Reformados e pensionistas
manifestam-se no dia 12

Protesto e indignação

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) espera a adesão de milhares de pessoas ao Dia Nacional de Luta, 12 de Abril, para protestar contra os cortes nas pensões. Em Lisboa, o desfile irá da Praça do Município ao Rossio.

Milhares de pessoas vão participar no Dia Nacional de Luta

«Há um entusiasmo muito grande, de milhares e milhares de reformados e pensionistas, para manifestar o seu protesto e indignação contra estas medidas do Governo», afirmou Casimiro Menezes, presidente do MURPI, à Lusa, referindo-se aos cortes nas pensões e às «medidas que estão na calha para transformar em definitivo o que era provisório».
As declarações foram proferidas após uma Assembleia-Geral do MURPI, realizada no dia 29 de Março, em Lisboa, e que segundo Casimiro Menezes foi «muito importante, porque estamos em vésperas de realização de uma grande iniciativa nacional», tendo sido escutado o «testemunho de sete Federações que constituem o MURPI, no sentido de saber como estava a mobilização e o entusiasmo à volta da marcha de protesto». Nesta reunião foi ainda aprovado o exercício do ano passado e o plano de actividades para 2014.
Além de Lisboa, o Dia Nacional de Luta ocorrerá no Porto, Guimarães, Covilhã, Faro, Funchal e Coimbra. A acção foi decidida após uma reunião em Coimbra, em que o MURPI exigiu, mais uma vez, ter um representante no Conselho Económico e Social (CES).




Mais artigos de: Nacional

«Avante com Abril!»

A JCP realiza o seu 10.º Congresso no próximo fim-de-semana, dias 5 e 6 de Abril, na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa, sob o lema «Avante com Abril! Organizar, Lutar, Transformar!». Em declarações ao Avante!, Cátia Lapeiro, Gonçalo Salvaterra e Catarina Moreira falam do caminho percorrido e perspectivam o futuro da organização revolucionária da juventude portuguesa.

Agricultores em luta

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e as suas filiadas vão realizar hoje, quinta-feira, em Lisboa, uma manifestação em defesa da agricultura e do mundo rural português.

O dever social com os idosos

Antes de serem estruturados os estados modernos, as sociedades mantinham protegidos e respeitados os idosos pela sua passada dedicação ao coletivo social e as experiências acumuladas que constituíam a sabedoria disponível para a formação dos mais jovens.Hoje, no sistema...

Defender as comunidades portuguesas

Está já a ser distribuído, em toda a Europa, um folheto da CDU dirigido às comunidades portuguesas. No documento, onde se afirma que «Uma outra Europa é possível com a luta dos povos!», sublinha-se que «os deputados da CDU no...

Defender o País

João Ferreira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), esteve no sábado, 29 de Março, nas Zonas Altas do Funchal, na Madeira, para se inteirar no terreno dos atrasos na reparação dos estragos causados pelas sucessivas...