Editorial

GRANDE MARCHA<br>PELO FUTURO

Continua num bom ambiente e a um bom ritmo a mobilização e organização da marcha nacional «A força do...
Opinião
PCP

Todos à rua!<br>Por um Portugal com futuro

Os últimos 38 anos de acção de governos da política de direita conduziram o País à actual situação de declínio económico, retrocesso social, perversão do regime democrático e alienação da soberania nacional. Realidade que sofreu forte agravamento com o processo capitalista de integração da UE e, mais recentemente, pela aplicação dos PEC do governo do PS e do pacto de agressão, subscrito por PS, PSD e CDS e concretizado pelo actual Governo do PSD/CDS-PP.

Crónica Internacional

Grécia e Europa

Quando o PCP afirmou, já há alguns anos, que a «crise das dívidas soberanas» era uma expressão do...
A talhe de foice

Histórias

Este Governo «é uma história feliz» – Passos Coelho dixit na tournée eleitoral em que mergulhou da...
Actual

Sem perdão

Não é novidade, mas voltou a acontecer a propósito da apresentação dos objectivos e eixos essenciais do...
Actual

Mentira! E ao quadrado!

Ainda se recordam de que o processo de privatização do Metro e da Carris começou com o Governo a jurar a pés...
Em Foco

Nas ruas de Lisboa pelo futuro

É já depois de amanhã que pelo Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Restauradores passarão muitos milhares dos que, todos os dias, resistem à exploração, ao empobrecimento e ao declínio nacional e lutam por um País mais justo, desenvolvido e soberano, na Marcha Nacional «A Força do Povo», promovida pela coligação PCP-PEV

PCP

Marcha Nacional – Uma poderosa afirmação de confiança

A Marcha Nacional que se realiza no próximo sábado, em Lisboa, pode e deve ser um momento de mobilização de todos os querem condenar o actual Governo e a sua maioria, afirma o Apelo ontem divulgado pela Comissão Política do CC do PCP, que a seguir se transcreve na íntegra.

A alternativa exige ruptura

«O caminho não passa pela transfiguração da alternância em alternativa, pela farsa dos cenários "diferentes" e/ou invenção político-mediática de uma alternativa que é, de facto, pura alternância», sublinhou, no passado dia 26 de Maio, Agostinho Lopes, do Comité Central do PCP, na apresentação dos objectivos e eixos do Programa Eleitoral do PCP (ver caixa), cuja intervenção reproduzimos na íntegra.

Cumprir a Constituição

O PCP promoveu uma audição sobre o tema «O Estado para a cumprir a Constituição», no âmbito da...

Agricultores exigem nova política

A pequena e média agricultura e a defesa do mundo rural deram o mote, no dia 29, à audição realizada no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, para a construção do programa eleitoral do PCP.

O País precisa de uma nova Reforma Agrária

A concretização de uma Reforma Agrária e a inversão do rumo de declínio nacional, como vertentes da ruptura com a política de direita, foram elementos destacados pelo Secretário-geral do PCP, este domingo, em Baleizão, no comício de homenagem a Catarina Eufémia, assassinada há 61 anos.

Resistir à destruição<br>defender direitos

O PCP está a distribuir aos trabalhadores de diversas empresas ameaçadas de privatização dois comunicados em que reafirma a sua determinação em defender o sector público de transportes.

Crescer e reforçar

«Construir a alternativa patriótica e de esquerda, Avante por um PCP mais forte» foi o lema da 12.ª Assembleia da...

Lutar para vencer

A célula do PCP na Autoeuropa emitiu um comunicado a propósito dos 20 anos da empresa, no qual reconhece a sua...

PCP recebeu STCDE

O PCP recebeu, no dia 27, uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas...

Desastre nas pescas

Num comunicado emitido, no dia 30 de Maio, pelo Gabinete de Imprensa, o PCP desmente o «mar de...
Trabalhadores

Mais força em meses decisivos

O período de férias aproxima-se, tal como o fim do mandato e a derrota eleitoral dos partidos do Governo, mas este vai manter o ataque, exigindo resposta firme e oportuna por parte dos trabalhadores e da CGTP-IN.

Impedir o desastre das privatizações

Organizações representativas dos trabalhadores (ORT) dos transportes convocaram uma nova jornada de protesto contra as privatizações no sector impostas pelo Governo.

Votos contra municipalização

Foram instaladas 2075 mesas de voto pelos sindicatos da Plataforma, para que os professores possam, através do voto, pronunciar-se sobre a municipalização da educação.

Enfermeiros em greve

A greve de hoje e amanhã, para exigir respostas do Governo às reivindicações dos enfermeiros, defende a melhoria dos cuidados de enfermagem, a par da valorização da profissão.

Em greve

Por aumentos salariais, pela reposição do valor do subsídio de alimentação...

De fora

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exigiu a suspensão do processo legislativo sobre a...

Congresso em Portalegre

O 9.º Congresso da União dos Sindicatos do Norte Alentejano realizou-se no sábado, dia 30, em Portalegre, sob o lema...
Assembleia da República

Proposta do PCP diversifica fontes

O PCP apresentou uma proposta para diversificação e ampliação das fontes de financiamento da Segurança Social que tem por base uma contribuição adicional das empresas com ganhos superiores a mais de meio milhão de euros.

Mais cortes nas pensões

A verdadeira intenção do Governo – por mais cambalhotas que agora dê a ministra das Finanças, depois de...

Controlo público da Banca

O PCP considera que é uma ilusão pensar que os problemas do sistema financeiro são superáveis com o reforço da supervisão, insistindo que só o controlo público da Banca pode evitar que se repitam escândalos que saem muito caro aos portugueses, como o do BPN ou o do BES/GES.

Investigação clínica

O PCP entende que a investigação clínica tem que estar orientada para a busca de soluções para os...
Nacional

Governo não cumpre <br>com os emigrantes

Em encontros realizados com portugueses que vivem e trabalham em Düsseldorf e na região de Paris, Jerónimo de Sousa afirmou que o Estado português se está a desresponsabilizar em relação às comunidades emigrantes, tendo defendido a necessidade de apoio ao ensino do português no estrangeiro.

Construir a alternativa

Sob o lema «Respostas Ecologistas – Juntos conseguimos!», realizou-se nos dias 29 e 30 de Maio, no Fórum Lisboa, a 13.ª Convenção do Partido Ecologista «Os Verdes».

Travar o rumo de declínio

O Centro de Interpretação da Cultura Local, em Sobrado de Paiva, acolheu no dia 22 um debate sobre o tema «Travar a desertificação! Soluções para o concelho e para o País!».

Vítimas da austeridade

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) manifesta indignação pelos intoleráveis e persistentes problemas que afectam dramaticamente milhões de crianças em todo o mundo. Portugal é dos países da OCDE com o maior número de crianças pobres.

Nós apoiamos

São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.
A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.

Mais força em Sesimbra

Sob o lema «Em Sesimbra e no País – Trabalho, Honestidade e Competência», realizou-se no dia 23 de Maio, no...
Europa

Cedência às multinacionais

Com 28 votos a favor e 13 contra, a comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu aprovou, dia 28, um projecto que dá luz verde ao tratado de livre comércio e investimento com os EUA.  

A grande mentira

Milhares de pessoas manifestaram-se no sábado, 30, em várias cidades do Reino Unido contra os novos cortes anunciados pelo governo conservador.

Internacional

Turquia arma terroristas sírios

O diário Cumhuriyet divulgou imagens que provam que Ancara tem sustentado os grupos armados que promovem a guerra na Síria. O governo nega e o presidente e ex-primeiro-ministro Recep Erdogan garante vingança.

CPPC alerta e condena

O Concelho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) considera que as manobras militares que que decorreram...

Conferência Internacional

Uma Conferência Internacional promovida pelo Partido Comunista da Boémia e Morávia (PCBM), em que participaram cerca de...
Argumentos
TVisto

O jogo e as regras

Imaginemos uma situação que é decerto frequente. Ou melhor, adivinhemo-la. Tratar-se-á de um homem,...
Memória
Aconteceu

Nelson Évora condecorado

O atleta Nelson Évora, campeão mundial do triplo-salto em 2007 e campeão olímpico em 2008, foi condecorado, dia...

C@ntar Abril com Lopes-Graça

O Coro Amigos da Música apresentou, pela última vez, dia 30, o espectáculo "C@ntar Abril com Lopes-Graça» no...

Sporting vence Taça de Portugal

O Sporting Clube de Portugal conquistou, no domingo, 31, a Taça de Portugal de futebol, ao derrotar o Sporting de Braga por grandes...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 6...

A semana em resumo

Frases

“A Grécia procura um acordo único e abrangente com os credores que envolva...