhadores

Governo desmentido

Primeiro, o Instituto Nacional de Estatística mostrou a destruição de postos de trabalho e a persistência do desemprego. No dia seguinte, o Fundo Monetário Internacional fez o retrato do desastre e insistiu na política que o provocou.

Travar a municipalização

As providências cautelares já aceites impedem que os contratos da municipalização da educação avancem em Sousel, no Crato, em Oliveira de Azeméis e em Matosinhos.

Hotelaria

Em Aveiro, no dia 7, sexta-feira, o Sindicato da Hotelaria do Centro levou a cabo uma acção de esclarecimento e...

E as minas?

A saída de pessoal das Minas da Panasqueira – que a multinacional japonesa Sojitz Beralt Tin &...

Tivoli e GES

As consequências do colapso do Grupo Espírito Santo nos Hotéis Tivoli estão a recair sobre os trabalhadores, quer...

Triumph sai

Na AR e no Parlamento Europeu, os deputados do PCP apresentaram perguntas sobre a instabilidade criada pela administração da...

Soares da Costa pagou

A construtora Soares da Costa pagou anteontem, dia 11, os salários de Julho e os subsídios de férias que estavam em...
Assembleia da República

Subtrair mais recursos<br>às autarquias

Um dos pontos negros que marca o final da Legislatura é a aprovação pela maioria PSD/CDS-P de uma alteração ao regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais.

Devolver às populações<br>o que é seu

O Grupo Parlamentar do PCP reiterou o compromisso – entretanto já materializado no programa eleitoral para as eleições legislativas de 2015 – de apresentar iniciativas legislativas no sentido de repor as freguesias extintas pela Lei de 2012.

Retrocesso histórico

A proposta de revisão do regime do Sistema de Informação da República Portuguesa...

Opção em favor dos mesmos

Diversamente do que proclamam nos seus discursos os partidos da troika nacional – PS, PSD e CDS –, o...
Nacional

Apoiar os produtores

A CNA exige que o Governo apoie as explorações pecuárias e alargue o prazo para a sua «regularização extraordinária». Solicita também ao Executivo que, tendo em conta a seca prolongada, defina um conjunto de apoios aos pequenos e médios agricultores.

Caminho para a paz

O CPPC destaca a Acta de Helsínquia como um passo importante no caminho para a paz e o desarmamento, defendendo que a melhor comemoração dos seus 40 anos é mobilizar vontades para a celebração de novos acordos visando o respeito pela soberania dos estados e a paz.

PEV deu força ao distrito

Apesar de contar apenas com dois eleitos – Heloísa Apolónia, por Setúbal, e José Luís Ferreira, por...

Defender as mulheres

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) dirigiu à Amnistia Internacional uma carta, datada de 30 de Julho, em que repudia a...

Defender o Museu de Aveiro

A CDU contesta o «contrato inter-administrativo de delegação de competências» que irá colocar a...
Europa

Tragédia às portas da Europa

Mais de duas mil pessoas morreram este ano no Mediterrâneo quando tentavam alcançar o continente europeu. Organizações internacionais denunciam a tragédia. 

Londres a pé

O metropolitano de Londres paralisou totalmente na semana passada, gerando o caos nos transportes da capital britânica. Foi a segunda greve no espaço de um mês.

Procurador alemão demitido

O ministro alemão da Justiça, Heiko Maas, destituiu, dia 4, o procurador federal da Alemanha, Harald Range, responsável...
Internacional

Japoneses contestam<br>militarização do país

Os protestos contra a lei que visa permitir a participação das tropas japonesas em conflitos externos sobem de tom no Japão. Este domingo, 9, o presidente da Câmara de Nagasaki, Tomihisa Taue, juntou-se aos manifestantes.

Crescem ameaças à paz

A luta pela abolição das armas nucleares, pelo desarmamento e pela paz assume extrema importância face à escalada militarista e de guerra dos EUA. O alerta é do PCP, no 70.º aniversário de Hiroxima e Nagasaki.

Temas

Estatísticas apagam mais de meio milhão de desempregados

Em estudo anterior, utilizando os dados oficiais do desemprego registado divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) na sua publicação «Informação mensal do mercado de emprego», mostrámos que esses dados não dão, contrariamente ao que o Governo e os seus defensores nos media pretendem fazer crer, uma informação rigorosa sobre a dimensão do desemprego e sobre a redução do desemprego.

Argumentos
TVisto

Um recorde português

Foi graças a um dos canais portugueses ditos informativos, isto é, só acessíveis a quem não se conforma com...
Sociedade

Dignidade

Ray Korona deixou a advocacia e fez, das cantigas, a sua vida, no entanto advogando causas. Pelos direitos dos trabalhadores, contra o...
Memória
Festa do Avante!

No «coração da Festa»<br>pulsa a alternativa

Elemento incontornável na Festa do Avante!, o Pavilhão Central funciona, durante três dias, como um autêntico salão de visitas do PCP. Ali é possível conhecer melhor os comunistas e o seu Partido, o seu passado e presente de luta, as propostas e objectivos para a actual etapa e o seu ideal e projecto revolucionário de transformação social e construção da sociedade sem classes antagónicas.
Aconteceu

Sporting conquista supertaça

O Sporting conquistou, no domingo, 9, a Supertaça Cândido de Oliveira, vencendo o jogo inaugural da época por uma bola a...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Quinta-feira, 13 21h30 –...

A semana em resumo

Frases

“Já todos entendemos que medicina o ministro Paulo Macedo quer para o país....