Defender as comunidades portuguesas
Está já a ser distribuído, em toda a Europa, um folheto da CDU dirigido às comunidades portuguesas. No documento, onde se afirma que «Uma outra Europa é possível com a luta dos povos!», sublinha-se que «os deputados da CDU no Parlamento Europeu (PE) foram os que, nos últimos cinco anos, maior intervenção tiveram em defesa das comunidades portuguesas na Diáspora», tendo suscitado à Comissão Europeia (CE) respostas a inúmeras questões. Destas destaca-se, entre outras, o «pagamento a 2,60 euros por hora a trabalhadores portugueses na Bélgica, valor muito inferior ao praticado legalmente naquele país», o «pagamento do salário mínimo nacional a trabalhadores portugueses na Região de Narbonne, França, em vez dos valores vigentes naquela região» e o «embuste a trabalhadores portugueses em Birmingham, Inglaterra, contratados com promessas de salários e horários que não foram cumpridas».
«Os deputados eleitos pela CDU no PE deram voz aos problemas dos nossos compatriotas emigrantes, denunciando e exigindo respostas da CE a diversas perguntas sobre problemas concretos que afectam as comunidades portuguesas. Cumprimos, com muito trabalho, o que nos comprometemos fazer», lê-se na mensagem de João Ferreira, que apela ao voto na CDU «para dar força à luta por um Portugal mais justo, mais fraterno, mais democrático e desenvolvido».
Nuno Gomes Garcia, 35 anos, arqueólogo, romancista e consultor literário, membro do organismo de Direcção Nacional da França do PCP e do seu Secretariado, é o candidato da CDU pela Emigração.
Reconhecimento
Em carta dirigida ao Secretário-geral do PCP, o Movimento Associativo da Pesca Portuguesa – constituído por mais de 20 associações de armadores, organizações de produtores e sindicatos – congratula-se com a escolha de João Ferreira como cabeça de lista da CDU às eleições para o PE, sabendo que, com a sua eleição, vão poder continuar a contar «com a sua voz e peso político na Comissão de Pescas nos anos que se avizinham».
No documento, o Movimento dá conta da «disponibilidade» e da «competência» de João Ferreira, actual deputado do PCP no PE, com quem reuniram em diversas ocasiões, «para trocar pontos de vista e desenhar estratégias que incorporassem a consideração dos interesses nacionais».
«Não é despiciendo recordar nessa colaboração dossiers como o das pescas de profundidade, o relatório de iniciativa sobre a importância da pesca de pequena escala na União Europeia e a preparação, enquanto relator, da abertura de novas possibilidades de pesca em acordo com países terceiros», valoriza o Movimento.