Editorial

SÁBADO, NO TERREIRO DO PAÇO

Artigo de acesso livre

«Dali sai­remos com mais força e mais con­fi­ança para as in­dis­pen­sá­veis ba­ta­lhas fu­turas»

Opinião
PCP

Aderir ao PCP: opção indispensável

Artigo de acesso livre

Aderir ao PCP cons­titui uma opção in­dis­pen­sável para todos os que são atin­gidos pela po­lí­tica ao ser­viço do grande ca­pital e querem con­se­quen­te­mente lutar por uma so­ci­e­dade e um mundo mais justos.

A talhe de foice

Piegas, disse ele

Artigo de acesso livre

A pesporrência dos governantes portugueses parece não ter limites. Então não é que depois de Cavaco Silva...
Actual

Mãos à obra

Artigo de acesso livre

O primeiro-ministro incitou os portugueses a serem «menos piegas», a que deixem de «lamentar-se com as medidas de...
Actual

Intenções escondidas

Artigo de acesso livre

Seguro, que neste fim de semana fez conhecer que tem, mas não revela, desassombradas discordâncias com aquilo que designa de...
Actual

Mas não seguro!

Artigo de acesso livre

António José Seguro está a especializar-se em declarações profundas sobre a vida nacional! Seguramente...
Crónica Internacional

O veto

Artigo de acesso livre

O veto da Rússia e China no Conselho de Segurança da ONU é uma rara notícia positiva a emanar daquele...
Em Foco

«Romper silêncios» sobre o tráfico de mulheres

Artigo de acesso livre

Image 9661

In­te­grado no pro­jecto «Romper si­lên­cios», do Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres, re­a­lizou-se, sexta-feira, no Centro de In­for­mação Ur­bana de Lisboa, uma Con­fe­rência In­ter­na­ci­onal sobre o trá­fico de mu­lheres, de forma a en­volver as mu­lheres por­tu­guesas e cada vez mais agentes po­lí­ticos e so­ciais nos ca­mi­nhos que ga­rantam a igual­dade, a pro­tecção de todas as pes­soas su­jeitas a este crime he­di­ondo e a cri­ação de con­di­ções que ga­rantam o pro­gresso so­cial e a eman­ci­pação das mu­lheres em toda a sua ple­ni­tude, para que nem mais uma mu­lher ne­ces­site de re­correr à pros­ti­tuição, ou seja ví­tima de trá­fico.

PCP

Defender os <i>Estaleiros</i> e a economia do País

Artigo de acesso livre

Os Es­ta­leiros Na­vais de Viana do Cas­telo só não voltam a la­borar se o Go­verno não quiser, ga­rante o PCP, que pro­moveu um co­mício no sá­bado em de­fesa da em­presa. Os co­mu­nistas ti­nham visto, dias antes, a mai­oria PSD/​CDS na As­sem­bleia da Re­pú­blica chumbar um pro­jecto seu, que vi­sava ga­rantir fi­nan­ci­a­mento para o rei­nício da la­bo­ração dos Es­ta­leiros. Mas a luta não pára.

Os <i>ENVC</i> têm que trabalhar

Artigo de acesso livre

O co­mício do PCP em Viana do Cas­telo foi mais uma etapa da luta que se trava em de­fesa dos Es­ta­leiros Na­vais e que teve na ma­ni­fes­tação da vés­pera mais uma forte ex­pressão. A luta con­tinua no sá­bado, no Ter­reiro do Paço.

Direitos das novas gerações são condição de futuro

Artigo de acesso livre

O PCP re­a­firmou, na se­gunda-feira, o seu apelo às novas ge­ra­ções para que pros­sigam e in­ten­si­fi­quem a sua luta, co­lo­cando nela toda a sua con­fi­ança, ca­pa­ci­dade, ir­re­ve­rência, de­ter­mi­nação e cri­a­ti­vi­dade.

Mobilizar para dia 11

Artigo de acesso livre

As organizações e militantes do PCP estão a dar o seu contributo para fazer da...

Aumentos de preços são roubo ao povo

Artigo de acesso livre

No dia em que en­traram em vigor novos e bru­tais au­mentos dos preços dos trans­portes pú­blicos, o PCP es­teve nas ruas re­a­fir­mando a sua de­ter­mi­nação em com­bater mais este roubo ao povo e ao País.

Ao lado de quem luta e resiste

Artigo de acesso livre

Por todo o País, o PCP está ao lado dos tra­ba­lha­dores que lutam pelo em­prego, pelos sa­lá­rios e pelos di­reitos, dando voz às suas as­pi­ra­ções nas ins­ti­tui­ções em que tem as­sento.

Reestruturação não serve

Artigo de acesso livre

O PCP considera que a reestruturação em curso do Centro Hospitalar do Médio Tejo/CHMT (que abrange os hospitais de...

A força de um ideal

Artigo de acesso livre

Quatro anos depois de ter sido lançada, está concluída a campanha de fundos para a abertura...
Trabalhadores

Todos ao Terreiro do Paço!

Artigo de acesso livre

A grande ma­ni­fes­tação na­ci­onal que a CGTP-IN pro­move no pró­ximo sá­bado, em Lisboa, de­verá atingir uma di­mensão iné­dita, para cons­ti­tuir uma res­posta à al­tura da grave ofen­siva de­sen­ca­deada contra os tra­ba­lha­dores e a grande mai­oria dos por­tu­gueses.

Reparar a injustiça na <i>Sotancro</i>

Artigo de acesso livre

De­zenas de re­pre­sen­tantes sin­di­cais e tra­ba­lha­dores ma­ni­fes­taram-se, dia 1, até à fábrica da So­tancro, na Ama­dora, contra o des­pe­di­mento «com ar­gu­mentos for­jados» do di­ri­gente sin­dical Vítor Cor­reia.

Mais uma razão para lutar

Artigo de acesso livre

Ao não con­ceder to­le­rância de ponto na terça-feira de Car­naval, o Go­verno deu aos tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Pú­blica mais uma razão para par­ti­ci­parem na ma­ni­fes­tação de sá­bado, no Ter­reiro do Paço.

Na via para novas lutas

Artigo de acesso livre

As greves de dia 2 ti­veram adesão total no Metro de Lisboa, na Trans­tejo e na So­flusa, en­quanto na CP Carga e na STCP o nível de par­ti­ci­pação dos tra­ba­lha­dores su­perou os 90 por cento.

Fenprof traça prioridades

Artigo de acesso livre

A Fen­prof e os sin­di­catos estão a mo­bi­lizar os pro­fes­sores para uma grande par­ti­ci­pação na ma­ni­fes­tação na­ci­onal do pró­ximo sá­bado. Ou­tras pri­o­ri­dades dão se­gui­mento à luta ne­ces­sária.

 

Mineiros derrotam precariedade

Artigo de acesso livre

A luta do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira forçou a passagem à efectividade de 70 trabalhadores da...

Privados a ganhar

Artigo de acesso livre

Os cortes nas remunerações dos trabalhadores das empresas do sector empresarial do Estado são «ilegais e...

Cortes recusados na <i>TAP</i>

Artigo de acesso livre

Na sexta-feira, dia 3, mais de mil trabalhadores declararam, em plenário no Aeroporto de Lisboa,...
Assembleia da República

A vida está a tornar-se num calvário

Artigo de acesso livre

O pri­meiro-mi­nistro não gosta que se fale da vida dura e amarga que atinge um nú­mero cres­cente de por­tu­gueses. Acha que é falta de ima­gi­nação. Foi o que disse quando in­ter­pe­lado pelo Se­cre­tário-geral do PCP a pro­nun­ciar-se sobre os pro­blemas e di­fi­cul­dades com que se con­frontam as pes­soas e o País.

Cortar as pernas ao futuro

Artigo de acesso livre

Mais de seis mil es­tu­dantes terão aban­do­nado o En­sino Su­pe­rior, dois meses após o início das aulas. Eis um re­trato das tre­mendas di­fi­cul­dades por que passam mi­lhares de alunos, num ano em que muitos deles ainda nem sabem se terão acesso à bolsa.

Apurar factos da maior gravidade

Artigo de acesso livre

O PCP re­quereu a pre­sença do pri­meiro-mi­nistro na Co­missão de As­suntos Cons­ti­tu­ci­o­nais para prestar es­cla­re­ci­mentos sobre o fun­ci­o­na­mento das se­cretas.

Ofensa à dignidade e a direitos

Artigo de acesso livre

PSD, CDS-PP e PS inviabilizaram os projectos de lei da autoria do PCP, PEV e BE que visavam amnistiar sanções disciplinares...

Janela de esperança

Artigo de acesso livre

O Parlamento aprovou, por unanimidade, projectos de resolução PCP, PEV e BE sobre disponibilização do medicamento...

Malfeitorias à produção nacional

Artigo de acesso livre

O deputado comunista Agostinho Lopes qualificou de «tiro de pólvora seca», sem impactos significativos na nossa...
Nacional

Mulheres constroem a igualdade e a paz

Artigo de acesso livre

No âm­bito de uma reu­nião do Co­mité de Di­recção da Fe­de­ração De­mo­crá­tica In­ter­na­ci­onal de Mu­lheres (FDIM), que reuniu em Por­tugal, de 4 a 6 de Fe­ve­reiro, cerca de 40 mu­lheres, de 23 países dos quatro cantos do mundo, par­ti­ci­param, sá­bado, em Al­mada, junto ao mo­nu­mento «Os Per­se­guidos», numa ce­ri­mónia de ho­me­nagem a todas as mu­lheres e ho­mens ví­timas da per­se­guição fas­cista.

40 mil sem bolsas

Artigo de acesso livre

Mais de 40 mil es­tu­dantes do En­sino Su­pe­rior viram a sua can­di­da­tura à bolsa de es­tudo re­cu­sada, es­ti­mando-se que mais de 15 mil alunos te­nham per­dido a sua bolsa, com­pa­ra­ti­va­mente a 2010.

Europa

Governo de Boc demite-se

Artigo de acesso livre

O pri­meiro-mi­nistro ro­meno, Emil Boc, anun­ciou, na se­gunda-feira, 6, a de­missão do seu Go­verno, em fun­ções desde 2008, jus­ti­fi­cando a de­cisão com a ne­ces­si­dade de «ali­viar a si­tu­ação po­lí­tica e so­cial no país».

Paleckis absolvido

Artigo de acesso livre

Al­girdas Pa­leckis, líder da Frente Po­pular So­ci­a­lista da Li­tuânia, foi ab­sol­vido, dia 18 de Ja­neiro, pelo 1.º Tri­bunal do Dis­trito de Víl­nius, no pro­cesso em que era acu­sado de «ne­gação da agressão so­vié­tica em 1991».

Contra a desregulamentação laboral

Artigo de acesso livre

Trabalhadores noruegueses dos diferentes sectores cumpriram, dia 18 de Janeiro, uma greve geral em protesto contra o projecto governamental de...

Grécia voltou a parar

Artigo de acesso livre

A Grécia ficou praticamente paralisada, na terça-feira, 7, pela greve geral convocada pelos principais sindicatos do país...

A «via diplomática» da UE

Artigo de acesso livre

No site do Parlamento Europeu (PE) pode ler-se num título: «Eurodeputados apoiam novas...
Internacional

Síria desmonta campanha imperialista

Artigo de acesso livre

O go­verno sírio des­mente as in­for­ma­ções di­fun­didas sobre a vi­o­lência de­sen­ca­deada este sá­bado em Homs, e acusa os grupos ar­mados apoi­ados pelo im­pe­ri­a­lismo de serem os res­pon­sá­veis pelas atro­ci­dades contra civis e pela si­tu­ação na re­gião.

Nem guerra nem sanções contra o Irão

Artigo de acesso livre

Con­cen­tra­ções re­a­li­zadas em de­zenas de ci­dades dos EUA exi­giram o fim da po­lí­tica hostil para com o Irão e ex­pres­saram o re­púdio do povo norte-ame­ri­cano face a uma pos­sível ofen­siva mi­litar contra a nação persa, cuja pro­ba­bi­li­dade ganha força.

Abbas lidera governo provisório

Artigo de acesso livre

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana na Cisjordânia e líder da Fatah, Mahmoud Abbas, vai dirigir o governo de unidade...
Temas

Do «Processo dos 50» ao levantamento de 4 de Fevereiro

Artigo de acesso livre

O «Pro­cesso dos 50» foi a de­sig­nação en­con­trada para o jul­ga­mento de 50 na­ci­o­na­listas an­go­lanos acu­sados de, por meio de ac­ções clan­des­tinas, cons­pi­rarem contra o re­gime co­lo­nial por­tu­guês em An­gola; este pro­cesso foi o re­sul­tado de uma vasta onda de de­ten­ções efec­tu­adas pela PIDE (na co­lónia desde 1957) que de­cor­reram entre 29 de Março e 24 de Agosto de 1959 e que, sem sombra de dú­vida cons­ti­tuiu a afir­mação da mo­bi­li­zação po­pular para a in­de­pen­dência da co­lónia.

Argumentos
TVisto

A tragédia em tom menor

Artigo de acesso livre

Na passada segunda-feira, o «Prós e Contras» trazia um título forte: «A tragédia humana do...
Aconteceu

SPA atribui Prémio Pedro Osório

Artigo de acesso livre

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) irá atribuir este ano, pela primeira vez, o Prémio Pedro Osório, que...

China compra fabricante alemão

Artigo de acesso livre

O maior fabricante chinês de máquinas e equipamento para a construção civil, Sany Industry, anunciou, dia 1, a...

Reuniões e outras iniciativas

Artigo de acesso livre

  Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP   Quarta-feira, 15...

A semana em resumo

Frases

«[Governo não vai pedir à troika] nem mais tempo nem mais dinheiro (…)...