Enfermeiros anunciam greve
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses marcou uma greve nacional para os dias 24 e 25 deste mês, no âmbito da qual foi também agendada uma concentração junto ao Ministério da Saúde (dia 25, às 12h30). Com esta acção de luta, os enfermeiros dão visibilidade aos «elevados níveis de descontentamento e insatisfação» motivados pelos inúmeros problemas com que se confrontam no exercício da profissão – dando sequência aos múltiplos plenários, greves e concentrações realizados nos meses de Julho e Agosto.
Face à grave carência de enfermeiros, o sindicato considera inadmissível que algumas administrações hospitalares não tenham feito propostas de contratação ou que nelas contemplassem um número de contratações inferior às necessidades reais das unidades de saúde.
A acção do Governo, via Ministério da Saúde, reflecte-se no agravamento das condições de vida e de trabalho dos enfermeiros, afirma o SEP, pelo que é tempo de dizer «basta!». A 24 e 25, os enfermeiros vão estar em luta pela defesa do Serviço Nacional de Saúde, pela valorização do trabalho e da enfermagem, contra exaustão dos profissionais e pela admissão de mais enfermeiros.