Balanço da actividade parlamentar em Setúbal

PEV deu força ao distrito

Apesar de contar apenas com dois eleitos – Heloísa Apolónia, por Setúbal, e José Luís Ferreira, por Lisboa –, o Partido Ecologista «Os Verdes» fez uma «forte oposição ao Governo PSD/CDS», denunciando uma governação que, «conjuntamente com a troika, alargou brutalmente a bolsa de pobreza, alastrou a fome, fez crescer o desemprego e fez com que a emigração subisse para valores nunca vistos em democracia». 
Na nota de imprensa relativa ao balanço da acção parlamentar do partido nesta legislatura, feito em Setúbal no dia 3, sublinha-se que o PEV apresentou 200 projectos de lei, de deliberação e de resolução sobre temas laborais, sociais, ambientais ou culturais, nomeadamente sobre o Parque Natural da Arrábida, o Hospital do Seixal, a exigência de médicos de família, a criação de uma rede nacional de ciclovias e a oposição à privatização da EGF.

No mesmo texto, destaca-se que «Os Verdes» dirigiram mais de 650 perguntas escritas ao Governo, 90 das quais sobre questões relacionadas com o distrito de Setúbal: o transporte ferroviário, o encerramento de serviços públicos, a existência de amianto nas escolas e a realização de descargas poluentes foram alguns dos temas abordados.

O PEV considera que, com este seu «prestar de contas» relativo ao distrito de Setúbal, os eleitores que lhe confiaram o seu voto podem confirmar que ele «foi bem empregue, foi dignificado e respeitado». Face à «ofensiva de retrocesso económico e social» que o Governo PSD/CDS tem levado a cabo, este voto deu também «mais força à luta no distrito e no País, em nome da defesa do ambiente, de mais justiça social, de mais e melhor qualidade de vida», sublinha.

Exclusão

O Partido Ecologista «Os Verdes» considera «completamente inaceitável» a proposta apresentada no dia 31 de Julho pelas direcções de Informação da RTP, da SIC e da TVI para a realização dos debates televisivos no âmbito das próximas eleições legislativas. Em causa está o facto de as três televisões terem optado por excluir o PEV, partido político com representação parlamentar e importante intervenção política e social, de todo e qualquer debate.




Mais artigos de: Nacional

Apoiar os produtores

A CNA exige que o Governo apoie as explorações pecuárias e alargue o prazo para a sua «regularização extraordinária». Solicita também ao Executivo que, tendo em conta a seca prolongada, defina um conjunto de apoios aos pequenos e médios agricultores.

Caminho para a paz

O CPPC destaca a Acta de Helsínquia como um passo importante no caminho para a paz e o desarmamento, defendendo que a melhor comemoração dos seus 40 anos é mobilizar vontades para a celebração de novos acordos visando o respeito pela soberania dos estados e a paz.

Almada e Barreiro contestam AdC

A Câmara Municipal de Almada (CMA) considera que a decisão da Autoridade da Concorrência de não se opor «à operação de concentração Suma/EGF», «viabilizando assim a privatização da Empresa Geral de Fomento», não...

Defender as mulheres

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) dirigiu à Amnistia Internacional uma carta, datada de 30 de Julho, em que repudia a revisão e aprovação, no Conselho Internacional – realizado em Dublin entre os dias 7 e 11 –, da circular intitulada «Projecto de...

Defender o Museu de Aveiro

A CDU contesta o «contrato inter-administrativo de delegação de competências» que irá colocar a gestão do Museu de Aveiro sob a alçada da Câmara Municipal. Na sequência de uma visita ao museu e de uma reunião com a AMUSA –...