Couço festejou Reforma Agrária
Os 40 anos da Reforma Agrária foram celebrados na vila do Couço, no dia 30, sábado, por iniciativa da União dos Sindicatos de Santarém, com o apoio da Junta de Freguesia local.
Nas comemorações participou o Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, acompanhado por Deolinda Machado e Luís Leitão, membros da Comissão Executiva. Uma primeira homenagem teve lugar, ao fim da manhã, junto ao Monumento ao Povo do Couço, onde Rui Aldeano, coordenador da US Santarém, fez uma breve intervenção e evocou alguns dos principais dinamizadores da «mais bela conquista do 25 de Abril» na região.
Em manifestação, os participantes na iniciativa desfilaram depois até à Casa do Povo, para um almoço comemorativo, a que compareceu também António Filipe, deputado do PCP eleito no distrito. Entre as quase duas centenas de pessoas que encheram o salão estiveram muitos trabalhadores agrícolas que fizeram parte de cooperativas e unidades colectivas de produção (UCP), constituídas a partir de Fevereiro de 1975.
O «cozido à moda do Couço» foi preparado por activistas sindicais da freguesia, enquanto dirigentes, delegados e funcionários sindicais asseguraram o apoio às mesas.
Arménio Carlos interveio no final do almoço.
A fechar, actuou o AJA Festa, grupo musical do Núcleo de Santarém da Associação José Afonso.