PCP
Todos à rua!<br>Por um Portugal com futuro
Os últimos 38 anos de acção de governos da política de direita conduziram o País à actual situação de declínio económico, retrocesso social, perversão do regime democrático e alienação da soberania nacional. Realidade que sofreu forte agravamento com o processo capitalista de integração da UE e, mais recentemente, pela aplicação dos PEC do governo do PS e do pacto de agressão, subscrito por PS, PSD e CDS e concretizado pelo actual Governo do PSD/CDS-PP.
Crónica Internacional
Grécia e Europa
A talhe de foice
Histórias
Actual
Insustentável é a política de direita
Actual
Sem perdão
Actual
Mentira! E ao quadrado!
Nas ruas de Lisboa pelo futuro
É já depois de amanhã que pelo Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Restauradores passarão muitos milhares dos que, todos os dias, resistem à exploração, ao empobrecimento e ao declínio nacional e lutam por um País mais justo, desenvolvido e soberano, na Marcha Nacional «A Força do Povo», promovida pela coligação PCP-PEV
Marcha Nacional – Uma poderosa afirmação de confiança
A Marcha Nacional que se realiza no próximo sábado, em Lisboa, pode e deve ser um momento de mobilização de todos os querem condenar o actual Governo e a sua maioria, afirma o Apelo ontem divulgado pela Comissão Política do CC do PCP, que a seguir se transcreve na íntegra.
A alternativa exige ruptura
«O caminho não passa pela transfiguração da alternância em alternativa, pela farsa dos cenários "diferentes" e/ou invenção político-mediática de uma alternativa que é, de facto, pura alternância», sublinhou, no passado dia 26 de Maio, Agostinho Lopes, do Comité Central do PCP, na apresentação dos objectivos e eixos do Programa Eleitoral do PCP (ver caixa), cuja intervenção reproduzimos na íntegra.
Cumprir a Constituição
Agricultores exigem nova política
A pequena e média agricultura e a defesa do mundo rural deram o mote, no dia 29, à audição realizada no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, para a construção do programa eleitoral do PCP.
O País precisa de uma nova Reforma Agrária
A concretização de uma Reforma Agrária e a inversão do rumo de declínio nacional, como vertentes da ruptura com a política de direita, foram elementos destacados pelo Secretário-geral do PCP, este domingo, em Baleizão, no comício de homenagem a Catarina Eufémia, assassinada há 61 anos.
Resistir à destruição<br>defender direitos
O PCP está a distribuir aos trabalhadores de diversas empresas ameaçadas de privatização dois comunicados em que reafirma a sua determinação em defender o sector público de transportes.
Crescer e reforçar
Lutar para vencer
PCP recebeu STCDE
Desastre nas pescas
Jornadas de trabalho<br>começam no domingo
Mais força em meses decisivos
O período de férias aproxima-se, tal como o fim do mandato e a derrota eleitoral dos partidos do Governo, mas este vai manter o ataque, exigindo resposta firme e oportuna por parte dos trabalhadores e da CGTP-IN.
Impedir o desastre das privatizações
Organizações representativas dos trabalhadores (ORT) dos transportes convocaram uma nova jornada de protesto contra as privatizações no sector impostas pelo Governo.
Votos contra municipalização
Foram instaladas 2075 mesas de voto pelos sindicatos da Plataforma, para que os professores possam, através do voto, pronunciar-se sobre a municipalização da educação.
Enfermeiros em greve
A greve de hoje e amanhã, para exigir respostas do Governo às reivindicações dos enfermeiros, defende a melhoria dos cuidados de enfermagem, a par da valorização da profissão.
Denúncia e resistência <br>contra ataques patronais
Em greve
Protesto na inauguração
Couço festejou Reforma Agrária
De fora
Congresso em Portalegre
Proposta do PCP diversifica fontes
O PCP apresentou uma proposta para diversificação e ampliação das fontes de financiamento da Segurança Social que tem por base uma contribuição adicional das empresas com ganhos superiores a mais de meio milhão de euros.
Mais cortes nas pensões
Controlo público da Banca
O PCP considera que é uma ilusão pensar que os problemas do sistema financeiro são superáveis com o reforço da supervisão, insistindo que só o controlo público da Banca pode evitar que se repitam escândalos que saem muito caro aos portugueses, como o do BPN ou o do BES/GES.
Formas de usurpação<br>das autarquias
O Governo persiste numa política de desmantelamento do poder local democrático e de destruição de serviços públicos e de emprego público.
Incompreensível recondução
Nos 50 anos do prémio<br>da SPE a Luuanda
Investigação clínica
Governo não cumpre <br>com os emigrantes
Em encontros realizados com portugueses que vivem e trabalham em Düsseldorf e na região de Paris, Jerónimo de Sousa afirmou que o Estado português se está a desresponsabilizar em relação às comunidades emigrantes, tendo defendido a necessidade de apoio ao ensino do português no estrangeiro.
Construir a alternativa
Sob o lema «Respostas Ecologistas – Juntos conseguimos!», realizou-se nos dias 29 e 30 de Maio, no Fórum Lisboa, a 13.ª Convenção do Partido Ecologista «Os Verdes».
Travar o rumo de declínio
O Centro de Interpretação da Cultura Local, em Sobrado de Paiva, acolheu no dia 22 um debate sobre o tema «Travar a desertificação! Soluções para o concelho e para o País!».
Vítimas da austeridade
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) manifesta indignação pelos intoleráveis e persistentes problemas que afectam dramaticamente milhões de crianças em todo o mundo. Portugal é dos países da OCDE com o maior número de crianças pobres.
Construir a igualdade <br>em todo o País
Nós apoiamos
São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.
A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.
Mais força em Sesimbra
Contacto com as populações
Assumir responsabilidades
Cedência às multinacionais
Com 28 votos a favor e 13 contra, a comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu aprovou, dia 28, um projecto que dá luz verde ao tratado de livre comércio e investimento com os EUA.
A grande mentira
Milhares de pessoas manifestaram-se no sábado, 30, em várias cidades do Reino Unido contra os novos cortes anunciados pelo governo conservador.
Cortes de água proibidos<br>em França
Pobreza extrema aumenta<br>na República Checa
Telefónica abre negociações
Sinais do «novo ciclo»
Turquia arma terroristas sírios
O diário Cumhuriyet divulgou imagens que provam que Ancara tem sustentado os grupos armados que promovem a guerra na Síria. O governo nega e o presidente e ex-primeiro-ministro Recep Erdogan garante vingança.
EUA retiram Cuba <br> da «lista negra»
Os EUA decidiram, a 29 de Maio, retirar Cuba da lista de países que classificam de «promotores do terrorismo». A decisão entrou imediatamente em vigor.