Dia Internacional da Mulher
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai realizar, hoje, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, em Lisboa, acções para denunciar o aprofundamento da crise social e económica de que as mulheres são o alvo mais vulnerável.
Em contacto com milhares de mulheres
Logo pela manhã, às 11 horas, o Movimento estará junto ao Centro Comercial do Chiado, onde fará a distribuição de um folheto e de flores. Às 14.30 horas, participa, conjuntamente com a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da União de Sindicatos de Lisboa, numa marcha «pela igualdade» e «contra a exploração», do Chiado a S. Bento, onde entregará uma carta reivindicativa à Secretária de Estado da Igualdade.
O MDM vai ainda estar presente, um pouco por todo o País, em múltiplas iniciativas e em contacto com milhares de mulheres, cada vez mais discriminadas pelas políticas do actual Governo. «O empenho das mulheres nas iniciativas que vamos realizar é determinante para a divulgação das nossas propostas e para a mobilização de todas», salienta, em nota de imprensa, o Movimento.
No dia 14 de Março, das 14 às 18 horas, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza), terá lugar uma conferência, promovida pelo MDM, com o lema «Pelo direito a ter direitos – Um futuro digno para as mulheres».
No Centro Cultural de Carnide, em Lisboa, de 1 a 27 de Março, vai estar patente a exposição fotográfica «Olhar feminino sobre as mulheres do Sahara Ocidental». No dia 31, às 15 horas, no mesmo espaço, realiza-se uma conversa com Helena Costa e Inês Seixas, autoras das fotografias, e com Natacha Amaro, dirigente do MDM.
Festa de luta no Algarve
No Algarve, as comemorações do Dia Internacional da Mulher iniciam-se no dia 3 de Março, às 15 horas, com a inauguração da exposição «Maria Lamas, uma mulher do nosso tempo», patente até ao dia 31 de Março na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal da Lagoa. Em São Bartolomeu de Messines, às 17 horas, é apresentada, no Salão da Junta de Freguesia, a exposição «Criar, trabalhar, produzir», que pode ser vista até ao final do mês.
No dia 8, em Faro e em Lagos, serão entregues, a partir das 10 horas, flores e uma saudação às mulheres nas empresas e serviços públicos. Às 21.30 horas, no Teatro Municipal de Faro, terá lugar um espectáculo comemorativo alusivo à data. Neste dia, em Tavira, na Escola Secundária Dr. Jorge Correia, terá lugar um workshop, entre as 10.05 e as 14.10 horas, sobre o tema «De mãos dadas com o medo», que aborda a temática da violência entre os jovens pares.