Editorial
Opinião
PCP

Mais e melhor Festa

A 38.ª edição da Festa do Avante! constituiu um extraordinário êxito. Uma extraordinária realização dos comunistas e do seu Partido, que a conceberam, construíram e fizeram funcionar durante três dias. Obra colectiva, para a qual convergiram milhares de saberes, vontades e muitas horas de trabalho voluntário, sem a qual esta Festa não seria possível.

Crónica Internacional

Solidariedade anti-imperialista

A Festa do Avante!, assim como o Seminário Internacional «A Revolução portuguesa e a situação na...
Actual

Soares ao telefone

O caso não é para menos e já vamos perdendo a conta às inúmeras notícias, reportagens,...
Actual

O PS no seu labirinto

A guerra interna no PS arrasta-se, em benefício deste Governo, do branqueamento do PS e da continuidade, com ou sem alternância,...
Actual

Uma pedra de toque

Não temos nada a ver com as «primárias» do PS. Até porque nenhum dos candidatos é de molde a que se...
A talhe de foice

O vulcão

Enquanto a Via Crucis do Pretório ao Calvário foi sofrida em «15 Estações» (a última é a...
Em Foco

«Normalmente» mau

No início de mais um ano lectivo, velhos e novos problemas e obstáculos se colocam à Escola Pública, seriamente ameaçada pela política do Governo empenhada na sua privatização, descaracterização e destruição. Para o PCP, só a luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e para todos, envolvendo toda a sociedade, poderá defender esta que foi uma valiosa conquista de Abril.

Garantir o acesso à Educação

O direito à Educação e ao Ensino como direito fundamental, simultaneamente individual e colectivo, está consagrado na Constituição da República Portuguesa (CRP) e é assumido como um pilar estruturante da própria democracia. Precisamente por ser a Educação pública um elemento central da emancipação individual e do desenvolvimento colectivo, é expressamente atribuído ao Estado um papel fundamental na garantia, protecção e promoção das condições de efectivo exercício desse direito.

Política de desmantelamento <br>da Escola Pública

Sucessivos governos (do PS, PSD e CDS) e em particular o actual, têm desenvolvido uma política de desmantelamento da Escola Pública e do seu papel emancipador. O Guião da «Reforma do Estado», apresentando pelo Executivo PSD/CDS, exclui mesmo a Educação das funções sociais do Estado.

Ensino Superior não é um luxo

O Governo anunciou mais um corte no financiamento do sistema público de Ensino Superior. Impõem-se entender o seu significado e consequências, assim como qual o sentido da política que vem sendo adoptada.

Porta aberta ao negócio

Após a revolução de Abril, a questão da municipalização da educação apareceu, pela primeira vez, com as propostas de Orçamento do Estado de 1984 e 1985. Curiosamente, este processo decorreu, também, num momento em que o FMI se encontrava em Portugal. A luta dos professores e a oposição de muitas autarquias fizeram recuar o então governo PS/PSD.
A troika e o Governo PSD/CDS querem agora dar mais um passo no caminho de degradação e de privatização da Escola Pública.

PCP

Conquista de Abril a defender com a luta

O PCP promoveu, sábado, 13, um debate público sobre os 35 anos da instituição do Serviço Nacional de Saúde. Para os comunistas, só a luta dos profissionais e dos utentes poderá evitar a destruição desta importante conquista de Abril.

Resistir é vencer

Empenhado em erguer a resistência e a luta dos trabalhadores contra a exploração e o empobrecimento, o PCP...

Erguer a resistência e a luta

O PCP está a apelar aos trabalhadores da Transtejo e da Soflusa para que, com a sua unidade e luta, travem a privatização das duas empresas, que está a ser preparada pelo Governo.

Debate interno já começou

No âmbito da preparação da 11.ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, que se realiza a 6...

Esclarecer e denunciar

No final de Agosto, a Organização Regional do Porto do PCP promoveu um debate sobre a situação que se vive na...

Convergência e unidade

Delegações do PCP e da Liga Operária Católica (LOC) estiveram reunidas no dia 10, na sede desta. O encontro,...
Trabalhadores

Contra ofensiva nos transportes

A resposta à vaga de subconcessões no sector dos transportes foi analisada dia 12, numa reunião de comissões de trabalhadores, e estará em discussão num plenário de representantes que a Fectrans vai promover dia 23.

Frente Comum exige devolução <br> dos roubos

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública reivindica um aumento salarial de 3,7 por cento e um mínimo de 50 euros por trabalhador, bem como a reposição dos valores roubados nos salários, subsídios e pensões desde 2011.

A luta vai aumentar

Os sindicalistas que participaram, dia 11, no Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP desfilaram até à AR para mostrar a sua oposição à política de ataque aos rendimentos dos trabalhadores e pensionistas.

Unidos na luta de todos

Os trabalhadores da EMEF nas instalações do Porto, Entroncamento, Barreiro, Lisboa e Vila Real de Santo António realizaram ontem uma greve de 24 horas. Rumaram a Lisboa e concentraram-se junto ao Ministério das Finanças contra o processo de destruição da empresa.

Encontro Nacional de CT

O combate à precariedade e ao trabalho sem direitos estará no centro das preocupações dos participantes no...

Enfermeiros anunciam greve

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses marcou uma greve nacional para os dias 24 e 25 deste mês, no âmbito da qual foi...

Metro em greve

Durante a paralisação realizada na manhã de dia 10 e que teve uma muito elevada adesão, os trabalhadores do...
Assembleia da República

Situação caótica nos tribunais

O PCP considera uma «vergonha nacional» o que se está a passar nos tribunais, em resultado do que considera ser a «insensata imposição» da entrada em vigor do mapa judiciário no início deste mês de Setembro, exigindo um sério apuramento de responsabilidades.

PCP exige reintegração

O PCP entregou um projecto de resolução que visa obrigar o Ministério da Educação a reintegrar cerca de oito mil professores contratados que foram afastados dos concursos por não terem feito a chamada prova de avaliação de competências.

Mais cortes e restrições

A maioria PSD/CDS-PP aprovou, com os votos contra das oposições, dia 11, em votação final, a segunda...
Nacional

Governo retira a terra <br>a quem a trabalha

Os rendeiros da Herdade dos Machados reuniram-se no dia 1 de Setembro frente à Câmara de Moura, onde reclamaram a anulação da denúncia dos contratos de arrendamento pelo Estado português.

Incompetência absoluta

A CDU acusou a Câmara de Portalegre de «inércia» em relação às suas competências em matéria de educação, o que faz com que, na abertura de mais um ano escolar, subsistam problemas inaceitáveis.

Escola não fecha!

A população São Bartolomeu do Rego, concelho de Celorico de Basto, conseguiu, através...

CDU reclama verdade

Os diários Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal de Notícias publicaram, no dia 5, artigos sobre o...

Tributo a Ary

Amanhã, sexta-feira, às 21.30 horas, o Auditório da Costa da Caparica, no Centro Comercial «O Pescador»,...
Europa

Carrasco nomeado coveiro

Os deputados do PCP no PE consideram que a escolha de Carlos Moedas para a pasta da Ciência reflecte a postura de subordinação nacional aos interesses das potências da UE.

Direita derrotada

O Partido Social-Democrata venceu as eleições legislativas realizadas, no domingo, 14, na Suécia, que ficaram marcadas pelo ascenso da extrema-direita.

Europa desindustrializa-se

Entre 2007 e 2012 acentuou-se a perda de postos de trabalho na indústria em todos os 28 estados membros com...
Internacional

«Sentimo-nos heróis<br>como qualquer cubano»

René González, preso e condenado pelos EUA num processo político, esteve na Festa do Avante!. Ao Órgão Central do PCP, o patriota cubano, libertado após cumprir a sentença, rejeitou ser um arquétipo e sublinhou a heroicidade de Cuba e do seu povo; denunciou os EUA como os principais promotores do terrorismo e explicou como resistiram os cinco anti-terroristas, três dos quais (Antonio, Ramón e Gerardo) permanecem encarcerados apesar da crescente exigência da sua libertação, pelo que, nota, «este é o momento para que o governo norte-americano tome a decisão correcta: aplicar a justiça e libertá-los».

Palestinianos desiludidos com UE

Os palestinianos sentem uma profunda desilusão com o papel da UE e do Parlamento Europeu, diz em entrevista ao Avante! Miguel Viegas, que esteve na Palestina integrado numa delegação de deputados do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica.

Argumentos
TVisto

A pequena escolha

Voltou a chamada Primeira Liga, o que aliás poucas ou nenhumas mutações introduziu numa televisão sempre...
História

A luta pela paz

A crescente agressividade de EUA e seus aliados da União Europeia, designadamente no âmbito da NATO, não é alheia...
Festa do Avante!

As fotos da Festa

∙  Ana Pereira∙  Carlos Morganho∙  Fernando Teixeira∙  Inês Seixas∙  Jaime...

Os 100 primeiros

Classificação final geral absoluta   Ordem Nome Equipa Escalão Tempo 1 NelsonCruz Clube...
Aconteceu

Ano escolar começa mal

Falta de professores e atrasos na sua colocação, falta de auxiliares educativos, turmas do 1.º ciclo com alunos de...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Sábado, 20...

A semana em resumo

Frases

“Vou apresentar um novo partido nas próximas semanas.” (Marinho...