Editorial

MAIS DO MESMO PARA MUITO PIOR

Dando o dito por não dito, o Presidente da República deu posse aos mais recentes ministros e secretários de Estado, assim...
Opinião
A talhe de foice

À mangueirada

  O «faz de conta» é inerente ao poder, e no poder que se julga absoluto faz-se, desfaz-se e refaz-se ao bel-prazer...
Actual

O pai da política de direita

Mário Soares está todos os dias nos media. Percebe-se: a política de direita, posta em causa pela luta dos trabalhadores,...
Actual

A união nacional

«Ter a ideia de que, como estamos com um problema muito sério para resolver, temos de fabricar em Portugal uma espécie de...
Actual

Azares semânticos

Quando este texto for publicado terá sido aprovada a «moção de confiança» das bancadas do PSD e CDS ao...
Crónica Internacional

Detroit

A declaração de falência de Detroit é o retrato do capitalismo decadente dos nossos dias. A cidade e a sua...
Em Foco

Trabalhar com as pessoas

 

Image 13742

As políticas seguidas pelos sucessivos governos há muito que estão a provocar o agravamento da desertificação do interior, a ruína da economia e o aumento do desemprego, que atinge particularmente a juventude. No Alentejo, há muitos anos que se sente estes problemas de forma agravada.

No entanto, há quem trabalhe e lute para minimizar e inverter os impactos desta política devastadora, investindo nas pessoas, valorizando o espaço público, atraindo empresas, para criar mais postos de trabalho. Áreas de intervenção que não estão desligadas de outras, como o ordenamento e gestão do território, as políticas de acção social, saúde, habitação, educação, desporto e cultura.

Fomos conhecer melhor esta realidade, reflectida nos concelhos de Moura, Serpa e Santiago do Cacém, assim como em outros onde a gestão das autarquias é de maioria CDU. Ao Avante!, Santiago Macias, Tomé Pires e Álvaro Beijinha, cabeças de lista às suas respectivas autarquias, falaram-nos do ataque de que as autarquias têm sido alvo, com a redução de freguesias, a alteração da Lei das Finanças Locais, a destruição de emprego público, o roubo do direito à saúde, à mobilidade e à educação. Tudo imposições da troika estrangeira, com a assinatura da nacional (PS, PSD e CDS). Aos seus munícipes, deixaram ainda uma certeza: vão continuar a defender os direitos e interesses da população.

O nosso jornal falou ainda com João Rocha, primeiro da lista da CDU à Câmara de Beja, que promete «afirmar» o concelho na região e no País.

Daí a importância destas eleições. Mais CDU significará mais capacidade de resolução dos problemas locais e mais força aos que lutam por uma política alternativa, patriótica e de esquerda, que abra caminho a uma vida digna e a um futuro com segurança.


«Sempre mais, sempre para melhor»

Em Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal. A sua candidatura é o culminar do trabalho que tem vindo a exercer ao longo dos últimos oito anos enquanto vereador, e que lhe permitiu adquirir a experiência e o conhecimento profundo do Poder Local, do concelho e da região. «Assumi, com grande sentido de responsabilidade, o desafio que me foi lançado, tendo em conta o legado que a CDU tem tido neste concelho. Vamos continuar a merecer a confiança do povo, que, infelizmente, fruto das políticas nacionais, vive com grandes dificuldades», disse, ao Avante!, o candidato, salientando: «Temos capacidade para fazer o melhor para a população de Santiago do Cacém».

CDU é fundamental em Moura

«Espero que o concelho ganhe, sobretudo, em capacidade atractiva e que tenha mais população, o que já será uma grande vitória», afirmou, em conversa com o Avante!, Santiago Macias, militante do PCP, actual vereador e cabeça de lista à Câmara Municipal de Moura. O candidato, com 49 anos, é investigador da Universidade de Coimbra e membro da direcção do Campo Arqueológico de Mértola, projecto ao qual está ligado desde 1993. É, desde 2003, responsável pelas escavações arqueológicas no Castelo de Moura.

Na apresentação da sua candidatura, assim como de José Pós-de-Mina, actual presidente da autarquia, à Assembleia Municipal, a CDU considerou que «estão criadas condições para o prosseguimento e a melhoria da obra realizada no concelho de Moura».

Trabalhar para criar mais emprego

Serpa situa-se no Baixo Alentejo, no distrito de Beja, na margem esquerda do Rio Guadiana, ocupando uma área de 1106,5 km2, distribuída ainda por sete freguesias: Brinches, Pias, S. Salvador, Santa Maria, Vale de Vargo, Vila Nova de S. Bento e Vila Verde de Ficalho.

Dentro das muralhas, no centro histórico, encontrámos uma cidade linda, onde o presente se confunde com o passado, olhando, bem de perto, para o futuro. Até lá chegar o cenário é bem diferente, mas não menos encantador, com extensas planícies, a perder de vista.

Chegando à Praça da República, o «coração» da cidade, fomos encontrar Tomé Pires, 36 anos, engenheiro técnico civil, actual presidente da Câmara de Serpa, que, em 2012, substituiu João Rocha. Em conversa com o Avante!, o também primeiro candidato da CDU àquela autarquia falou-nos do projecto político que, desde 1976, transformou os destinos daquele concelho, colocando-o num patamar elevado de qualidade de vida.

Afirmar Beja

João Rocha, cabeça de lista à Câmara Municipal de Beja, afirmou ao Avante! que a CDU quer ganhar as eleições autárquicas de 29 de Setembro para «afirmar Beja» na região e no País. Este é um projecto, sublinhou o candidato, para desenvolver com as pessoas e para as pessoas, trabalhando com todos, independente do seu quadrante político.

Revitalizar Grândola

António de Jesus Figueira Mendes, empregado de escritório, encabeça a lista da CDU à...

Valorizar o Alvito

António João Valério, professor de história e actual presidente da Junta de Freguesia...
PCP

O País precisa do PCP e da CDU

Face ao espectáculo degradante da política de direita e dos seus executantes mais se impõe a necessidade de dar a palavra ao povo e de reforçar o PCP e a CDU, afirma a Comissão Política do CC do Partido.
Trabalhadores

Demissão sem Verão

Em período de férias, para milhões de portugueses cortadas pela «austeridade», a luta dos trabalhadores não abranda, exigindo a demissão de um Governo desgastado, mas que todos os dias quer retirar algo mais a quem trabalha, para entregar ao grande capital.

Tempo quente nos transportes

Ferroviários, estivadores e trabalhadores do Metropo-litano de Lisboa não baixam os braços e entram em Agosto com firme determinação de permanecerem alerta e em luta.

Compromissos borda fora

Os grupos parlamentares do PSD e do CDS apresentaram propostas que voltam a não honrar a palavra dada pelo MEC e o Governo, a 25 de Junho, aos sindicatos dos professores.

O postal de Cavaco

A propósito do momento em que, durante a visita às Ilhas Selvagens, Cavaco Silva foi aos Correios enviar um postal à...

E a Comissão Europeia?

O PCP questionou na semana passada a Comissão Europeia sobre o concurso nacional de contratação de professores....
Assembleia da República

Confiável? Só para o capital!

Passos e Portas, seguindo à letra o guião acordado com Cavaco, foram esta terça-feira ao Parlamento simular uma prova de vida.

A recauchutagem do Governo

«Uma autêntica exumação de um Governo já enterrado», assim avalia o PCP a tomada de posse da nova equipa ministerial.

Mais exploração

Um novo e severo golpe contra os trabalhadores da administração pública foi ainda dado nesta ponta final dos trabalhos...

Governo bloqueia aumento

Baixou à comissão, sem votação (a pedido das bancadas da maioria) a proposta do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira – e nesta aprovada por unanimidade – pelo aumento do salário mínimo nacional.

Sem remendo possível

Um «sopro de vida» a um Governo em estado de coma e sem futuro. Eis, em síntese, como foi interpretado pelo PCP quer o...

Maria Albuquerque mentiu

O PCP exige a demissão da ministra das Finanças por entender que ela mentiu à Assembleia da República sobre os...
Nacional

Futuro melhor

A CDU apresentou no dia 27 de Julho os seus cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Ferreira do Alentejo, respectivamente, João Fragoso e José João Guerreiro.

Ganhar no Alandroal

«Devolver o bom nome ao concelho de Alandroal» foi o mote da festa popular que a CDU realizou no dia 27, no Jardim de São...

Confiança e entusiasmo

Depois de terem sido apresentados os primeiros sete elementos da lista da CDU à União de Freguesias...

Agricultores em luta

Os vitiviniculores durienses tinham agendada, para ontem, uma concentração junto ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. A...
Europa

Um descontentamento irreprimível

A nova vaga de protestos na Bulgária começou em 14 de Junho com a nomeação do magnata dos media, Delyan Peevski, para a chefia dos serviços de segurança. Passaram-se 45 dias

A terra e a água

Os habitantes da aldeia de Zurawlow, no distrito de Grabowiec, Sudoeste da Polónia, ocupam desde dia 3 de Junho uma área onde a norte-americana Chevron pretende explorar gás de xisto.

O novo paraíso fiscal

Com aproximação da entrada na zona euro, que deverá efectivar-se em Janeiro próximo, o governo da Letónia...

Mais caras e menos seguras

Um relatório publicado, dia 24, pelo Tribunal de Contas de França vem confirmar os efeitos perversos da...

Espanha assume perdas da banca

O Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB), organismo criado em 2009 pelo governo de Espanha para salvar o...
Internacional

Detroit ou o absurdo capitalismo

Com uma dívida de mais de 15 mil milhões de euros, verba que o Orçamento de perto de 1,5 mil milhões da cidade não suporta, Detroit foi-se paulatinamente transformando numa gigantesca ruína.

Correcção

Na entrevista ao embaixador de Cuba, que publicámos na semana passada, não estavam completas duas perguntas na página 27....

FARC exigem segurança para a oposição

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) exigem, em nova ronda de negociações, a criação de garantias de segurança individual e para os partidos da oposição.

Detroit, cidade assassinada

No passado dia 18 de Julho, o chefe do governo da cidade de Detroit, no Estado do Michigan, declarou que a cidade tinha entrado em bancarrota,...

Reforçar o partido e construir a alternativa

Em périplo por vários países da Europa, o editor-chefe do diário Sol e membro do Comité Central do Partido Comunista da Turquia (TKP), Kemal Okuyan, em entrevista ao Avante!, fez um primeiro balanço das movimentações de massas que abalaram o país, destacando as dinâmicas observadas e as exaltantes potencialidades de intervenção que se colocam aos comunistas, bem como a necessidade de construir uma alternativa que preencha de forma consequente o espaço aberto entre o povo e o governo.

Argumentos
TVisto

Sinais de uma tragédia anunciada

Era uma longa fila sobre a qual, aliás, a câmara não se demorou muito. Depois, a jornalista entrevistou sumariamente...
Festa do Avante!

Fazer contas à vida: pensar e agir

No ano comemorativo da matemática no planeta Terra, os visitantes do Espaço da Ciência vão ser desafiados a ter uma visão diferente da disciplina, numa perspectiva de transformação social e de inserção da matemática nos diversos planos da criação artística. Um desafio aliciante, como se percebe do que deixaram antever, em conversa com o Avante!, Alice Figueira, Anabela Silva, Augusto Flor, Aurora Bargado e Sílvia Silva.

Aconteceu

Desempregados sem subsídio

Apesar de o desemprego continuar a aumentar, o número de beneficiários das respectivas prestações diminuiu em...

Almada é de boas contas

Almada situa-se no topo dos municípios portugueses de grande dimensão no que se refere à gestão financeira,...

Assange cria partido

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, criou, dia 25, formalmente um partido político para entrar na corrida ao Senado australiano...

Protesto contra taxas no Gerês

Pedestrianistas e desportistas de montanha realizaram no domingo, 28, Dia Nacional da Conservação da Natureza, um protesto no...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   11 de Agosto no...

A semana em resumo

Frases da Semana

“Comissão Europeia impõe cortes suaves aos bancos portugueses.”...