Encontro Nacional de CT
O combate à precariedade e ao trabalho sem direitos estará no centro das preocupações dos participantes no 18.º Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores, que vai ter lugar no dia 10 de Outubro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
A confirmação da data, local e temas em debate foi feita pela comissão organizadora, constituída pelas comissões coordenadoras das CT das regiões de Lisboa, Setúbal, Braga e Porto, que se reuniu naquela cidade a 29 de Agosto. O encontro terá como lema «Unidos pelo trabalho com direitos, afirmar Abril» e terminará com um desfile nas ruas de Famalicão.
Na nota de imprensa da comissão organizadora, divulgada dia 9 pela coordenadora das CT de Braga, destaca-se ainda que as privatizações, a redução dos salários, das pensões, do subsídio de desemprego e todas as medidas anti-sociais deste Governo deverão ter o cartão vermelho do encontro nacional.
Nos temas em destaque estarão igualmente:
- o respeito pelo exercício da actividade dos membros das CT e das sub-CT, o seu papel e a sua intervenção junto dos trabalhadores;
- a luta contra aqueles que querem transformar as CT em «comissões de empresa», para melhor poderem explorar os trabalhadores, usando-as como «amortecedores» das reivindicações e da resistência.
Um «cartão vermelho» deverá ser atribuído às privatizações, à redução dos salários, das pensões e do subsídio de desemprego, e a todas as medidas anti-sociais do Governo.