PCP recebeu STCDE
O PCP recebeu, no dia 27, uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE). Em destaque estiveram as preocupações da estrutura sindical com os problemas que afectam os trabalhadores deste sector, entre os quais se releva o desajustamento das grelhas de vencimentos face às diversas categorias existentes e funções desempenhadas. Também as diferentes realidades da tributação fiscal em cada um dos países em que trabalham conduzem a condições salariais que, em alguns países, tornam difícil a subsistência, a que se soma, em algumas situações, as flutuações cambiais.
Os representantes do sindicato denunciaram ainda a existência de horários de trabalho inaceitáveis (44 horas) para os trabalhadores nas residências dos embaixadores e a manutenção de uma gestão opaca e discricionária do Fundo para as Relações Internacionais, por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Foi ainda referida a redução do número de trabalhadores e a perda da qualidade do serviço prestado às comunidades portuguesas, devido a diversas questões, entre as quais a «externalização» de serviços do Estado.
A delegação do sindicato foi composta por Rosa Teixeira Ribeiro, secretária-geral, e por Alexandre Vieira. Da parte do PCP estiveram Rui Fernandes, da Comissão Política, e Rosa Rabiais, do Comité Central.