Editorial

MARCHAR POR ABRIL

São cada vez mais os portugueses conscientes de que deste Governo e desta política só há que esperar o agravamento...
Opinião
A talhe de foice

Por falar nisso...

A apresentação do Orçamento do Estado para 2014 foi antecedida por uma semana assaz profícua em iniciativas e...
Actual

O País responde

A RTP organizou no passado dia 9 um programa com Pedro Passos Coelho, de contornos apresentados como inovadores. Quanto à oportunidade,...
Actual

O malabarista

Estava eu a ouvir Paulo Portas no domingo a fazer a sua declaração urbi et orbi, em todos os telejornais, e a pensar comigo...
Actual

Anticonstitucionalissimamente

Dizia o Ary ser esta a maior palavra que se podia escrever em Português. Maior no número de letras que utiliza, entenda-se, pois...
Crónica Internacional

Isto está tudo ligado…

Três notícias recentes revelam bem da profundidade da crise em que a Europa está mergulhada e simultaneamente da natureza...
PCP

Mais do que protesto, é proposta

Os trabalhadores e o povo estão confrontados com ferozes ataques do grande capital e dos executantes das suas políticas. A luta tem sido intensa e o confronto de luta de classes intensifica-se.

Em Foco

Todos à luta no dia 19

«Crescem as razões para elevar o protesto e a luta», destacou a CGTP-IN, ao reagir à decisão do Governo de impedir que no próximo sábado a «Marcha por Abril, contra a exploração e o empobrecimento» percorresse a Ponte 25 de Abril. A central reafirmou a realização das acções marcadas para Lisboa e Porto e reiterou o apelo à mobilização de todos.

«A luta não pode,<br>nem vai parar!»

«Com a luta dos trabalhadores e do povo. Por uma política patriótica e de esquerda» foi o lema do comício que, no domingo, o Partido realizou no Pavilhão Polivalente de Odivelas. Jerónimo de Sousa, na sua intervenção, apelou a todos os que não se conformam com o rumo de desastre imposto pelo Governo, com a política do pacto de agressão assinado por PS, PSD e CDS com a troika estrangeira, para que se juntem à luta, a começar já no próximo sábado, nos protestos convocados pela CGTP-IN em Lisboa e no Porto.

PCP

Assalto a quem trabalha

«Este é o pior Orçamento do Estado (OE) para a vida dos trabalhadores e das famílias desde que foi assinado o pacto de agressão», considerou, anteontem, o deputado do PCP Paulo Sá, reagindo à apresentação da proposta pelo Governo PSD/CDS.

Importante resposta do povo

No Alentejo a CDU obteve uma importante vitória eleitoral, passando de 14 para 19 presidências de Câmara, tornando-se a força com mais autarquias na região.

Campanha contra o PCP

Face à campanha que «falsa e orquestradamente» está a ser dirigida contra o PCP, sobre o seu alegado...

Centenário em Lagos

No dia 9 tiveram início, na Biblioteca Municipal Júlio Dantas, em Lagos, as comemorações do Centenário do...

Almoço-convívio

No dia 13 realizou-se, na Quinta da Atalaia, no Seixal, um almoço-convívio, promovido pela Organização do PCP na...
Trabalhadores

Luta cresce no sector público

Os cortes inscritos no decreto-lei 133, publicado a 3 de Outubro, aumentam o descontentamento dos trabalhadores e levam os sindicatos a definirem novas formas de luta, para além das marchas do próximo sábado.

EDP e Petrogal devolvem

As administrações da EDP e da Petrogal informaram que estão a tomar as medidas necessárias para restituir aos trabalhadores os direitos e remunerações que retiraram, com base em normas inconstitucionais.

Desemprego ocultado

«O desemprego não se combate com ocupações temporárias», protestou a organização de juventude da CGTP-IN, recusando que os programas para desempregados sirvam para que estes sejam apagados das estatísticas.

Alternativas para a indústria

Numa «tribuna pública» de âmbito nacional, a Fiequimetal/CGTP-IN apontou medidas concretas para valorizar o aparelho produtivo e reindustrializar o País, mas insistiu na luta dos trabalhadores para a necessária mudança política.

Sargentos concentram-se

A Associação Nacional de Sargentos anunciou uma concentração para 12 de Novembro, a partir das 18 horas, no...

Travar o precedente

A redução das pensões de sobrevivência, cujos contornos foram apresentados no domingo, pelo...

Os cantos da serpente

Mais de dois anos de Governo PSD/CDS-PP ficam marcados por uma mão cheia de nada na adopção de medidas tendentes à resolução dos problemas dos profissionais e a garantir maior eficácia preventiva ao crime.

Assembleia da República

Prossegue terrorismo social

O PCP acusou o vice-primeiro-ministro Paulo Portas de ser um mestre na «arte da dissimulação e no uso de falsidades e da mentira para enganar os portugueses».

Privatizar os CTT é trair o País

O PCP voltou a considerar a privatização dos CTT – Correios de Portugal uma «decisão criminosa», seja do ponto de vista político ou económico, seja da vida das populações e da própria soberania.

As responsabilidade do Estado

A maioria PSD/CDS-PP chumbou o projecto de lei do PCP que definia os princípios do financiamento da produção cinematográfica nacional e da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Maioria trava aumento

A maioria PSD/CDS-PP voltou a opor-se a qualquer aumento do salário mínimo nacional, chumbando sexta-feira passada o projecto de...
Nacional

Mais um golpe do Governo

Dizem alguns que uma fuga de informação levou a que o País tenha manifestado indignação perante a perspectiva de cortes nas pensões de sobrevivência tendo por base falsas premissas.

Falta de transparência

Tribunal Constitucional rejeita a recontagem dos votos no concelho do Crato solicitada pela CDU, face às divergências encontradas entre o número total de votantes e os totais de votos expressos nos partidos, brancos e nulos.

Desenvolvimento económico

Gonçalo Lagem, recém eleito presidente da Câmara de Monforte, traçou, segunda-feira, como prioridade do mandato a...
Europa

Um turbilhão de miséria

Organizações internacionais alertam para um preocupante alastramento da pobreza em todos os países europeus, que contrasta com uma crescente concentração da riqueza.

Segurança em causa

O Parlamento Europeu aprovou, dia 9, as propostas da Comissão Europeia que alteram a regulamentação sobre os tempos de voo e repouso dos pilotos e pessoal de cabina.

Salários ilegais

Mais de 100 mil desempregados na Grécia concorreram aos dez mil empregos sociais de baixa remuneração oferecidos por...

A intromissão de Barroso

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu questionaram a Comissão Europeia sobre as «gravíssimas...

Algumas verdades para recordar

«...Ou se sobem os impostos ou se cortam as despesas públicas ou, mais provavelmente, sobem-se os impostos e cortam-se as...
Internacional

Terroristas acossados

O sequestro de membros da Cruz Vermelha Internacional (CVI) foi a última de uma série de iniciativas dos mercenários sírios para perpetuar o conflito no país, de entre as quais sobressai, ainda, o bombardeamento da zona onde se encontram os inspectores da ONU e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ).

Desigualdade global

O crescimento da riqueza mundial em 68 por cento na última década foi acompanhado pela sua concentração na classe e blocos imperialistas dominantes.

Líbia sem lei

A tortura e outros tratamentos criminosos e degradantes são prática habitual na Líbia após o derrube do regime,...

Imenso adeus a Giap

Centenas de milhares de vietnamitas saíram às ruas de Hanói domingo, 13, para a derradeira...
Temas

O salário nominal caiu pela primeira vez em 37 anos

No seguimento dos famosos PEC e após a assinatura do famigerado «pacto de agressão», o actual Governo tomou posse no dia 21 de Junho de 2011. O «pacto» foi assinado no mês de Maio e foi precedido, por sua vez, em 8 de Abril, de uma imposição estrangeira impondo, à revelia do povo português, o envolvimento do PS, PSD e CDS-PP na regressão civilizacional em curso, decisão que não isenta nenhum desses partidos das gravosas consequências na nossa vida política, económica social e cultural.

Da revolução à guerra civil, da guerra civil à NEP (2)

Lénine, falando no Congresso dos Departamentos de Educação Política dos Sovietes de toda a Rússia, a 17 de Outubro de 1921, afirmou: «Quando, já no inferno da Guerra Civil, tivemos de tomar medidas necessárias à organização da economia, tudo parecia ter sido esquecido. Em princípio, o que a Nova Política Económica [NEP] significa é que tendo sustentado uma severa derrota neste campo, tivemos de começar uma retirada estratégica».

Argumentos
Pontos Cardeais

Alegria e reflexão

Para quem se pretende marxista, os resultados eleitorais são, também e sobretudo, uma forma de conhecer (ou de aperceber) o...
TVisto

Os executados

A informação é-nos dada discretamente, em palavras breves quando nos é prestada pelo apresentador do...
Gastronomias

Policiais gastronómicos

No variado mundo da literatura policial, que é um género considerado menor, mas cuja classificação recuso...
Aconteceu

Siza Vieira expõe em Paris

O arquitecto Álvaro Siza Vieira inaugurou, dia 10, duas mostras na capital francesa, uma de desenhos de arquitectura e desenho...

«Os Maias» em cinema

O realizador João Botelho iniciou esta semana a rodagem do filme «Os Maias», baseado no célebre romance de...

Filme português ganha festival

O documentário «E agora? Lembra-me», de Joaquim Pinto e Nuno Lionel, foi eleito o melhor filme no Festival Internacional de...

Vistos «gold» atraem chinese

Os cidadãos chineses lideram a lista de «vistos gold» concedidos pelo governo português em troca de investimentos em...

Reuniões e outras iniciativas

Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal   Lagos No âmbito...

A semana em resumo

Frases

“Eis que depois do brutal aumento de impostos de 2013, chegamos finalmente ao brutal corte...