Partido Comunista da Boémia e Morávia

Conferência Internacional

Uma Con­fe­rência In­ter­na­ci­onal pro­mo­vida pelo Par­tido Co­mu­nista da Boémia e Mo­rávia (PCBM), em que par­ti­ci­param cerca de vinte par­tidos co­mu­nistas de 17 países, re­a­lizou-se em Praga, a 23 e 24 de Maio. A ini­ci­a­tiva contou também com a pre­sença de ou­tros par­tidos e re­pre­sen­tantes di­plo­má­ticos com quem o PCBM tem re­la­ções.

Dois temas ti­veram par­ti­cular re­levo na Con­fe­rência: o agra­va­mento da si­tu­ação in­ter­na­ci­onal em re­sul­tado da po­lí­tica agres­siva do im­pe­ri­a­lismo, os pe­rigos de guerra e a im­por­tância da co­o­pe­ração dos par­tidos co­mu­nistas e destes com ou­tras forças pro­gres­sistas na luta pela paz; e as ex­pe­ri­ên­cias de cons­trução do so­ci­a­lismo.

Os par­ti­ci­pantes ma­ni­fes­taram a sua so­li­da­ri­e­dade para com os co­mu­nistas da Ucrânia, alvo de vi­o­lenta per­se­guição e ten­ta­tiva de ile­ga­li­zação. Foi ainda pro­posta pelo PCBM uma De­cla­ração cen­trada na luta contra a guerra para ul­te­rior subs­crição.

O PCP es­teve re­pre­sen­tado por Al­bano Nunes, membro do Se­cre­ta­riado do CC, que foi con­vi­dado a in­tro­duzir a dis­cussão no pri­meiro dos quatro pai­néis em que se des­do­brou a Con­fe­rência, e deu uma en­tre­vista ao jornal do PCBM Haló No­viny. No en­contro re­a­li­zado com o Se­cre­tário-geral do PCBM, Voj­tech Filip, Al­bano Nunes con­firmou a von­tade de for­ta­lecer as re­la­ções entre o PCP e o PCBM.




Mais artigos de: Internacional

Turquia arma terroristas sírios

O diário Cumhu­riyet di­vulgou ima­gens que provam que An­cara tem sus­ten­tado os grupos ar­mados que pro­movem a guerra na Síria. O go­verno nega e o pre­si­dente e ex-pri­meiro-mi­nistro Recep Er­dogan ga­rante vin­gança.

EUA retiram Cuba <br> da «lista negra»

Os EUA de­ci­diram, a 29 de Maio, re­tirar Cuba da lista de países que clas­si­ficam de «pro­mo­tores do ter­ro­rismo». A de­cisão en­trou ime­di­a­ta­mente em vigor.

CPPC alerta e condena

O Concelho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) considera que as manobras militares que que decorreram «até ao início de Junho na região do Ártico, junto à Finlândia, Suécia e Noruega e, consequentemente, da Federação...

Criminoso na Geórgia, <br> governador em Odessa

O presidente da junta fascista ucraniana nomeou o ex-presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, como novo governador de Odessa. Numa comunicação televisiva realizada sábado, 30, Petro Poroshenko justificou a indicação por aquele ser, alegadamente, «um grande amigo»...

EUA e aliados <br> pressionam Burundi

Quarenta dias após o deflagrar do movimento contra um terceiro mandato do presidente Pierre Nkurunziza, prosseguem no Burundi as manifestações anti-governamentais.Em Bujumbura, os manifestantes saíram de novo à rua nos bairros populares – Cibitoke,...