Reestruturação não serve
O PCP considera que a reestruturação em curso do Centro Hospitalar do Médio Tejo/CHMT (que abrange os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas) «não serve os utentes nem os trabalhadores». Num comunicado da Direcção da Organização Regional de Santarém, o PCP afirma que as alterações previstas significam «mais um golpe no acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde».
Em Tomar e Torres Novas, denuncia o PCP, as urgências hospitalares serão desclassificadas para urgências básicas, passando o hospital de Abrantes a concentrar a urgência médico-cirúrgica dos 15 concelhos, a que juntam os serviços de urgência básica de outros seis concelhos. Também os serviços de internamento de cirurgia, medicina interna, oftalmologia e pediatria serão concentrados, o que, na opinião do PCP, criará «ainda maiores dificuldades no seu acesso por parte dos utentes».
Os comunistas alertam ainda para o facto de esta reestruturação ser feita num momento em que se aumentam as dificuldades de acesso dos utentes aos cuidados primários de saúde e se introduzem portagens na A23 e na A13, anteriormente gratuitas.
Para o PCP, é também preocupante o facto de os privados poderem vir a ocupar instalações hospitalares públicas que entretanto fiquem vazias pelas alterações aplicadas pelo Governo, ou mesmo a possibilidade de alguns serviços virem a ser privatizados. Em causa estão ainda os postos de trabalho do pessoal médico, de enfermagem e de apoio dos três hospitais, «abrindo-se caminho para rescisões e transferências forçadas».
O PCP defende, em alternativa, uma «aposta inequívoca» nos cuidados primários de saúde e uma interligação eficaz com o CHMT, a suspensão do processo de reestruturação em curso e a manutenção da área de influência do centro hospitalar, «impedindo manobras “de facto consumado” como a passagem do concelho com maior população (Ourém) para a área do Hospital de Leiria». Os comunistas defendem também que sejam potenciadas as instalações e equipamentos existentes, alguns dos quais nunca foram postos a funcionar desde a instalação do CHMT.