Editorial

EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS

Na intervenção proferida no comício comemorativo do 91.º aniversário do PCP, o camarada Jerónimo de...
Opinião
Actual

QREN ou não QREN

QREN ou não QREN eis a questão que nos últimos dias dominou as atenções da opinião publicada, onde...
A talhe de foice

Imprescindíveis

«Acabei de ser despedido». A frase pesada esmurrou-me o estômago conciso pela mecânica que antecede o atirar de um...
Crónica Internacional

Alemanha, o passado e o presente

Há mais de vinte anos que o grande capital alemão anda a rever a História, a criminalizar as vítimas da...
PCP

Um Partido indispensável e insubstituível

Assinalou-se esta semana, no dia 6 de Março, o 91.º aniversário do Partido Comunista Português. Por todo o País, e ao longo do mês de Março, comemora-se a data em incontáveis iniciativas de afirmação da identidade, papel, projecto e ideal comunista, constituindo todas elas fortes momentos de acumulação de forças para as importantes batalhas do presente em que o Partido é chamado a intervir, cumprindo o seu papel indispensável e insubstituível ao serviço dos trabalhadores, da juventude e do povo português.

Em Foco

A força de um colectivo

Image 9867

As comemorações do 91.º aniversário do PCP arrancaram no sábado, com um grande comício na Voz do Operário, em Lisboa. Os comunistas estão coesos e preparados para os duros combates que os esperam. No domingo, há comício no Porto.

Momento de afirmação e mobilização

As comemorações do 91.º aniversário do PCP constituem uma oportunidade ímpar para afirmar o Partido e o seu projecto e concretizar a campanha de recrutamento de dois mil novos militantes.

<font color=0093dd>Contagem crescente</font>

A cada dia que passa, o Governo e o patronato dão mais razões para uma forte participação dos trabalhadores na greve geral. Também por isso, nas empresas e serviços cresce o sentimento de indignação e aumenta a disponibilidade para dar expressão pública e colectiva ao justo protesto de quem não pode aceitar mais sacrifícios e não quer ser mais explorado. Até 22 de Março, esta é uma contagem crescente.

 

PCP

Mais exploração e menos soberania

O Governo não tem legitimidade para amarrar o País às decisões do Conselho Europeu, garante o PCP, que apela à luta popular contra as medidas aí decididas.

Resistir aos despedimentos

O PCP manifestou a sua solidariedade para com os trabalhadores abrangidos pelo despedimento colectivo que se pretende levar a cabo no grupo...

Desemprego aumentou em Janeiro

O Eurostat publicou, no dia 1 de Março, as suas estimativas do desemprego no passado mês de Janeiro para os diferentes...

PCP recebeu ANAFRE

O PCP recebeu, segunda-feira, uma delegação da Associação Nacional de Freguesias...
Trabalhadores

Indignação na GNR

Cerca de dois mil profissionais da GNR, de todo o País, repudiaram, dia 1, o novo regime remuneratório e a extinção do seu subsistema de saúde, num «Passeio contra as injustiças», em Lisboa.

Luta em Foz Côa

No Vale do Côa, os trabalhadores do Parque Arqueológico e do Côa Museu protestaram, dia 1, contra o fim do seu...

Férias continuam majoradas

No dia 1 de Janeiro, os trabalhadores do sector privado venceram as férias a gozar em 2012 e aí se inclui a...
Assembleia da República

Opções de classe afrouxam combate

O problema central da política criminal é o combate à criminalidade grave e complexa (nomeadamente económica e financeira e corrupção), não é o combate à pequena criminalidade. Quem o diz é o PCP, que adverte não estar a investigação criminal dotada dos recursos necessários ao cumprimento com eficácia da sua missão.

Perpetuar o roubo

PS, PSD e CDS-PP chumbaram o projecto de lei do PCP que pretendia alargar as condições de acesso e atribuição do abono de família. De novo a mais crua insensibilidade social face às dificuldades e dramas sem conta de milhares e milhares de famílias a quem este dinheiro tanta falta faz.

Ataque soez ao poder local

A maioria PSD/CDS-PP aprovou, sexta-feira passada, a proposta de lei que, sob a capa de reforma administrativa, reduz drasticamente o número de freguesias. Para o PCP, esta é uma extinção forçada, «contra a vontade das populações, numa atitude de autoritarismo e de prepotência».

Problemas sem resposta

Sendo verdade que do regime jurídico da concorrência em vigor desde 2003 não resultou qualquer...

No caminho para o desastre

As mais recentes previsões da Comissão Europeia, apontando para uma recessão no nosso País que quase duplica o...

Um erro económico e social

O PCP reafirmou a sua oposição ao encerramento da Linha do Vouga e advertiu que a privatização desta via...
Nacional

Dia Internacional da Mulher

Image 9898

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai realizar, hoje, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, em Lisboa, acções para denunciar o aprofundamento da crise social e económica de que as mulheres são o alvo mais vulnerável.

MURPI reclama explicações

Um manto de silêncio abate-se sobre a notícia de que, entre 13 e 26 de Fevereiro, morreram 6110 pessoas, a maioria idosos. O MURPI exige explicações sobre o alegado surto epidemiológico, avançado, entretanto, pelo Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

MDM condena regresso ao fascismo

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) opõe-se à proposta de criação de um bordel na Mouraria, e espera que a Câmara de Lisboa não embarque no reflexo de uma visão assistencialista da pobreza e do apoio social de que Portugal de Abril se libertou.

Pela paz no Médio Oriente

Um grupo de organizações promove, na próxima terça-feira, dia 13, uma acção de rua em Lisboa contra a escalada de guerra no Médio Oriente, designadamente na Síria e no Irão.

Ensino

O Colectivo para a Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro vai organizar, em breve, sessões de esclarecimento para analisar...

Protesto de agricultores

Largas dezenas de agricultores participaram, anteontem, em Alcácer do Sal, numa concentração de protesto contra a venda...

Protesto em Coimbra

Centenas de pessoas participaram, sábado, em Coimbra, numa concentração em defesa das...

Solidariedade com Cuba

Por iniciativa da Associação de Amizade Portugal-Cuba, realiza-se, no dia 17 de Março, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um...
Europa

Escândalo abala Eslováquia

Com eleições legislativas antecipadas para o próximo sábado, 10, um escândalo de corrupção política, revelado pelo relatório «Gorila», desencadeou uma série de manifestações populares que estão a abalar a sociedade eslovaca e fazem antever alterações no xadrez partidário do país.

Ex-governante julgado

O antigo primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, começou a ser julgado, na segunda-feira, 5, por negligência na crise bancária de 2008, que colocou o país na bancarrota.

Empresas discriminam mulheres

Apenas um em cada sete cargos nos conselhos de administração de empresas na União Europeia são, em média,...
Internacional

Relatório não iliba NATO

Num texto carregado de ambiguidades, a Comissão Internacional de Investigação sobre a Líbia considera que a Aliança Atlântica não cometeu crimes deliberados durante a agressão imperialista, mas salienta a incerteza sobre os factos e sublinha a necessidade de os continuar a apurar.

Ingerência provada

As forças armadas sírias apreenderam material de guerra de fabrico israelita e norte-americano durante as operações de combate aos terroristas que semeiam a violência no país. A denúncia surge após a capitulação do emirado islâmico instalado pelo denominado Exército Sírio Livre (ESL) em Baba Amr.

Trabalhadores tunisinos em luta

Milhares de pessoas concentraram-se frente à sede da União Geral dos Trabalhadores Tunisinos (UGTT) para defenderem a liberdade...

Delegação do PdCI em Portugal

No quadro das relações bilaterais entre o PCP e o Partido dos Comunistas Italianos (PdCI), deslocou-se a Portugal, dias 2 e 3 de...

A revolução a exame

LUSA Hugo Chávez, apesar do seu estado de saúde, parece encaminhar-se para nova vitória...
Temas

Desmontagem da «democracia representativa»

Image 9907

Salem – Élection Piège à Cons? – Que Reste-t-il De La Démocratie? 1 é uma contribuição valiosa para a desmontagem do mito da chamada democracia representativa. Em apenas 104 páginas, o autor consegue imprimir força de evidência a um conjunto de questões que condicionam o futuro da humanidade.

A justiça nas mãos da <i>troika</i>?

O novo ataque ao sistema judicial, centrado agora no projecto de encerramento de tribunais, é uma (conveniente) encomenda da troika. Não por acaso, a primeira notícia que saiu, em finais de Janeiro, sobre o chamado «Ensaio para a reorganização da estrutura judiciária», assinalava que o documento já tinha sido entregue à troika. Isto diz quase tudo.

Argumentos
Pontos Cardeais

Questão nuclear

Num momento em que se aperta o cerco ao Irão por causa do seu alegado programa nuclear com fins militares – sempre desmentido por...
TVisto

O império contra-ataca

No passado domingo aconteceu na Rússia aquela eleição presidencial cujo resultado estava desde há muito previsto:...
Músicas

Cantar de amiga

O ar triste que aparenta tem que se lhe diga. A vida deu-lhe muitas voltas, tentando ela dar-lhe, à vida,...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

    Jerónimo de Sousa Secretário-geral do...

A semana em resumo

Frases

«Relvas queria pastéis de nata sem açúcar»....