Encontro Concelhio da CDU

Mais força em Sesimbra

Sob o lema «Em Sesimbra e no País – Trabalho, Honestidade e Competência», realizou-se no dia 23 de Maio, no Auditório Conde Ferreira, em Sesimbra, um Encontro Concelhio da CDU. A iniciativa contou com a presença, entre outros, de Hélio Bexiga, da Comissão Directiva da Associação Intervenção Democrática, de Susana Silva, do Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes», e de Jorge Cordeiro, da Comissão Política do Comité Central do PCP.

Durante os trabalhos, prestou-se contas da actividade realizada pelos eleitos da Coligação PCP-PEV nos divergentes órgãos autárquicos, projectou-se as linhas orientadoras para o trabalho futuro nas autarquias locais e avaliou-se a situação económica, social e política da região e do País. Foram ainda apresentadas as propostas e soluções da CDU no quadro das eleições legislativas deste ano.

Para além da subscrição ao Manifesto «1 % para a Cultura», no Encontro foi ainda aprovada uma moção denunciando que «PS, PSD e CDS estão há 38 anos a destruir a vida dos portugueses e a afundar o País».

«Quer por via dos PEC, quer por via do pacto de agressão, a política de direita dos sucessivos governos PS, PSD e CDS demonstram um profundo desprezo pelos direitos do povo e do País e conduziram Portugal ao desastre económico e social, à perda de soberania nacional, ao agravamento da exploração e empobrecimento, atiraram o desemprego para níveis insuportáveis, levaram a uma espiral de falências e destruição de postos de trabalho, a um País mais endividado, à recessão e estagnação da economia, à destruição da capacidade produtiva na indústria, na agricultura e nas pescas, à alienação de sectores estratégicos essenciais ao desenvolvimento e à destruição de serviços públicos e de direitos conquistados com a revolução de Abril», refere o documento, aprovado por unanimidade.

Medidas urgentes

Entretanto, a CDU exige do Governo «a construção da escola secundária da Quinta do Conde, a ampliação da Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho e a realização de obras de manutenção nas restantes escolas do concelho, bem como a contratação de pessoal administrativo, auxiliares e outros profissionais que se encontram em falta nos estabelecimentos de ensino do concelho».

Essencial é também a construção «de novos centros de saúde em Sesimbra e na Quinta do Conde e a contratação de médicos, enfermeiros e restantes operacionais» e de «um novo quartel para as forças de segurança na Quinta do Conde». A Coligação PCP-PEV reclama ainda a «ampliação do Quartel de Bombeiros na Quinta do Conde», a «construção do novo tribunal de Sesimbra» e a «recuperação do Santuário de Cabo Espichel».




Mais artigos de: Nacional

Governo não cumpre <br>com os emigrantes

Em encontros realizados com portugueses que vivem e trabalham em Düsseldorf e na região de Paris, Jerónimo de Sousa afirmou que o Estado português se está a desresponsabilizar em relação às comunidades emigrantes, tendo defendido a necessidade de apoio ao ensino do português no estrangeiro.

Construir a alternativa

Sob o lema «Respostas Ecologistas – Juntos conseguimos!», realizou-se nos dias 29 e 30 de Maio, no Fórum Lisboa, a 13.ª Convenção do Partido Ecologista «Os Verdes».

Travar o rumo de declínio

O Centro de Interpretação da Cultura Local, em Sobrado de Paiva, acolheu no dia 22 um debate sobre o tema «Travar a desertificação! Soluções para o concelho e para o País!».

Vítimas da austeridade

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) manifesta indignação pelos intoleráveis e persistentes problemas que afectam dramaticamente milhões de crianças em todo o mundo. Portugal é dos países da OCDE com o maior número de crianças pobres.

Construir a igualdade <br>em todo o País

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) iniciou a 28 de Maio, Dia Internacional da Saúde da Mulher, uma campanha que tem como lema «Pela saúde da mulher, construir a igualdade». Esta acção tem como objectivo sensibilizar e informar sobre a...

Nós apoiamos

São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.
A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.

Contacto com as populações

João Oliveira, deputado do PCP à Assembleia da República, participou, no dia 23 de Maio, num debate promovido pela CDU em Vila Viçosa. Na iniciativa, que contou com a presença de Manuel Condenado, presidente da autarquia, o deputado realçou, entre...

Assumir responsabilidades

No sábado, em Aveiro, na Praça Joaquim Melo Freitas, teve lugar uma sessão pública da CDU sob o lema «No concelho e no País, soluções para uma vida melhor», que contou com a intervenção de António Salavessa e...