Editorial
Opinião
PCP

Aderir ao PCP: opção indispensável

Aderir ao PCP constitui uma opção indispensável para todos os que são atingidos pela política ao serviço do grande capital e querem consequentemente lutar por uma sociedade e um mundo mais justos.

A talhe de foice

Piegas, disse ele

A pesporrência dos governantes portugueses parece não ter limites. Então não é que depois de Cavaco Silva...
Actual

Mãos à obra

O primeiro-ministro incitou os portugueses a serem «menos piegas», a que deixem de «lamentar-se com as medidas de...
Actual

Intenções escondidas

Seguro, que neste fim de semana fez conhecer que tem, mas não revela, desassombradas discordâncias com aquilo que designa de...
Actual

Mas não seguro!

António José Seguro está a especializar-se em declarações profundas sobre a vida nacional! Seguramente...
Crónica Internacional

O veto

O veto da Rússia e China no Conselho de Segurança da ONU é uma rara notícia positiva a emanar daquele...
Em Foco

«Romper silêncios» sobre o tráfico de mulheres

Image 9661

Integrado no projecto «Romper silêncios», do Movimento Democrático de Mulheres, realizou-se, sexta-feira, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, uma Conferência Internacional sobre o tráfico de mulheres, de forma a envolver as mulheres portuguesas e cada vez mais agentes políticos e sociais nos caminhos que garantam a igualdade, a protecção de todas as pessoas sujeitas a este crime hediondo e a criação de condições que garantam o progresso social e a emancipação das mulheres em toda a sua plenitude, para que nem mais uma mulher necessite de recorrer à prostituição, ou seja vítima de tráfico.

PCP

Defender os <i>Estaleiros</i> e a economia do País

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo só não voltam a laborar se o Governo não quiser, garante o PCP, que promoveu um comício no sábado em defesa da empresa. Os comunistas tinham visto, dias antes, a maioria PSD/CDS na Assembleia da República chumbar um projecto seu, que visava garantir financiamento para o reinício da laboração dos Estaleiros. Mas a luta não pára.

Os <i>ENVC</i> têm que trabalhar

O comício do PCP em Viana do Castelo foi mais uma etapa da luta que se trava em defesa dos Estaleiros Navais e que teve na manifestação da véspera mais uma forte expressão. A luta continua no sábado, no Terreiro do Paço.

Mobilizar para dia 11

As organizações e militantes do PCP estão a dar o seu contributo para fazer da...

Aumentos de preços são roubo ao povo

No dia em que entraram em vigor novos e brutais aumentos dos preços dos transportes públicos, o PCP esteve nas ruas reafirmando a sua determinação em combater mais este roubo ao povo e ao País.

Ao lado de quem luta e resiste

Por todo o País, o PCP está ao lado dos trabalhadores que lutam pelo emprego, pelos salários e pelos direitos, dando voz às suas aspirações nas instituições em que tem assento.

Reestruturação não serve

O PCP considera que a reestruturação em curso do Centro Hospitalar do Médio Tejo/CHMT (que abrange os hospitais de...

A força de um ideal

Quatro anos depois de ter sido lançada, está concluída a campanha de fundos para a abertura...
Trabalhadores

Todos ao Terreiro do Paço!

A grande manifestação nacional que a CGTP-IN promove no próximo sábado, em Lisboa, deverá atingir uma dimensão inédita, para constituir uma resposta à altura da grave ofensiva desencadeada contra os trabalhadores e a grande maioria dos portugueses.

Reparar a injustiça na <i>Sotancro</i>

Dezenas de representantes sindicais e trabalhadores manifestaram-se, dia 1, até à fábrica da Sotancro, na Amadora, contra o despedimento «com argumentos forjados» do dirigente sindical Vítor Correia.

Mais uma razão para lutar

Ao não conceder tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, o Governo deu aos trabalhadores da Administração Pública mais uma razão para participarem na manifestação de sábado, no Terreiro do Paço.

Na via para novas lutas

As greves de dia 2 tiveram adesão total no Metro de Lisboa, na Transtejo e na Soflusa, enquanto na CP Carga e na STCP o nível de participação dos trabalhadores superou os 90 por cento.

Fenprof traça prioridades

A Fenprof e os sindicatos estão a mobilizar os professores para uma grande participação na manifestação nacional do próximo sábado. Outras prioridades dão seguimento à luta necessária.

 

Mineiros derrotam precariedade

A luta do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira forçou a passagem à efectividade de 70 trabalhadores da...

Privados a ganhar

Os cortes nas remunerações dos trabalhadores das empresas do sector empresarial do Estado são «ilegais e...
Assembleia da República

A vida está a tornar-se num calvário

O primeiro-ministro não gosta que se fale da vida dura e amarga que atinge um número crescente de portugueses. Acha que é falta de imaginação. Foi o que disse quando interpelado pelo Secretário-geral do PCP a pronunciar-se sobre os problemas e dificuldades com que se confrontam as pessoas e o País.

Cortar as pernas ao futuro

Mais de seis mil estudantes terão abandonado o Ensino Superior, dois meses após o início das aulas. Eis um retrato das tremendas dificuldades por que passam milhares de alunos, num ano em que muitos deles ainda nem sabem se terão acesso à bolsa.

Apurar factos da maior gravidade

O PCP requereu a presença do primeiro-ministro na Comissão de Assuntos Constitucionais para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento das secretas.

Ofensa à dignidade e a direitos

PSD, CDS-PP e PS inviabilizaram os projectos de lei da autoria do PCP, PEV e BE que visavam amnistiar sanções disciplinares...

Janela de esperança

O Parlamento aprovou, por unanimidade, projectos de resolução PCP, PEV e BE sobre disponibilização do medicamento...
Nacional

Mulheres constroem a igualdade e a paz

No âmbito de uma reunião do Comité de Direcção da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), que reuniu em Portugal, de 4 a 6 de Fevereiro, cerca de 40 mulheres, de 23 países dos quatro cantos do mundo, participaram, sábado, em Almada, junto ao monumento «Os Perseguidos», numa cerimónia de homenagem a todas as mulheres e homens vítimas da perseguição fascista.

40 mil sem bolsas

Mais de 40 mil estudantes do Ensino Superior viram a sua candidatura à bolsa de estudo recusada, estimando-se que mais de 15 mil alunos tenham perdido a sua bolsa, comparativamente a 2010.

Europa

Governo de Boc demite-se

O primeiro-ministro romeno, Emil Boc, anunciou, na segunda-feira, 6, a demissão do seu Governo, em funções desde 2008, justificando a decisão com a necessidade de «aliviar a situação política e social no país».

Paleckis absolvido

Algirdas Paleckis, líder da Frente Popular Socialista da Lituânia, foi absolvido, dia 18 de Janeiro, pelo 1.º Tribunal do Distrito de Vílnius, no processo em que era acusado de «negação da agressão soviética em 1991».

Contra a desregulamentação laboral

Trabalhadores noruegueses dos diferentes sectores cumpriram, dia 18 de Janeiro, uma greve geral em protesto contra o projecto governamental de...

Grécia voltou a parar

A Grécia ficou praticamente paralisada, na terça-feira, 7, pela greve geral convocada pelos principais sindicatos do país...
Internacional

Síria desmonta campanha imperialista

O governo sírio desmente as informações difundidas sobre a violência desencadeada este sábado em Homs, e acusa os grupos armados apoiados pelo imperialismo de serem os responsáveis pelas atrocidades contra civis e pela situação na região.

Nem guerra nem sanções contra o Irão

Concentrações realizadas em dezenas de cidades dos EUA exigiram o fim da política hostil para com o Irão e expressaram o repúdio do povo norte-americano face a uma possível ofensiva militar contra a nação persa, cuja probabilidade ganha força.

Abbas lidera governo provisório

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana na Cisjordânia e líder da Fatah, Mahmoud Abbas, vai dirigir o governo de unidade...
Temas

Do «Processo dos 50» ao levantamento de 4 de Fevereiro

O «Processo dos 50» foi a designação encontrada para o julgamento de 50 nacionalistas angolanos acusados de, por meio de acções clandestinas, conspirarem contra o regime colonial português em Angola; este processo foi o resultado de uma vasta onda de detenções efectuadas pela PIDE (na colónia desde 1957) que decorreram entre 29 de Março e 24 de Agosto de 1959 e que, sem sombra de dúvida constituiu a afirmação da mobilização popular para a independência da colónia.

Argumentos
TVisto

A tragédia em tom menor

Na passada segunda-feira, o «Prós e Contras» trazia um título forte: «A tragédia humana do...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP   Quarta-feira, 15...

A semana em resumo

Frases

«[Governo não vai pedir à troika] nem mais tempo nem mais dinheiro (…)...