Actual
O nosso problema com o ministro da Economia
Actual
Desorientação e «tacticismo»
Actual
QREN ou não QREN
A talhe de foice
Imprescindíveis
Crónica Internacional
Alemanha, o passado e o presente
PCP
Um Partido indispensável e insubstituível
Assinalou-se esta semana, no dia 6 de Março, o 91.º aniversário do Partido Comunista Português. Por todo o País, e ao longo do mês de Março, comemora-se a data em incontáveis iniciativas de afirmação da identidade, papel, projecto e ideal comunista, constituindo todas elas fortes momentos de acumulação de forças para as importantes batalhas do presente em que o Partido é chamado a intervir, cumprindo o seu papel indispensável e insubstituível ao serviço dos trabalhadores, da juventude e do povo português.
A força de um colectivo
As comemorações do 91.º aniversário do PCP arrancaram no sábado, com um grande comício na Voz do Operário, em Lisboa. Os comunistas estão coesos e preparados para os duros combates que os esperam. No domingo, há comício no Porto.
Momento de afirmação e mobilização
As comemorações do 91.º aniversário do PCP constituem uma oportunidade ímpar para afirmar o Partido e o seu projecto e concretizar a campanha de recrutamento de dois mil novos militantes.
<font color=0093dd>Contagem crescente</font>
A cada dia que passa, o Governo e o patronato dão mais razões para uma forte participação dos trabalhadores na greve geral. Também por isso, nas empresas e serviços cresce o sentimento de indignação e aumenta a disponibilidade para dar expressão pública e colectiva ao justo protesto de quem não pode aceitar mais sacrifícios e não quer ser mais explorado. Até 22 de Março, esta é uma contagem crescente.
<font color=0093dd>Garante-se dia a dia o êxito da greve geral</font>
A CGTP-IN realizou dezenas de acções em todo o País, a 29 de Fevereiro, associando-se à jornada de luta europeia, contra a austeridade, a exploração e a pobreza, por emprego, salários, direitos e serviços públicos.
<font color=0093dd>Mulheres na luta</font>
Mais exploração e menos soberania
O Governo não tem legitimidade para amarrar o País às decisões do Conselho Europeu, garante o PCP, que apela à luta popular contra as medidas aí decididas.
Manter a opção gestionária
Resistir aos despedimentos
Desemprego aumentou em Janeiro
Saiu <i>O Militante</i>
PCP recebeu ANAFRE
Revisão injusta e ilegal
Indignação na GNR
Cerca de dois mil profissionais da GNR, de todo o País, repudiaram, dia 1, o novo regime remuneratório e a extinção do seu subsistema de saúde, num «Passeio contra as injustiças», em Lisboa.
Luta em Foz Côa
Setúbal repudia devoluções
Férias continuam majoradas
Opções de classe afrouxam combate
O problema central da política criminal é o combate à criminalidade grave e complexa (nomeadamente económica e financeira e corrupção), não é o combate à pequena criminalidade. Quem o diz é o PCP, que adverte não estar a investigação criminal dotada dos recursos necessários ao cumprimento com eficácia da sua missão.
Perpetuar o roubo
PS, PSD e CDS-PP chumbaram o projecto de lei do PCP que pretendia alargar as condições de acesso e atribuição do abono de família. De novo a mais crua insensibilidade social face às dificuldades – e dramas sem conta – de milhares e milhares de famílias a quem este dinheiro tanta falta faz.
Ataque soez ao poder local
A maioria PSD/CDS-PP aprovou, sexta-feira passada, a proposta de lei que, sob a capa de reforma administrativa, reduz drasticamente o número de freguesias. Para o PCP, esta é uma extinção forçada, «contra a vontade das populações, numa atitude de autoritarismo e de prepotência».
Mau serviço às populações
Avaliar <i>sim</i>, fechar <i>não</i>
Problemas sem resposta
No caminho para o desastre
Assalto às pessoas e ao País
Um erro económico e social
Dia Internacional da Mulher
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai realizar, hoje, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, em Lisboa, acções para denunciar o aprofundamento da crise social e económica de que as mulheres são o alvo mais vulnerável.
MURPI reclama explicações
Um manto de silêncio abate-se sobre a notícia de que, entre 13 e 26 de Fevereiro, morreram 6110 pessoas, a maioria idosos. O MURPI exige explicações sobre o alegado surto epidemiológico, avançado, entretanto, pelo Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
MDM condena regresso ao fascismo
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) opõe-se à proposta de criação de um bordel na Mouraria, e espera que a Câmara de Lisboa não embarque no reflexo de uma visão assistencialista da pobreza e do apoio social de que Portugal de Abril se libertou.
Rejeitar o pacto de agressão
CDU contra «lógica economicista»
Pela paz no Médio Oriente
Um grupo de organizações promove, na próxima terça-feira, dia 13, uma acção de rua em Lisboa contra a escalada de guerra no Médio Oriente, designadamente na Síria e no Irão.
Ensino
Protesto de agricultores
Protesto em Coimbra
Solidariedade com Cuba
Évora, um prémio entregue a quem não o merece
Escândalo abala Eslováquia
Com eleições legislativas antecipadas para o próximo sábado, 10, um escândalo de corrupção política, revelado pelo relatório «Gorila», desencadeou uma série de manifestações populares que estão a abalar a sociedade eslovaca e fazem antever alterações no xadrez partidário do país.
Ex-governante julgado
O antigo primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, começou a ser julgado, na segunda-feira, 5, por negligência na crise bancária de 2008, que colocou o país na bancarrota.
Milícia privada ataca trabalhadores
Sindicatos alemães exigem 6,5 por cento
Empresas discriminam mulheres
Orçamento da UE: Que papel, que objectivos?
Relatório não iliba NATO
Num texto carregado de ambiguidades, a Comissão Internacional de Investigação sobre a Líbia considera que a Aliança Atlântica não cometeu crimes deliberados durante a agressão imperialista, mas salienta a incerteza sobre os factos e sublinha a necessidade de os continuar a apurar.
Ingerência provada
As forças armadas sírias apreenderam material de guerra de fabrico israelita e norte-americano durante as operações de combate aos terroristas que semeiam a violência no país. A denúncia surge após a capitulação do emirado islâmico instalado pelo denominado Exército Sírio Livre (ESL) em Baba Amr.
Trabalhadores tunisinos em luta
Delegação do PdCI em Portugal
A revolução a exame
Desmontagem da «democracia representativa»
Salem – Élection Piège à Cons? – Que Reste-t-il De La Démocratie? 1 – é uma contribuição valiosa para a desmontagem do mito da chamada democracia representativa. Em apenas 104 páginas, o autor consegue imprimir força de evidência a um conjunto de questões que condicionam o futuro da humanidade.
A justiça nas mãos da <i>troika</i>?
O novo ataque ao sistema judicial, centrado agora no projecto de encerramento de tribunais, é uma (conveniente) encomenda da troika. Não por acaso, a primeira notícia que saiu, em finais de Janeiro, sobre o chamado «Ensaio para a reorganização da estrutura judiciária», assinalava que o documento já tinha sido entregue à troika. Isto diz quase tudo.