Editorial
Opinião
Actual

Cavalo de Troi(k)a

A entrevista de Durão Barroso, em jeito de balanço como presidente da Comissão Europeia, ficará guardada como...
Actual

Os «insanáveis»

Crescem as dificuldades e injustiças, na medida em que avança o saque do povo e do País, alarga-se a revolta, à...
Actual

Princípios de propaganda

Há quase um ano Cavaco Silva concedeu ao Governo PSD/CDS o balão de oxigénio de apadrinhar uma remodelação...
A talhe de foice

Vão à rua

Ouvir Brahms (como estou a ouvir) enquanto escrevo sobre o Governo de Passos Coelho convoca a situação criada por Kubrick no...
PCP

Duas razões, duas lutas

Os distritos de Castelo Branco e da Guarda sofrem igualmente as consequências e os objectivos da política de direita desenvolvida há anos e, em particular, do pacto de agressão que há três anos PS, PSD e CDS assinaram com a troika estrangeira.

Crónica Internacional

Provocação

Uma esclarecedora conversa telefónica foi praticamente silenciada na comunicação social do regime, facto que é...
Em Foco

Jovens exigem futuro no País

A recusa da política que generaliza a precariedade, alimenta o desemprego e impõe à juventude a emigração destacou-se entre as reivindicações colocadas pela Interjovem na manifestação que realizou em Lisboa, no Dia Nacional da Juventude.

PCP

Os valores de Abril no futuro de Portugal

O PCP anunciou, na segunda-feira, 31 de Março, os elementos centrais do seu programa de comemoração da Revolução de Abril. Afirmar e projectar os seus valores é o objectivo central.

Alternativa constrói-se na luta

Um Partido mais forte é uma condição essencial para travar a brutal ofensiva em curso e abrir caminho a uma política alternativa, concluiu-se na 9.ª Assembleia da Organização Regional de Aveiro do PCP, realizada no domingo, 30.

Reforçar o Partido para resistir ao vendaval

A 9.ª Assembleia da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP, realizada no sábado, 29, ficou marcada pela dramática situação social que se vive na região e pela afirmação de soluções para a inverter. 

A vida dá razão ao PCP

Presente nas assembleias das organizações regionais de Viana do Castelo e Aveiro, Jerónimo de Sousa referiu-se, em tom...

Debater, decidir, concretizar

Em todo o País, e mesmo fora dele, os comunistas estão a braços com uma intensa actividade, convergindo para aquele que é um objectivo fundamental: o reforço da organização, intervenção e influência do Partido.

PCP protesta para Público

O PCP, numa missiva assinada por Carina Castro, membro do Comité Central e responsável pelo Gabinete de Imprensa do Partido,...
Trabalhadores

Ouve-se o trabalho <br>nas ruas

Aumento de salários, reposição das 35 horas e respeito pela contratação colectiva merecem particular realce, na concentração que a CGTP-IN vai realizar na próxima terça-feira, em Lisboa, para levar ao Ministério do Emprego e Segurança Social as reivindicações que milhares de trabalhadores mantêm nas ruas, por todo o País.

Disponibilidade <br>para rejeitar

Ao pretenderem que passe a vigorar o «tempo de disponibilidade», a associação patronal e as empresas de transporte rodoviário de passageiros querem alargar horários de trabalho e deixar de pagar horas extra.

Escolha tem que mudar

O atribulado anúncio de uma medida permanente para substituir a CES parece ter pecado por inoportuno, mas o que está mal é a opção política que leva a novos cortes nas pensões e nos salários.

Massimo Dutti <br>teve que recuar

Uma trabalhadora de uma das lojas Massimo Dutti, pertencente ao Grupo Inditex, conseguiu manter o seu posto de trabalho, que a empresa...
Assembleia da República

Sobrepor o privado ao público

Os Correios, que detêm o exclusivo da comercialização aos particulares dos bem conhecidos Certificados de Aforro, em vez de promoverem estes títulos do Estado incentivam a compra de outros produtos financeiros da concorrência privada.

 

Exploração por todos os meios

Foi chumbado pela maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, o projecto de lei do PCP que visava reduzir para 35 horas o limite máximo do horário semanal de trabalho para todos os trabalhadores.

Mais investimento é preciso!

Os votos contra da maioria PSD/CDS-PP, bem como do PS num dos pontos do texto, inviabilizaram no dia 21 de Março o projecto de resolução do PCP que preconizava o reforço dos Cuidados de Saúde Primários.

Mentiras e ilusões

O Governo espalha a ilusão de que está em curso a «recuperação» e de que «existe um...

O fosso das desigualdades

O Governo prossegue em passo acelerado uma estratégia de concentração da riqueza, que é a fortuna de poucos...

Formalizado pedido

Foi entregue no Tribunal Constitucional faz hoje oito dias, 27, o pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade de...

Finais da UEFA

PSD, PS e CDS-PP aprovaram a proposta de lei que isenta de tributação as empresas e desportistas envolvidos nas finais da Liga...

Escola Pública inclusiva

A resolução do PCP propondo medidas extraordinárias para contratar os funcionários necessários à...

Garantir acessos

O PCP expressou o seu apoio à exigência da população por melhores acessos ao hospital Beatriz Ângelo, em...

Mutilação genital

Encontram-se em comissão, depois de recentemente aprovados na generalidade, sem votos contra e com 12 abstenções de...

Mesas eleitorais

A maioria PSD/CDS-PP aprovou recentemente, em votação final global, a redução das bolsas de...
Nacional

«Avante com Abril!»

A JCP realiza o seu 10.º Congresso no próximo fim-de-semana, dias 5 e 6 de Abril, na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa, sob o lema «Avante com Abril! Organizar, Lutar, Transformar!». Em declarações ao Avante!, Cátia Lapeiro, Gonçalo Salvaterra e Catarina Moreira falam do caminho percorrido e perspectivam o futuro da organização revolucionária da juventude portuguesa.

Agricultores em luta

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e as suas filiadas vão realizar hoje, quinta-feira, em Lisboa, uma manifestação em defesa da agricultura e do mundo rural português.

Protesto e indignação

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) espera a adesão de milhares de pessoas ao Dia Nacional de Luta, 12 de Abril, para protestar contra os cortes nas pensões. Em Lisboa, o desfile irá da Praça do Município ao Rossio.

O dever social com os idosos

Antes de serem estruturados os estados modernos, as sociedades mantinham protegidos e respeitados os idosos pela sua passada...

Defender o País

João Ferreira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), esteve no sábado,...
Europa

A Suécia xenófoba

O governo sueco apresentou, dia 25, um livro branco em que reconhece a política de discriminação da comunidade cigana como «o lado negro desconhecido da história» do país.

Escola em risco

Milhares de escolas encerraram, dia 26, na Inglaterra e País de Gales em resultado de uma greve convocada pela União Nacional dos Professores (NUT).

A derrota de Hollande

Os resultados da segunda volta das municipais em França confirmaram a derrota dos socialistas do presidente François Hollande,...

Não aos cortes

Os estudantes de Espanha realizaram uma greve de 48 horas, nos dias 26 e 27, contra os cortes orçamentais na Educação e...

Os vende-pátrias

Há dias veio à estampa no jornal Público uma notícia, em si mesma, elucidativa do estado a que isto chegou. E...
Internacional

Êxito político histórico

Trabalhadores e camponeses aderiram massivamente à greve geral no Paraguai, realizada dia 26, que constituiu um sucesso e uma expressão de unidade das forças políticas e sociais que rejeitam o programa vende-pátria do governo.

Resultados contestados

Milhares de pessoas contestaram junto ao Supremo Tribunal Eleitoral a vitória do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) nas eleições municipais de domingo, na sequência da qual o primeiro-ministro aproveitou para prometer «ajustar contas» com os seus inimigos.

CDH da ONU condena

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) apelou à administração norte-americana para que...

Protestos na Palestina

O Dia da Terra foi assinalado, sábado e domingo, 29 e 30, na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Leste com...
Temas

A dívida pública é insustentável

Há três anos, no dia 5 de Abril de 2011, o PCP propôs a renegociação da dívida pública. Caiu o Carmo e a Trindade! De todos os quadrantes – do PS, do PSD e do CDS – levantou-se um coro de protestos. A proposta de PCP era irresponsável e irrealista – diziam – e conduziria ao afundamento da economia e ao empobrecimento dos portugueses. O que era preciso – diziam essas vozes – era assinar o Memorando da troika, um programa que o PCP identificou, desde o primeiro momento, como um pacto de agressão contra o povo português.

«Nunca nos abandonem»

A Associação Portuguesa de Críticos de Teatro atribuiu o Prémio da Crítica ao Festival de Almada, que este ano terá lugar de 4 a 18 de Julho. Em entrevista ao Avante!, Rodrigo Francisco, director do Teatro de Almada, dedicou esta distinção ao público «que não cheira a perfumes caros» como em outros festivais e que acompanha a Companhia desde os finais dos anos 70 do século passado. Mas esta é também uma homenagem e um reconhecimento aos actores, técnicos e trabalhadores que, ao longo dos últimos 30 anos, têm construído o Festival de Teatro de Almada e, como não poderia deixar de ser, a Joaquim Benite, falecido a 5 de Outubro de 2012, que fundou a Companhia de Teatro de Almada e que agora dá nome a uma das maiores e mais importantes salas de espectáculos do País: o Teatro Municipal de Almada.
Rodrigo Francisco falou-nos ainda da peça «Um dia os réus serão vocês», que esteve recentemente em terras de «Vera Cruz» e que voltará aos palcos nacionais e internacionais, bem como do futuro da Companhia.

 

Argumentos
TVisto

Engano em tempo de crise

A anunciada emissão de «Prós e Contras» trazia um título obviamente inspirado num dos mais famosos romances...
Sociedade

10 factos chocantes sobre os EUA

1. Os Estados Unidos têm a maior população prisional do mundo, compondo menos de 5% da humanidade e mais de 25% da...
Aconteceu

Mão-de-obra mais barata

O custo da mão-de-obra em Portugal caiu 5,1 por cento entre 2008 e 2013, segundo indicou, dia 27, um estudo do Eurostat. O gabinete...

Teatro em tempo de crise

O Dia Mundial do Teatro celebrou-se, dia 27, em todo o mundo, sob os auspícios da UNESCO, organização das...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP     ...

A semana em resumo

Frases

“Preços dos CTT aumentam 2,6% a partir de Abril.” (Título do Sol,...