Em greve

Por aumentos salariais, pela reposição do valor do subsídio de alimentação cortado ao pessoal das lavandarias e resíduos, e para que seja desbloqueada a negociação do Acordo de Empresa, os trabalhadores da SUCH (Serviços de Utilização Comum dos Hospitais) no Centro e Norte fizeram greve no dia 29 de Maio, sexta-feira. A paralisação afectou os sectores de lavandarias, alimentação e resíduos.
Após concentrações junto a alguns hospitais, mais de duas centenas de trabalhadores deslocaram-se para o Porto e participaram na concentração promovida pelos sindicatos da Hotelaria do Centro e do Norte frente à sede da empresa. A SUCH, recordam os sindicatos da Fesaht/CGTP-IN, boicota há um ano a negociação do AE e não está a respeitar compromissos que assumiu.

No refeitório do Hospital de Santa Maria, concessionado à Eurest, os trabalhadores fizeram greve, também no dia 29, contra o despedimento colectivo de 48 funcionários, que o Sindicato da Hotelaria do Sul considera injustificado e de duvidosa legalidade.

Nos dias 29 e 30 os trabalhadores da Preh Portugal voltaram a fazer greve, «em reforçado número» (como informou o SITE Norte, da Fiequimetal/CGTP-IN). Tal como na semana anterior, a paralisação visou exigir aumentos salariais, objectivo que ganhou ainda mais razão quando o sindicato mostrou os resultados alcançados pela empresa no último ano: um aumento de mais de um milhão e cem mil euros de lucros, em relação a 2013.
Também por este motivo, o sindicato afirma que a Preh tem condições para responder ao caderno reivindicativo e aceitar o aumento salarial de 30 euros, mas «continua a privilegiar apenas os seus accionistas, reservando-lhes a totalidade dos ganhos de produtividade, enquanto os trabalhadores, que produziram toda a riqueza, continuam a viver com salários degradados».
Para amanhã estão marcados plenários de trabalhadores, onde será discutida a continuação da luta.

Na Euroresinas, os trabalhadores entraram em greve no dia 27, quarta-feira, parando por completo a produção e a expedição na fábrica de resinas sintéticas da Sonae Indústria, em Sines, informou o SITE Sul. A greve, convocada por dez dias, visou reivindicar aumentos salariais e melhor distribuição da riqueza produzida pelos trabalhadores; progressão nas carreiras; fim da discriminação salarial; aplicação do seguro de saúde igual para todos; e direitos iguais nas férias e subsídio de alimentação. Os trabalhadores decidiram suspender luta a partir do primeiro turno de hoje (em vez de a levar até ao último turno de amanhã), para dar abertura à negociação por parte da empresa.

Para amanhã, revelou o SITE Centro-Sul e Regiões Autónomas, foi convocada greve na fábrica de travões do Grupo CBI (antiga Robert Bosch), em Abrantes, para exigir aumentos salariais e o fim das arbitrariedades no pagamento do trabalho extraordinário.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Mais força em meses decisivos

O período de férias aproxima-se, tal como o fim do mandato e a derrota eleitoral dos partidos do Governo, mas este vai manter o ataque, exigindo resposta firme e oportuna por parte dos trabalhadores e da CGTP-IN.

Impedir o desastre das privatizações

Organizações representativas dos trabalhadores (ORT) dos transportes convocaram uma nova jornada de protesto contra as privatizações no sector impostas pelo Governo.

Votos contra municipalização

Foram instaladas 2075 mesas de voto pelos sindicatos da Plataforma, para que os professores possam, através do voto, pronunciar-se sobre a municipalização da educação.

Enfermeiros em greve

A greve de hoje e amanhã, para exigir respostas do Governo às reivindicações dos enfermeiros, defende a melhoria dos cuidados de enfermagem, a par da valorização da profissão.

Denúncia e resistência <br>contra ataques patronais

No dia 28 de Maio, o patrão da Transucatas pediu e obteve ajuda da GNR, ao tentar evitar acção sindical no Parque Ecológico industrial de Paio Pires. Na denúncia pública, feita pelo SITE Sul esta segunda-feira, refere-se que um dirigente do sindicato...

Protesto na inauguração

Trabalhadores da EMEF e reformados do sector ferroviário acompanharam com protestos contra a privatização da empresa e contra a política do Governo a visita ao Entroncamento do secretário de Estado dos Transportes, no dia 18 de Maio, para a...

Couço festejou Reforma Agrária

Os 40 anos da Reforma Agrária foram celebrados na vila do Couço, no dia 30, sábado, por iniciativa da União dos Sindicatos de Santarém, com o apoio da Junta de Freguesia local.Nas comemorações participou o Secretário-geral da CGTP-IN,...

De fora

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exigiu a suspensão do processo legislativo sobre a organização dos serviços das entidades intermunicipais e o estatuto do respectivo pessoal dirigente, para que o Governo cumpra o que lhe é imposto pela...

Congresso em Portalegre

O 9.º Congresso da União dos Sindicatos do Norte Alentejano realizou-se no sábado, dia 30, em Portalegre, sob o lema «Organizar, agir, lutar, construir o futuro».Os delegados, em representação dos sindicatos que integram a estrutura distrital da CGTP-IN, analisaram a...