Londres e Paris assinam tratado militar

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o presidente francês, Nikolas Sarkozy, assinaram, na terça-feira, 2, um novo tratado de cooperação militar estritamente bilateral, que prevê a realização de testes conjuntos do arsenal nuclear, numa base situada na Borgonha, em território gaulês, a partir de 2014.

Explicando na véspera as razões do tratado no parlamento, Cameron declarou: «Temos exércitos de tamanho semelhante, ambos temos um sistema de dissuasão nuclear, ambos queremos melhorar a nossa capacidade soberana e torná-la mais eficiente».

Um documento divulgado pelo gabinete de David Cameron revela ainda que o acordo inclui a coordenação de porta-aviões e a criação de uma força de expedição conjunta, que treinará soldados britânicos e franceses para actuarem em operações comuns.

Serão igualmente desenvolvidos esforços conjuntos no projecto do avião de transporte A-400M, uma aeronave cisterna estratégica que permitirá o abastecimento de aparelhos em voo, assim como em programas de comunicação por satélite, segurança cibernética e desenvolvimento de novos sistemas de mísseis, designadamente com tecnologia submarina.

Por seu turno, a presidência francesa especificou que o centro de simulação será construído num terreno do Comissariado de Energia Atómica situado em Valduc, a 45 quilómetros a noroeste de Dijon.

O novo centro permitirá aos cientistas dos dois países verificar o «desempenho das ogivas e de materiais nucleares» para garantir a «viabilidade e fiabilidade da segurança a longo prazo» dos respectivos arsenais nucleares.

O novo laboratório de Valduc será complementado por um novo centro de investigação franco-britânico que funcionará em Aldermaston, no Reino Unido.



Mais artigos de: Europa

Greves terminam, luta prossegue

Os sectores em greve há várias semanas, em França, retomaram o trabalho após a última jornada de dia 28. Mas, no próximo sábado, 6, os franceses voltam às ruas para exigir a não promulgação da lei das pensões entretanto aprovada.

Atentado social

Os chefes de Estado e de governo da UE anunciaram, dia 29, a abertura de um processo de consultas sobre uma revisão do Tratado de Lisboa que visa impor novos constrangimentos financeiros aos estados.

Pela paz, contra a NATO

O Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL) promoveu, dia 29, em Lisboa, uma conferência subordinada ao tema «Pela paz no mundo. Contra a NATO e a militarização da UE» Como referiu a deputada do PCP, Ilda Figueiredo, esta iniciativa...

Mais de 30 mil exigem demissão do governo

Dezenas de milhares de trabalhadores do sector público da Roménia, manifestaram-se, dia 27, em Bucareste, junto ao parlamento, no dia em que o governo de Emil Boc foi sujeito a uma moção de censura apresentada pela oposição social-democrata. Enquanto cá fora, um mar de...

O espectro, o medo e o futuro

Anda um espectro pela Europa. O espectro percorre latitudes e longitudes diversas: do Báltico ao Mar Egeu, do Mediterrâneo ao Mar do Norte, do Mar Negro ao Atlântico. Milhões de homens, de mulheres e de jovens, com graus muito diversos de desenvolvimento e de...