Alteração no horário da recolha de resíduos sólidos no Faial

CDU contra «lógica economicista»

Os eleitos da CDU na As­sem­bleia Mu­ni­cipal do Faial, Açores, dão voz ao des­con­ten­ta­mento po­pular re­la­ti­va­mente às al­te­ra­ções na re­colha dos re­sí­duos só­lidos, tendo aler­tado para os efeitos ne­ga­tivos que po­derão vir a ter na qua­li­dade de vida e nos di­reitos das po­pu­la­ções.

«Se à pri­meira vista uma re­dução na pe­ri­o­di­ci­dade e al­te­ração nos ho­rá­rios da re­colha de re­sí­duos só­lidos pa­rece ser um pro­blema menor, urge saber o mo­tivo de mais este corte no bem-estar dos mu­ní­cipes», re­fere, em nota de im­prensa, a CDU, que se opõe «à ló­gica eco­no­mi­cista que reina na au­tar­quia», que corta no es­sen­cial – re­dução de pes­soal e do ho­rário da re­colha de re­sí­duos só­lidos, des­lo­ca­li­zação de tra­ba­lha­dores da re­colha do lixo – e «não se inibe de gastar for­tunas no su­pér­fluo», no­me­a­da­mente nos «Ar­tigos ho­no­rí­ficos e de de­co­ração» (2500 euros), nas des­pesas em «Pré­mios, con­de­co­ra­ções e ofertas» (15 mil euros), na «Re­pre­sen­tação dos ser­viços» (154 mil euros) e num «saco azul» de 510 830 para «Ou­tros ser­viços».

«Trata-se de uma questão de prin­cípio, pois todos con­ti­nu­amos a pagar a mesma taxa de re­sí­duos por um ser­viço agora subs­tan­ci­al­mente re­du­zido, mas também de vistas curtas, pois a al­te­ração no ho­rário de re­colha di­fi­culta a con­tri­buição de muitos co­mer­ci­antes para a re­ci­clagem e po­derá vir a des­mo­tivar a pre­sença de tu­ristas numa ci­dade em que as hor­tên­sias e os vasos sus­pensos al­ternam com os sacos de lixo es­pa­lhados ao acaso pelos pas­seios», cri­ticam os eleitos do PCP.

 

Perda de di­reitos

 

A CDU no Faial de­nun­ciou ainda a perda de di­reitos a que estão a ser su­jeitos os idosos do an­tigo Centro de Con­vívio da Con­ceição, que após pro­messas de um ser­viço am­pliado (já que as suas ins­ta­la­ções foram re­con­ver­tidas no Centro de Dia da Con­ceição da APADIF), vêem o seu an­tigo di­reito de se reu­nirem gra­tui­ta­mente du­rante três tardes por se­mana re­du­zido a uma tarde se­manal.

«A nova Di­recção quer agora obrigá-los a uma ins­crição mensal (que para muitos é de­ma­siado ono­rosa) ou a uma tarde de uti­li­zação livre por se­mana, em que ainda não é certo que te­nham se­quer o acesso a uma en­fer­meira e aulas de edu­cação fí­sica, como an­ti­ga­mente acon­tecia», de­nun­ciam os co­mu­nistas, que la­mentam o facto de nem a Câ­mara, nem a Junta de Fre­guesia terem dado «qual­quer res­posta a estas ques­tões».

 



Mais artigos de: Nacional

Dia Internacional da Mulher

Image 9898

O Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) vai re­a­lizar, hoje, 8 de Março, Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher, em Lisboa, ac­ções para de­nun­ciar o apro­fun­da­mento da crise so­cial e eco­nó­mica de que as mu­lheres são o alvo mais vul­ne­rável.

MURPI reclama explicações

Um manto de si­lêncio abate-se sobre a no­tícia de que, entre 13 e 26 de Fe­ve­reiro, mor­reram 6110 pes­soas, a mai­oria idosos. O MURPI exige ex­pli­ca­ções sobre o ale­gado surto epi­de­mi­o­ló­gico, avan­çado, en­tre­tanto, pelo Ins­ti­tuto de Saúde Dr. Ri­cardo Jorge.

MDM condena regresso ao fascismo

O Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) opõe-se à pro­posta de cri­ação de um bordel na Mou­raria, e es­pera que a Câ­mara de Lisboa não em­barque no re­flexo de uma visão as­sis­ten­ci­a­lista da po­breza e do apoio so­cial de que Por­tugal de Abril se li­bertou.

Rejeitar o pacto de agressão

Hoje, o PCP vai realizar, por todo o País, nas fábricas com maior incidência feminina, a distribuição do documento «Por que devem as mulheres rejeitar o Pacto de Agressão», onde se explica que o pacto das troikas representa a...

Pela paz no Médio Oriente

Um grupo de or­ga­ni­za­ções pro­move, na pró­xima terça-feira, dia 13, uma acção de rua em Lisboa contra a es­ca­lada de guerra no Médio Ori­ente, de­sig­na­da­mente na Síria e no Irão.

Ensino

O Colectivo para a Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro vai organizar, em breve, sessões de esclarecimento para analisar a situação de desinvestimento e cortes no Ensino do Português no Estrangeiro (EPE) e as consequências nefastas que estes terão no futuro da...

Protesto de agricultores

Largas dezenas de agricultores participaram, anteontem, em Alcácer do Sal, numa concentração de protesto contra a venda em hasta pública dos secadores de arroz da região, prevista para 14 de Março. «Estamos a falar de um atentado social e de um crime contra os pequenos e...

Protesto em Coimbra

Centenas de pessoas participaram, sábado, em Coimbra, numa concentração em defesa das freguesias e de um Poder Local democrático, participado e próximo das populações. A acção, convocada pela delegação distrital da...

Solidariedade com Cuba

Por iniciativa da Associação de Amizade Portugal-Cuba, realiza-se, no dia 17 de Março, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um almoço de solidariedade com Cuba e de exigência de libertação dos Cinco cubanos presos, injustamente, nos EUA. Esta iniciativa contará com a...

Évora, um prémio entregue a quem não o merece

Perante a estupefação generalizada dos agentes culturais do concelho, a Câmara de Évora foi «distinguida», pela Sociedade Portuguesa de Autores, com o prémio para melhor programação cultural autárquica. Mesmo tratando-se de um...