Professores na «grande luta»

«Além de todas as lutas e iniciativas em torno de aspectos concretos que exigem a intervenção sindical e que são fundamentais – questões relacionadas com o desemprego e a precariedade, com o exercício da profissão em todos os graus e níveis de ensino, com os concursos para colocação de docentes, com a aposentação... – os investigadores e docentes portugueses devem envolver-se, em convergência com todos os sectores da sociedade portuguesa, na grande luta pela demissão do actual Governo e pela criação de condições para uma mudança profunda de políticas», declarou o Conselho Nacional da Fenprof, no dia 12.
Na resolução divulgada após esta reunião, a federação «apela a uma grande mobilização dos professores e dos investigadores para as marchas por Abril, contra a exploração e o empobrecimento, convocadas pela CGTP-IN, para 19 de Outubro».

5 de Outubro

No dia 5 de Outubro, sem deixar de expressar o protesto contra o roubo do feriado da República, a Fenprof assinalou o Dia Mundial dos Professores, com uma sessão na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, insistindo na necessidade de mudar a política, para defender a escola pública e o contributo desta para o desenvolvimento do País, noutro rumo, com outro MEC e outro Governo.
Esteve patente a exposição que percorreu o País, durante a «Caravana pela Escola Pública», e foi exibido um filme sobre esta iniciativa. Na sessão intervieram Ana Maria Bettencourt, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, Michelle Domingos, professora actualmente desempregada, e Mário Nogueira, Secretário-geral da Fenprof.
No decorrer desta iniciativa, a Fenprof e a Secre atribuíram a Ana Cristina Silva, autora da obra «O Rei do Monte Brasil», o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues – prémio entregue no dia 12.




Mais artigos de: Trabalhadores

Luta cresce no sector público

Os cortes inscritos no decreto-lei 133, publicado a 3 de Outubro, aumentam o descontentamento dos trabalhadores e levam os sindicatos a definirem novas formas de luta, para além das marchas do próximo sábado.

EDP e Petrogal devolvem

As administrações da EDP e da Petrogal informaram que estão a tomar as medidas necessárias para restituir aos trabalhadores os direitos e remunerações que retiraram, com base em normas inconstitucionais.

Desemprego ocultado

«O desemprego não se combate com ocupações temporárias», protestou a organização de juventude da CGTP-IN, recusando que os programas para desempregados sirvam para que estes sejam apagados das estatísticas.

Alternativas para a indústria

Numa «tribuna pública» de âmbito nacional, a Fiequimetal/CGTP-IN apontou medidas concretas para valorizar o aparelho produtivo e reindustrializar o País, mas insistiu na luta dos trabalhadores para a necessária mudança política.

Enfermeiros<br>em semana de greves

Na terça-feira, o primeiro de cinco dias de greves convocadas pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, realizaram-se 15 plenários nas instituições hospitalares dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, durante a manhã, com a participação de largas...

Polícias recusam austeridade

A Comissão Coordenadora Permanente dos sindicatos e associações dos profissionais das forças e serviços de segurança, num comunicado que divulgou após uma reunião realizada no Porto, no dia 11, declarou que «não aceitará mais medidas de...

«Mapeamento» na RTP<br>repudiado em plenário

Os jornalistas da RTP/TV deliberaram anteontem, em plenário, declarar a perda de confiança da redacção na Direcção de Informação, devido à forma como esta tem actuado na realização do «mapeamento» de pessoal, desencadeado pela...

Sargentos concentram-se

A Associação Nacional de Sargentos anunciou uma concentração para 12 de Novembro, a partir das 18 horas, no jardim de São Bento, junto à Assembleia da República. A informação conclui um comunicado, que a ANS divulgou na segunda-feira, face a notícias...

Travar o precedente

A redução das pensões de sobrevivência, cujos contornos foram apresentados no domingo, pelo vice-primeiro-ministro, mereceu o repúdio da CGTP-IN. Num comunicado de imprensa, que divulgou segunda-feira, a central considera que tal medida «constitui um precedente na abertura do...

Os cantos da serpente

Mais de dois anos de Governo PSD/CDS-PP ficam marcados por uma mão cheia de nada na adopção de medidas tendentes à resolução dos problemas dos profissionais e a garantir maior eficácia preventiva ao crime.