Debate em Castelo de Paiva

Travar o rumo de declínio

O Centro de Interpretação da Cultura Local, em Sobrado de Paiva, acolheu no dia 22 um debate sobre o tema «Travar a desertificação! Soluções para o concelho e para o País!».

Agravamento da situação social no concelho

Na iniciativa, promovida pela CDU, foi apresentado um quadro extremamente negativo do concelho de Castelo de Paiva em todos os seus parâmetros: demográficos, económicos e sociais.

Manuel Rodrigues, da Comissão Concelhia do PCP, traçou os grandes objectivos do debate, enquanto contributo da CDU, não só para fazer o diagnóstico da grave situação local, mas para equacionar as medidas e soluções que a possam debelar.

Por seu lado, Joaquim Almeida, da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, aduziu toda uma série de dados estatísticos e factos recentes que comprovam a profunda crise e desestruturação social que grassam no concelho, fruto da contínua desindustrialização ali registada, a exemplo, aliás, do que se tem passado em todo o País, com o fecho de importantes empresas e sectores industriais, e que provocaram um dos mais altos níveis de desemprego do distrito de Aveiro, com a consequente proliferação de todos os fenómenos associados: pobreza, exclusão social, emigração e desertificação.

O dirigente comunista deu ainda a conhecer que o concelho paivense tem sido martirizado pelo encerramento ou desqualificação de diversos serviços nas áreas da Saúde, Finanças e Justiça, com sérios reflexos para o atendimento e a qualidade de vida das suas populações. São ainda conhecidas enormes carências e constrangimentos, não obstante todas as promessas, em matéria de transportes públicos e vias rodoviárias condignas.

Esclarecimento

Carla Cruz, deputada do PCP na Assembleia da República, destacou, na sua intervenção, a importância daquele debate, enquadrando-o numa acção mais vasta do PCP e da CDU por todo o território nacional, seja, por um lado, de esclarecimento sobre as causas e partidos responsáveis por este descalabro que nos tem governado – PS, PSD e CDS – mas também, por outro, como meio de mobilização e luta pela construção de uma verdadeira alternativa patriótica e de esquerda, que rompa de uma vez por todas com este ciclo vicioso e rumo de declínio e empobrecimento, e que terá, por certo, expressão massiva no dia 6 de Junho, em Lisboa, na Marcha Nacional «A força do povo».




Mais artigos de: Nacional

Governo não cumpre <br>com os emigrantes

Em encontros realizados com portugueses que vivem e trabalham em Düsseldorf e na região de Paris, Jerónimo de Sousa afirmou que o Estado português se está a desresponsabilizar em relação às comunidades emigrantes, tendo defendido a necessidade de apoio ao ensino do português no estrangeiro.

Construir a alternativa

Sob o lema «Respostas Ecologistas – Juntos conseguimos!», realizou-se nos dias 29 e 30 de Maio, no Fórum Lisboa, a 13.ª Convenção do Partido Ecologista «Os Verdes».

Vítimas da austeridade

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) manifesta indignação pelos intoleráveis e persistentes problemas que afectam dramaticamente milhões de crianças em todo o mundo. Portugal é dos países da OCDE com o maior número de crianças pobres.

Construir a igualdade <br>em todo o País

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) iniciou a 28 de Maio, Dia Internacional da Saúde da Mulher, uma campanha que tem como lema «Pela saúde da mulher, construir a igualdade». Esta acção tem como objectivo sensibilizar e informar sobre a...

Nós apoiamos

São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.
A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.

Mais força em Sesimbra

Sob o lema «Em Sesimbra e no País – Trabalho, Honestidade e Competência», realizou-se no dia 23 de Maio, no Auditório Conde Ferreira, em Sesimbra, um Encontro Concelhio da CDU. A iniciativa contou com a presença, entre outros, de Hélio Bexiga, da Comissão...

Contacto com as populações

João Oliveira, deputado do PCP à Assembleia da República, participou, no dia 23 de Maio, num debate promovido pela CDU em Vila Viçosa. Na iniciativa, que contou com a presença de Manuel Condenado, presidente da autarquia, o deputado realçou, entre...

Assumir responsabilidades

No sábado, em Aveiro, na Praça Joaquim Melo Freitas, teve lugar uma sessão pública da CDU sob o lema «No concelho e no País, soluções para uma vida melhor», que contou com a intervenção de António Salavessa e...