PCP
Mais e melhor Festa
A 38.ª edição da Festa do Avante! constituiu um extraordinário êxito. Uma extraordinária realização dos comunistas e do seu Partido, que a conceberam, construíram e fizeram funcionar durante três dias. Obra colectiva, para a qual convergiram milhares de saberes, vontades e muitas horas de trabalho voluntário, sem a qual esta Festa não seria possível.
Crónica Internacional
Solidariedade anti-imperialista
Actual
Soares ao telefone
Actual
O PS no seu labirinto
Actual
Uma pedra de toque
A talhe de foice
O vulcão
«Normalmente» mau
No início de mais um ano lectivo, velhos e novos problemas e obstáculos se colocam à Escola Pública, seriamente ameaçada pela política do Governo empenhada na sua privatização, descaracterização e destruição. Para o PCP, só a luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e para todos, envolvendo toda a sociedade, poderá defender esta que foi uma valiosa conquista de Abril.
Garantir o acesso à Educação
O direito à Educação e ao Ensino como direito fundamental, simultaneamente individual e colectivo, está consagrado na Constituição da República Portuguesa (CRP) e é assumido como um pilar estruturante da própria democracia. Precisamente por ser a Educação pública um elemento central da emancipação individual e do desenvolvimento colectivo, é expressamente atribuído ao Estado um papel fundamental na garantia, protecção e promoção das condições de efectivo exercício desse direito.
Política de desmantelamento <br>da Escola Pública
Sucessivos governos (do PS, PSD e CDS) e em particular o actual, têm desenvolvido uma política de desmantelamento da Escola Pública e do seu papel emancipador. O Guião da «Reforma do Estado», apresentando pelo Executivo PSD/CDS, exclui mesmo a Educação das funções sociais do Estado.
Ensino Superior não é um luxo
O Governo anunciou mais um corte no financiamento do sistema público de Ensino Superior. Impõem-se entender o seu significado e consequências, assim como qual o sentido da política que vem sendo adoptada.
Porta aberta ao negócio
Após a revolução de Abril, a questão da municipalização da educação apareceu, pela primeira vez, com as propostas de Orçamento do Estado de 1984 e 1985. Curiosamente, este processo decorreu, também, num momento em que o FMI se encontrava em Portugal. A luta dos professores e a oposição de muitas autarquias fizeram recuar o então governo PS/PSD.
A troika e o Governo PSD/CDS querem agora dar mais um passo no caminho de degradação e de privatização da Escola Pública.
Conquista de Abril a defender com a luta
O PCP promoveu, sábado, 13, um debate público sobre os 35 anos da instituição do Serviço Nacional de Saúde. Para os comunistas, só a luta dos profissionais e dos utentes poderá evitar a destruição desta importante conquista de Abril.
«Mais espaço, mais Festa. Futuro com Abril – Avante com a campanha!»
A campanha nacional de fundos lançada pelo Partido para a aquisição da Quinta do Cabo da Marinha, que fará crescer a Festa do Avante!, tem o seu primeiro momento no próximo dia 4, num comício com o Secretário-geral na Quinta da Atalaia.
Resistir é vencer
Erguer a resistência e a luta
O PCP está a apelar aos trabalhadores da Transtejo e da Soflusa para que, com a sua unidade e luta, travem a privatização das duas empresas, que está a ser preparada pelo Governo.
Debate interno já começou
Jerónimo de Sousa nas Festas da Moita
Esclarecer e denunciar
Convergência e unidade
PCP chama ministra das Finanças à AR
Contra ofensiva nos transportes
A resposta à vaga de subconcessões no sector dos transportes foi analisada dia 12, numa reunião de comissões de trabalhadores, e estará em discussão num plenário de representantes que a Fectrans vai promover dia 23.
Frente Comum exige devolução <br> dos roubos
A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública reivindica um aumento salarial de 3,7 por cento e um mínimo de 50 euros por trabalhador, bem como a reposição dos valores roubados nos salários, subsídios e pensões desde 2011.
A luta vai aumentar
Os sindicalistas que participaram, dia 11, no Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP desfilaram até à AR para mostrar a sua oposição à política de ataque aos rendimentos dos trabalhadores e pensionistas.
Unidos na luta de todos
Os trabalhadores da EMEF nas instalações do Porto, Entroncamento, Barreiro, Lisboa e Vila Real de Santo António realizaram ontem uma greve de 24 horas. Rumaram a Lisboa e concentraram-se junto ao Ministério das Finanças contra o processo de destruição da empresa.
CGTP quer subsídios de volta
Mão-de-obra gratuita na hotelaria
Governo intimado a explicar ACEP
Encontro Nacional de CT
Enfermeiros anunciam greve
Metro em greve
Plenários do STAL e da Frente Comum
Situação caótica nos tribunais
O PCP considera uma «vergonha nacional» o que se está a passar nos tribunais, em resultado do que considera ser a «insensata imposição» da entrada em vigor do mapa judiciário no início deste mês de Setembro, exigindo um sério apuramento de responsabilidades.
PCP exige reintegração
O PCP entregou um projecto de resolução que visa obrigar o Ministério da Educação a reintegrar cerca de oito mil professores contratados que foram afastados dos concursos por não terem feito a chamada prova de avaliação de competências.
Mais cortes e restrições
Diana Ferreira substitui Paula Baptista
Governo retira a terra <br>a quem a trabalha
Os rendeiros da Herdade dos Machados reuniram-se no dia 1 de Setembro frente à Câmara de Moura, onde reclamaram a anulação da denúncia dos contratos de arrendamento pelo Estado português.
Incompetência absoluta
A CDU acusou a Câmara de Portalegre de «inércia» em relação às suas competências em matéria de educação, o que faz com que, na abertura de mais um ano escolar, subsistam problemas inaceitáveis.
129 crianças impedidas <br>de iniciar a escola
Escola não fecha!
Orizicultores reclamam medidas
CDU reclama verdade
Romagem ao Mausoléu <br> dos Tarrafalistas
Tributo a Ary
Carrasco nomeado coveiro
Os deputados do PCP no PE consideram que a escolha de Carlos Moedas para a pasta da Ciência reflecte a postura de subordinação nacional aos interesses das potências da UE.
Direita derrotada
O Partido Social-Democrata venceu as eleições legislativas realizadas, no domingo, 14, na Suécia, que ficaram marcadas pelo ascenso da extrema-direita.
Europa desindustrializa-se
Cortes salariais nefastos
Das sombras à realidade na Ucrânia
«Sentimo-nos heróis<br>como qualquer cubano»
René González, preso e condenado pelos EUA num processo político, esteve na Festa do Avante!. Ao Órgão Central do PCP, o patriota cubano, libertado após cumprir a sentença, rejeitou ser um arquétipo e sublinhou a heroicidade de Cuba e do seu povo; denunciou os EUA como os principais promotores do terrorismo e explicou como resistiram os cinco anti-terroristas, três dos quais (Antonio, Ramón e Gerardo) permanecem encarcerados apesar da crescente exigência da sua libertação, pelo que, nota, «este é o momento para que o governo norte-americano tome a decisão correcta: aplicar a justiça e libertá-los».
Palestinianos desiludidos com UE
Os palestinianos sentem uma profunda desilusão com o papel da UE e do Parlamento Europeu, diz em entrevista ao Avante! Miguel Viegas, que esteve na Palestina integrado numa delegação de deputados do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica.