Couço festejou Reforma Agrária

Os 40 anos da Reforma Agrária foram celebrados na vila do Couço, no dia 30, sábado, por iniciativa da União dos Sindicatos de Santarém, com o apoio da Junta de Freguesia local.
Nas comemorações participou o Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, acompanhado por Deolinda Machado e Luís Leitão, membros da Comissão Executiva. Uma primeira homenagem teve lugar, ao fim da manhã, junto ao Monumento ao Povo do Couço, onde Rui Aldeano, coordenador da US Santarém, fez uma breve intervenção e evocou alguns dos principais dinamizadores da «mais bela conquista do 25 de Abril» na região.
Em manifestação, os participantes na iniciativa desfilaram depois até à Casa do Povo, para um almoço comemorativo, a que compareceu também António Filipe, deputado do PCP eleito no distrito. Entre as quase duas centenas de pessoas que encheram o salão estiveram muitos trabalhadores agrícolas que fizeram parte de cooperativas e unidades colectivas de produção (UCP), constituídas a partir de Fevereiro de 1975.
O «cozido à moda do Couço» foi preparado por activistas sindicais da freguesia, enquanto dirigentes, delegados e funcionários sindicais asseguraram o apoio às mesas.

Arménio Carlos interveio no final do almoço.
A fechar, actuou o AJA Festa, grupo musical do Núcleo de Santarém da Associação José Afonso.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Mais força em meses decisivos

O período de férias aproxima-se, tal como o fim do mandato e a derrota eleitoral dos partidos do Governo, mas este vai manter o ataque, exigindo resposta firme e oportuna por parte dos trabalhadores e da CGTP-IN.

Impedir o desastre das privatizações

Organizações representativas dos trabalhadores (ORT) dos transportes convocaram uma nova jornada de protesto contra as privatizações no sector impostas pelo Governo.

Votos contra municipalização

Foram instaladas 2075 mesas de voto pelos sindicatos da Plataforma, para que os professores possam, através do voto, pronunciar-se sobre a municipalização da educação.

Enfermeiros em greve

A greve de hoje e amanhã, para exigir respostas do Governo às reivindicações dos enfermeiros, defende a melhoria dos cuidados de enfermagem, a par da valorização da profissão.

Denúncia e resistência <br>contra ataques patronais

No dia 28 de Maio, o patrão da Transucatas pediu e obteve ajuda da GNR, ao tentar evitar acção sindical no Parque Ecológico industrial de Paio Pires. Na denúncia pública, feita pelo SITE Sul esta segunda-feira, refere-se que um dirigente do sindicato...

Em greve

Por aumentos salariais, pela reposição do valor do subsídio de alimentação cortado ao pessoal das lavandarias e resíduos, e para que seja desbloqueada a negociação do Acordo de Empresa, os trabalhadores da SUCH (Serviços de...

Protesto na inauguração

Trabalhadores da EMEF e reformados do sector ferroviário acompanharam com protestos contra a privatização da empresa e contra a política do Governo a visita ao Entroncamento do secretário de Estado dos Transportes, no dia 18 de Maio, para a...

De fora

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exigiu a suspensão do processo legislativo sobre a organização dos serviços das entidades intermunicipais e o estatuto do respectivo pessoal dirigente, para que o Governo cumpra o que lhe é imposto pela...

Congresso em Portalegre

O 9.º Congresso da União dos Sindicatos do Norte Alentejano realizou-se no sábado, dia 30, em Portalegre, sob o lema «Organizar, agir, lutar, construir o futuro».Os delegados, em representação dos sindicatos que integram a estrutura distrital da CGTP-IN, analisaram a...