Editorial

MAIS DO MESMO, PARA PIOR

Está a chegar ao fim mais um episódio da cegada montada pelos partidos da política de direita tendo como tema o...
Opinião
Actual

O leme e o naufrágio

Cavaco Silva revelou-se candidato. Nada que a bem sucedida intervenção eleitoral que vinha construindo a partir das suas...
Actual

O pai da política de direita

«Nunca tive dúvidas de que o Orçamento de Estado passaria», confessou Mário Soares. E explicou porquê:...
Actual

O partido de Cavaco

Cavaco anunciou aquilo que há longo tempo era sabido: que se iria recandidatar à presidência da República. Diz ele...
A talhe de foice

Os negreiros

Anteontem, 2 de Novembro, o dia noticioso ficou marcado pelo «debate» do Orçamento do Estado previamente acordado dias...
PCP

Novamente a lei do financiamento dos partidos

Em 2003 PS, PSD e CDS aprovaram uma lei do financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais que constituiu um profundo retrocesso democrático. Aumentaram as subvenções correntes anuais em 2/3 - o que significou para o PS e o PSD em conjunto um aumento real de 4,5 milhões de euros – e as subvenções e limites de despesa das campanhas eleitorais para o dobro, o triplo e até o quádruplo. Ao mesmo tempo introduziram insuportáveis limitações à capacidade própria de financiamento dos partidos visando atingir o PCP e a Festa do Avante!.

 

Em Foco

Submissão e resistência

Ao receber a cimeira da NATO em Lisboa, daqui a menos de um mês, as autoridades portuguesas dão mais um passo na sua já longa história de submissão a esta estrutura militar do imperialismo, dirigida pelos Estados Unidos da América. Mas a forte resistência que se fará sentir nas ruas, no próximo dia 20, na grande manifestação promovida pela Campanha «Paz Sim! NATO Não!», também tem grande tradição entre nós.

Presidenciais 2011

A força de um colectivo

O primeiro comício da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República, realizado no dia 29 na centenária Voz do Operário, em Lisboa, pela força e determinação ali demonstradas, provou ser esta a candidatura de um projecto e de um colectivo – aquele que levará a cabo uma campanha que se quer de massas, de esclarecimento e participação populares.

Ataque à democracia

  Na sua intervenção, Francisco Lopes começou por desmistificar o que «ao longo das...

Candidatura pronta para a luta

A candidatura de Francisco Lopes à presidência articula-se com a luta de massas contra a política de direita, agravada pelo Governo em conluio com o PSD e com o estímulo de Cavaco Silva.

O reforço da intervenção da candidatura «que não desiste de Portugal», que confiante no colectivo de comunistas e democratas, se coloca, sem ambiguidades, ao lado dos trabalhadores defendendo uma política patriótica e de esquerda, é fundamental para enfrentar os duros combates que se avizinham, abrindo caminho para as necessárias ruptura e mudança que invertam o rumo de declínio nacional, expressou o secretário-geral do PCP na intervenção de encerramento do comício da Voz do Operário, da qual publicamos alguns excertos.

A crescer e a avançar

Francisco Lopes participou, no fim-de-semana em iniciativas nos distritos do Porto e de Beja. Em ambas as regiões ficou claro que a candidatura cresce e se afirma entre os trabalhadores e o povo.

Um projecto que se afirma

Francisco Lopes esteve no dia 30 de Outubro em Beja, Moura, Aljustrel e Ferreira do Alentejo numa intensa e muito...

Apostar no desenvolvimento do País

Uma candidatura que não desiste de Portugal. Foi este o compromisso assumido por Francisco Lopes num encontro com apoiantes em Braga,...

Almoço com trabalhadores

A candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República realiza, no dia 13 de Novembro, num restaurante de Almada, um...
PCP

Injusta e antidemocrática

O PCP reagiu, no dia 30, à conclusão da apreciação na especialidade das alterações à Lei de Financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais, através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa, que transcrevemos na íntegra:

É preciso e é possível mais PCP

Encarando de frente as dificuldades da vida dos trabalhadores e das populações, bem como os obstáculos ao desenvolvimento da resistência, os comunistas do distrito de Aveiro reafirmaram a importância de não ceder ao conformismo e de reforçar a influência e a organização do Partido. O lema «Mais PCP, mais justiça social, mais desenvolvimento» ganhou expressão em decisões concretas da assembleia, realizada no sábado, em Espinho.

Razões de luta

A célula do Partido na Carris está a apelar aos trabalhadores da empresa para que adiram massivamente à greve geral de 24...

Greve geral em destaque

A revista política bimestral do PCP já se encontra disponível nos Centros de Trabalho e organizações do...
Trabalhadores

Protesto com mais razão

Participar na manifestação nacional do próximo sábado faz ainda mais sentido, depois de concretizada a negociata entre o Governo e o PSD, que mantém no Orçamento do Estado tudo o que é mau para os trabalhadores.

Transportes e comunicações vão parar

Mais de 300 representantes dos trabalhadores dos transportes e comunicações apelaram, dia 27 de Outubro, em Lisboa, à adesão de todos os trabalhadores à greve geral de 24 de Novembro.

Corticeiros em greve

Os lucros fabulosos do Grupo Amorim, que domina a associação patronal, desmentem os argumentos da «crise» e dão razão à exigência de melhores salários.

Menos apoios para mais beneficiários

Os cortes orçamentais previstos no Orçamento de Estado para 2011, numa altura em que a crise aumenta exponencialmente o número de beneficiários das prestações sociais são «desadequados e desumanos», acusou a CGTP-IN.

<i>Grupo TAP</i>

Aderir à greve geral contra a precariedade foi o apelo feito, a 26 de Outubro, pela Comissão de Trabalhadores da Groundforce,...

Alerta da Segurança

A Comissão Coordenadora Permanente dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de...

Favor aos hipermercados

Com o decreto-lei que permite alargar os horários de abertura das grandes superfícies comerciais, acabando com as...

Transportes mais caros

Reagindo à intenção do Governo de aumentar o tarifários dos transportes públicos em mais cinco por cento, a...

Fusão preocupa aduaneiros

Confirmando-se a fusão da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) com a...

Breves Greve Geral

Muitos médicos A adesão à greve geral foi aplaudida de pé e decidida por unanimidade pelos delegados ao...
Assembleia da República

Empobrecimento e declínio

O mais que previsível desfecho cumpriu-se: o Orçamento do Estado para 2011 foi ontem aprovado com os votos favoráveis do PS e a abstenção do PSD. Para o PCP, que votou contra, este é um mau orçamento que agravará as desigualdades sociais e acentuará o rumo de declínio.

BE impede melhoria da Lei

O PCP contesta a manutenção de normas absurdas na lei de financiamento dos partidos que visam atingir o PCP e a Festa do Avante!, imputando ao Bloco de Esquerda a responsabilidade por este facto.

Blindados na Cimeira da NATO

O deputado comunista António Filipe contestou a aquisição pelo Governo de viaturas blindadas para equipar a PSP na...

Culpas partilhadas

A responsabilidade pelos últimos 15 anos - período durante o qual aumentou o desemprego e o País divergiu da União...

Comissão empossada

Foi empossada no dia 29 a comissão eventual de revisão constitucional. Sob a presidência do parlamentar comunista...
Nacional

Acção de protesto

No dia 10 de Novembro, os estudantes do ensino secundário e básico vão sair à rua por uma escola pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos.

Europa

Greves terminam, luta prossegue

Os sectores em greve há várias semanas, em França, retomaram o trabalho após a última jornada de dia 28. Mas, no próximo sábado, 6, os franceses voltam às ruas para exigir a não promulgação da lei das pensões entretanto aprovada.

Atentado social

Os chefes de Estado e de governo da UE anunciaram, dia 29, a abertura de um processo de consultas sobre uma revisão do Tratado de Lisboa que visa impor novos constrangimentos financeiros aos estados.

Pela paz, contra a NATO

O Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL) promoveu, dia 29, em Lisboa, uma...
Internacional

Dilma eleita presidente

A coligação Para o Brasil Continuar Mudando elegeu Dilma Rousseff para a presidência do país. A primeira mulher no mais alto cargo da nação lembrou que «não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome».

 

Trabalhadores voltaram aos protestos nas Honduras

Professores e funcionários do sector da saúde realizaram, a semana passada, acções de protesto em defesa de aumentos salariais e direitos conquistados. Os camponeses também se somaram às jornadas ocorridas num país onde reapareceram os esquadrões da morte.

 

Comunistas marcam protesto

Aproveitando a visita de três dias do presidente dos EUA à Índia, os partidos comunistas e de esquerda do país...

Violação grave do cessar-fogo

«O exército marroquino demonstrou ser culpado de uma grave e flagrante violação do cessar-fogo ao cometer um crime...
Temas

O sistema financeiro ao serviço dos défices

Neste momento há uma ampla convergência de opiniões quanto ao facto de estarmos perante um gravíssimo retrocesso social, seguramente o maior da nossa história recente. Contudo, tal convergência de opiniões já não é tão ampla quanto à caracterização da sua natureza.

Há quem defenda que a actual situação é apenas conjuntural.

Há quem defenda que a actual situação é eminentemente estrutural, ou seja, reflecte o nosso modelo de desenvolvimento, sendo por isso anterior à última crise do sistema capitalista, embora agudizada pela agiotagem dos mercados financeiros.

É em abono desta última tese que desenvolvemos os temas que a seguir pomos à consideração.

 

Um Orçamento do Estado para «acalmar os mercados»

Quem analise a Proposta de Orçamento do Estado para 2010 que o Governo apresentou rapidamente conclui que ela não foi elaborada para resolver os graves problemas que o País e os portugueses enfrentam (endividamento externo e dívida do Estado incomportáveis), mas sim para «acalmar os mercados» ou seja, para sermos claros, satisfazer as exigências dos bancos e dos diversos tipos de fundos que constituem e dominam esses mercados. A preocupação em servir o País e os portugueses está totalmente ausente da proposta de OE2011, o que determina que as medidas dela constantes só poderão agravar ainda mais a situação económica (destruição da economia) e social do País.

Argumentos
Pontos Cardeais

Carenciados

Triplicou este ano o número de carenciados a recorrer às Misericórdias solicitando comida, segundo dados vindos a...
Religiões

Um beco nas avenidas da banca – I

Os caminhos da direita são os da mentira e do encobrimento. Quanto às verdadeiras forças do socialismo, continuam a lutar...
TVisto

O prognóstico

Havia gente muito preocupada (o que não espanta, afinal a informação que a TV nos fornece há-de servir para alguma...
Aconteceu

Faleceu Marcelino Camacho

O ex-presidente e líder histórico do sindicato espanhol Comisiones Obreras (CCOO) Marcelino Camacho, com 92 anos, morreu,...

«Civilização ou Barbárie»

Pela terceira vez consecutiva, Serpa acolheu o Encontro Internacional «Civilização ou Barbárie – Os desafios...

Terrorismo social no Porto

A Câmara Municipal do Porto despejou um idoso de 86 anos da habitação social onde vivia, no Bairro da Rainha D. Leonor,...

Benite distinguido em Cádis

Joaquim Benite, director do Festival de Almada e da Companhia de Teatro de Almada, foi distinguido no Festival Internacional de Teatro de...

Nápoles atulhada de lixo

Depois de mais de duas semanas de protestos da população contra os aterros a céu aberto, o governo italiano continua sem...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 4   Lisboa...

A semana em resumo

Frases

«O entendimento entre o PS e o PSD nada muda do que de essencial já estava no OE e...