Editorial
Opinião
A talhe de foice

Números

Os números aí estão: os centros de saúde registaram menos meio milhão de consultas nos primeiros cinco...
PCP

A alternativa existe. Patriótica e de esquerda de seu nome

Membros do Governo, e em especial o primeiro-ministro, estão a matraquear os portugueses com a ideia de que não há alternativa à política que têm vindo a concretizar e cujos resultados são bem conhecidos e sentidos, em especial por aqueles que têm como única riqueza a sua força de trabalho.

Actual

Uma tragédia anunciada

Nos primeiros cinco meses do ano os centros de saúde registaram menos 562 mil consultas face ao mesmo período de 2011. Ao mesmo...
Crónica Internacional

Ruptura necessária

Reflectindo o aprofundamento da crise do capitalismo, a situação económica na União Europeia e na sua Zona Euro...
Em Foco

Construir o futuro nas lutas de todos os dias

Duas centenas e meia de jovens de todo o País participaram, no fim-de-semana, no Acampamento pela Paz, realizado pelo terceiro ano consecutivo na albufeira do Maranhão, em Avis. Esta grande iniciativa culminou a actividade da plataforma Juventude do Futuro é com a Constituição do Presente – mas não a unidade e cooperação das organizações juvenis em defesa dos direitos e aspirações da juventude portuguesa, que continuará sob outras formas.  

PCP

Derrotar o <i>código da exploração</i>

O PCP reafirmou ontem o seu empenhamento na luta contra o código da exploração, que se encontra ferido de inconstitucionalidades, e apelou à continuação e intensificação da corajosa luta dos trabalhadores.

<!>Troikas</i> agravam pobreza e exclusão

O processo de liquidação da protecção social em Portugal, promovido a pretexto do cumprimento do pacto de agressão, está a provocar uma «verdadeira epidemia» no País: o empobrecimento, a pobreza e a exclusão social.

Ao serviço do povo e do progresso

Na sessão legislativa que agora termina, os deputados comunistas mostraram por que razão são diferentes dos outros, ao assumirem-se como porta-vozes das aspirações populares. 

A <i>INCM</i> tem futuro

A célula do PCP na Imprensa Nacional/Casa da Moeda (INCM) alerta, no número 2 do seu boletim Conta Fios, para a ofensiva que o...

II Festa do Marceneiro

O Parque do Rio Ferreira, em Rebordosa (Paredes) foi palco no dia 22 de Julho da segunda edição da...

Fazer face à catástrofe

A Comissão Concelhia de Tavira do PCP acusa em primeiro lugar as «décadas de abandono da floresta portuguesa», as...
Trabalhadores

Luta trava o PET e o Código

Com greves, concentrações e outras acções, os trabalhadores do Grupo CP insistem que os acordos de empresa estão em vigor e nenhuma administração está obrigada a suspendê-los para impor o Código do Trabalho.

MEC cedeu, Fenprof persiste

A Fenprof levou ao ministro a mensagem das manifestações regionais e ouviu-o aceitar como prioritária a resolução de problemas colocados pelos docentes. Foi um primeiro passo...

A <i>praia do descontentamento</i>

Guarda-sóis abertos, toalhas estendidas e pessoas deitadas nelas, um ou outro de calções, passando creme nas costas e nas pernas – tudo isto se viu na «praia do nosso descontentamento», frente ao Ministério das Finanças.

<i>Petrogal</i> condenada

Foram considerados ilícitos, em tribunal, os descontos na retribuição dos trabalhadores da refinaria da Petrogal em...

Carteiros contra cortes

A alteração dos horários de trabalho representa uma perda mensal de, pelo menos, 200 euros...

Prejuízos gritantes

O controlo alimentar e o atendimento na Segurança Social são dois casos recentes que mostram a gravidade dos efeitos das...

Bombeiros sem condições

O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa denunciou recentemente a falta de meios materiais no Regimento de Sapadores...
Assembleia da República

Exigência de suspensão e diálogo

PSD e CDS-PP chumbaram o projecto de resolução do PCP sobre as mexidas em curso nos serviços de Saúde do Oeste. O Governo fala em «reestruturação» mas para a bancada comunista o que ele está a fazer é «reduzir, extinguir e concentrar serviços que são essenciais às populações».

Sujeição à ditadura do mercado

O Parlamento aprovou, em votação final global, com os votos a favor da maioria PSD/CDS-PP, a abstenção do PS e os votos contra do PCP, PEV e BE, a chamada nova Lei do Cinema. Esta é «uma má lei» inserida no quadro de uma «política de desmantelamento das funções sociais do Estado», acusa o PCP.

Suprema hipocrisia

«Lata, é preciso ter lata», assim reagiu a deputada comunista Rita Rato à apresentação pelo PSD de uma iniciativa legislativa onde este recomenda ao Governo que adopte medidas de valorização da família que facilitem a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional.

Desprezo pelas comunidades

O PCP critica o fecho do vice-consulado de Osnabruck (Alemanha) e está solidário com todos aqueles que contestam esta...
Nacional

Marcha de Protesto em Gaia

Centenas de pessoas participaram na sexta-feira, 28 de Julho, na Marcha de Protesto promovida pelo PCP, em Gaia, em defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Água é de todos

A 28 de Julho, dia do segundo aniversário sobre o reconhecimento, pela ONU, da água e do saneamento como direito humano...
Europa

Mobilização permanente

As duas maiores centrais sindicais espanholas (CC.OO. e UGT) convocaram para 15 de Setembro uma grande manifestação nacional, que é apoiada por perto de 200 organizações sociais.

 

Sangria na Peugeot

Milhares de operários do grupo PSA Peugeot-Citroen desfilaram, dia 25, em Paris para repudiar o plano de redução de milhares de postos de trabalho e o encerramento de uma fábrica.

Boicote salva Basescu

A maioria esmagadora dos eleitores romenos pronunciou-se no domingo, 30, pela destituição do actual presidente Traian Basescu....
Internacional

Contra o imperialismo e a guerra

Reuniu entre os dias 20 e 22 de Julho, em Kathmandu, no Nepal, a Assembleia do Conselho Mundial da Paz (CMP), na qual foi eleita a nova direcção e reafirmadas a luta contra o imperialismo e a guerra, e o direito dos povos a decidir do seu destino.

Marcha anti-nuclear cerca parlamento

Milhares de japoneses voltaram a manifestar-se contra a reactivação das centrais nucleares no país e exigiram a diversificação do plano energético nipónico.

Temas

Diário solidário operário mineiro

Para manifestar solidariedade aos mineiros espanhóis, em luta pela continuidade da laboração das minas de carvão, uma delegação de representantes dos trabalhadores da indústria mineira deslocou-se, de 10 a 13 de Julho, a Madrid e às Astúrias.

 

Os capitães da areia, de Jorge Amado

 

Avô, mesmo que a gente morra, é melhor morrer de repetição na mão, brigando com o coronel, que morrer em cima da terra, debaixo de relho, sem reagir. Mesmo que seja para morrer nós deve dividir essas terras, tomar elas para a gente. Mesmo que seja um dia só que a gente tenha elas, paga a pena de morrer.

In Subterrâneos da Liberdade


Jorge Amado pertence a uma geração de autores brasileiros que produziu, a partir dos anos 1930, uma literatura que começava – depois do fulgor realista de Machado de Assis – a pensar o Brasil fora da herança arcádica do colonialismo, fugindo aos apelos do modernismoe, até, da Renascença Portuguesa em cuja revista Águia poetas como Ronald de Carvalho e Guilherme de Almeida haviam colaborado.
Argumentos
TVisto

Notícias do bloqueio

Esta feia tendência para pilhar títulos alheios colocando-os no alto destas duas colunas repete-se hoje com um título de...
Religiões

Economia ibérica depende da Igreja

«Duas orientações são próprias do capitalismo baseado na exploração dos assalariados e de largas massas de trabalhadores: a que acentua o desenvolvimento das forças produtivas e a que tende a refreá-las. Esta última tendência é função da contradição fundamental do capitalismo…» (Tchernikov, M. Rindina e outros, “A economia política do capitalismo”). 

«As lutas entre os bancos conduzem à ruína dos bancos pequenos que são absorvidos pelos bancos mais importantes. No entanto, muitos desses pequenos bancos conservam uma independência simplesmente formal e transformam-se, realmente, em filiais dos grandes bancos» (I. Lusovski, Síntese de História e de Economia). 

«Para salvar o IOR (Banco do Vaticano) das chamas do inferno e cuidar de um património líquido avaliado em 5 biliões de euros, o papa Bento XVI confiou a sua presidência a Ettore Tedeschi, financeiro católico e docente universitário. Esta alteração verificou-se após a demissão do seu antecessor, em 2011. Este foi acusado de encobrir clérigos pedófilos, situação que se agravou com o sequestro pela Magistratura italiana de 25 milhões de euros, por suspeitas de lavagens de dinheiro em bancos italianos e por participação em operações proibidas pela União Europeia» (Mozila Firefox, citando fontes do Banco Santander e do Deutsch Bank,

instituições já dirigidas anteriormente por Ettore Tedeschi ).

Festa do Avante!

A arte contra a guerra

Guernica, a obra-prima de Pablo Picasso, será evocada no espaço das Artes Plásticas da Festa do Avante!, no ano em que se assinala o seu 75.º aniversário. A sua história, os estudos preparatórios e a barbaridade que ele retrata estarão em destaque no coração da Festa.

Ao trabalho!

A Festa é construída pelo esforço e dedicação dos militantes e amigos do PCP,...
Aconteceu

Almada inaugura galeria municipal

A Câmara Municipal de Almada inaugurou, dia 26, na Costa da Caparica, uma nova galeria municipal de arte, abrindo ao público a...

Reuniões e outras iniciativas

Imigração - Sábado, 4 de Agosto, o Pavilhão da...

A semana em resumo

Frases

«Não estamos a exigir de mais aos portugueses». (Pedro Passos Coelho,...