Breves
Contacto com trabalhadores
Manuel Rocha, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra, acompanhado por activistas da Coligação PCP-PEV, contactou os trabalhadores da Maternidade Bissaya Barreto, no dia 3, da empresa municipal INOVA, no dia 5, e do Hospital Sobral Cid, no dia 7.
O candidato da CDU ouviu ainda, no dia 2, os agricultores nos mercado de Febres e da Tocha, ambos em Cantanhede.
Mandatária distrital
Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, é a mandatária distrital da lista da CDU pelo círculo eleitoral do Algarve. A apresentação pública da lista da CDU, encabeçada por Paulo Sá, está marcada para o próximo dia 15, sábado, em Silves, e contará com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.
Apresentar soluções
Rita Rato e Nuno Libório, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa, visitaram no dia 3 a Associação para a Promoção Social (APS), onde tiveram oportunidade de se inteirar dos problemas sentidos por esta instituição. Da parte da tarde, participaram numa arruada em Vila Franca de Xira. No dia 2, Nuno Libório esteve com a população do Forte da Casa e junto do Centro Comercial Serra Nova.
No dia 7, em São João dos Montes, Rita Rato participou numa sessão pública intitulada «A construção da alternativa e as eleições para a Assembleia da República/Propostas para uma política patriótica e de esquerda». No mesmo dia, a candidata integrou uma acção de campanha da CDU em Alvalade, Lisboa.
Nos concelhos do Oeste do distrito de Lisboa, Ricardo Miguel, também candidato à Assembleia da República, contactou com a população e os trabalhadores da região. No dia 27 de Julho visitou a Feira da Lourinhã e, mais tarde, esteve com os trabalhadores da empresa Queijo Saloio, em Torres Vedras. No dia seguinte, 28, o candidato falou com os trabalhadores e agricultores da Coopval, no Cadaval, e na sexta-feira, 31, participou numa acção de campanha no Mercado Municipal da Lourinhã, iniciativa que contou com a presença do vereador da CDU Rogério Costa.
Soluções para Portugal
Mónica Ramôa e João Pedro Delgado, candidatos da CDU pelo distrito de Castelo Branco, acompanhados por Aurélio Madeira, da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, estiveram reunidos, no dia 5, com a direcção da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor.
No encontro, os empresários manifestaram as suas principais preocupações, que passam, entre muitas outras, pela introdução de portagens na A23, pelos custos dos factores de produção, principalmente na electricidade, e pelo aumento do IVA na restauração. As propostas do PCP e da CDU sobre estas matérias foram de encontro ao que estes empresários reconhecem como as necessárias para que a economia cresça e se possa desenvolver no distrito.
No dia seguinte, 6, Marisa Tavares, também candidata da CDU, juntou-se a Mónica Ramôa e a João Pedro Delgado, numa reunião, na Covilhã, com o presidente da direcção do Teatro das Beiras, Fernando Sena, que referiu alguns dos constrangimentos existentes que comprometem a acção e papel que as companhias de teatro têm na democratização da cultura, principalmente quando se trata do interior do País.
Para a Coligação PCP-PEV, a questão central do investimento na Cultura e da estruturação de um Serviço Público de Cultura deve traduzir-se numa política de criação e democratização cultural, de transformação, emancipação e liberdade para a qual se propõe várias medidas sendo, uma delas, urgente: garantir 1% do Orçamento do Estado para a Cultura.
No âmbito da campanha eleitoral, a JCP pintou um mural no skatepark de Torres Vedras, exigindo uma verdadeira política alternativa.
Informação errada
A CDU manifestou o seu descontentamento com a informação publicada no dia 20 de Julho no Semanário «Terras da Feira», do distrito de Aveiro, onde anuncia, na primeira página, os «Políticos feirenses que poderão ser deputados». Em nota de imprensa, a Coligação PCP-PEV lamenta que «se faça uma peça deste género» sem se ouvir as restantes forças políticas, pois caso o tivessem feito saberiam que a CDU tem como segundo candidato na sua lista Francisco Gonçalves, residente na Freguesia de Rio Meão, Antero Resende (quarto candidato, residente e natural de Fornos) e Filipe Moreira (sexto candidato, residente e natural de Fiães).
Num outro documento, a CDU denunciou a falsidade da informação veiculada pelo PS, em nota publicada no dia 2, na qual afirma ser Vítor Ferreira (vereador do PS) «o único candidato de Ovar nas listas do distrito de Aveiro», omitindo que Miguel Viegas, primeiro candidato da Coligação PCP-PEV pelo distrito, foi já eleito na Assembleia Municipal de Ovar e tem um trabalho de intervenção política, cívica e associativa marcante, indiscutível e reconhecida no concelho. Por seu lado, Renata Costa, quinta na lista da CDU, é de São João de Ovar e representou por diversas vezes o PCP na Assembleia Municipal de Ovar, contando com um historial de intervenção política no concelho, especialmente entre a juventude.
Nos próximos dias será apresentada a lista completa dos candidatos, gente que estará em condições de defender os interesses da população e dos trabalhadores não apenas de Ovar mas de todo o distrito de Aveiro.